Intersindical participa do Fórum Social Mundial 2018

Intersindical participa do Fórum Social Mundial 2018 | INTERSINDICAL

Fórum Social Mundial 2018

Salvador (BA) foi território do Fórum Social Mundial 2018, entre os dias 13 e 17 de março, 17 anos após sua primeira edição em Porto Alegre.

Foram milhares de militantes sociais e ativistas de várias partes do mundo que se reuniram na capital baiana com a perspectiva de levar adiante a “semente transformadora” do FSM.

Foi um grande encontro de lutadores sociais de diversos países, em resistência ao neoliberalismo, que tem como principais vítimas a classe trabalhadora e os povos das periferias do mundo.

A mensagem forte desta edição do FSM foi a comoção e indignação frente a execução de Marielle Franco, Vereadora do PSOL, ocorrida na noite de 14 de março.

A Marcha de Abertura, ocorrida no dia 13 de março, deu início aos trabalhos do Fórum, contou com milhares de ativistas dos quatro cantos do mundo.

A palavra de ordem “Fora Temer” unificou todas as nacionalidades e idiomas.

A Frente Povo Sem Medo, espaço construído pela a Intersindical Central da Classe Trabalhadora e diversos outros movimentos, realizou na manhã do dia 15 de março um ato unitário seguido da marcha “Mariele, Presente”, que percorreu o campus de Ondina da UFBA e ruas de Salvador até a Orla da capital baiana.

Na avaliação de Edson Carneiro Índio, secretário-geral da Intersindical, “diante da brutalidade da execução de Marielle, o FSM teve a tarefa acertada de vocalizar para o mundo todo a situação de violência que se abateu sobre a militância social no Brasil”.

A delegação da Intersindical participou ainda de atividades autogestionárias relacionadas a pauta feminista, CONAFE (Conferência Nacional de Educação), situação e organização de trabalhadores informais e ambulantes, além de diversos debates sobre a situação da classe trabalhadora em temos de crise.

INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Siga-nos no INSTAGRAM
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube