Internacional

cuba

Entenda a Guerra Híbrida contra Cuba

Neste 11 de julho foram registrados protestos em algumas localidades de Cuba, atos que ganharam repercussão exagerada na mídia corporativa

Conferência Internacional FORA BOLSONARO

Conferência Internacional FORA BOLSONARO atrai mais de 26 mil pessoas

Em defesa da vida a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, FSM, FUTAC, CNTTL, UIS -Transporte e outras entidades realizaram a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL FORA BOLSONARO. O evento, dia 7 de setembro de 2020, foi organizado por videoconferência, com a participação de 21 convidados de 15 países das três Américas e da Europa.

Cuba condena o terrorismo e a manipulação política

O Ministério de Relações Exteriores expressa o seu enérgico rechaço à caluniosa inclusão da República de Cuba em uma lista do Departamento de Estado dos Estados Unidos, relativa a países que supostamente não cooperam plenamente com os esforços estadunidenses contra o terrorismo, tornada pública em 13 de maio de 2020, e rejeitada de forma contundente pelo Presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

Nervos de aço e controle territorial

O desespero da direita internacional liderada pelos Estados Unidos os leva, pela primeira vez, a oferecer 15 milhões de dólares a quem aprisionar o presidente Nicolas Maduro e outros líderes da Revolução Bolivariana, uma semana depois propõe um plano de transição, com um conselho de Estado sem a incorporação do autoproclamado e a exclusão de nosso presidente constitucional Nicolás Maduro.

solidariedade à venezuela

EUA: Defenda seu povo contra o COVID-19 (Nota de solidariedade à Venezuela)

A INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora, entidade filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), vem a público prestar a mais profunda solidariedade ao povo e ao governo bolivariano da Venezuela diante do agravamento das agressões imperialistas estadunidenses à nação de Bolívar, Chávez e Maduro.

estados unidos contra cuba

Intensifica-se ofensiva dos Estados Unidos contra Cuba

2019 foi um ano de particular assanhamento do Governo dos Estados Unidos contra Cuba. Durante esse período registraram-se 86 ações e medidas contra o país, evidenciando tanto o recrudescimento do bloqueio econômico, quanto o marcante interesse em deteriorar ao máximo as relações bilaterais entre ambos os países.

fernández, cristina

Vitória de Fernández-Cristina e um ato de dignidade do povo argentino

O projeto neoliberal, representado pelo governo Macri, não apenas perdeu as eleições argentinas neste domingo (27), mais do que isso, foi desmoralizado diante a contundente vitória no 1° turno da chapa peronista Alberto Fernández – Cristina Kirchner com 48% dos votos. As políticas de “austeridade” levaram à elevação da pobreza e a resposta das urnas não tardou.

Intersindical recebe delegação sindical chinesa

A Intersindical recebeu nesta quarta-feira (23) uma delegação de sindicalistas chineses da província de Hubei, localizada no centro do país, com forte peso na produção industrial metalúrgica, automotiva e de produtos de alta tecnologia. O encontro teve como objetivo trocar experiências sobre a situação da classe trabalhadora e dos sindicatos nos dois países.

juventude chilena

Solidariedade aos trabalhadores e à juventude chilena

A INTERSINDICAL CENTRAL DA CLASSE TRABALHADORA, entidade filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), manifesta sua solidariedade ao povo chileno, que na última semana tem se rebelado contra as políticas neoliberais do governo de Sebastián Piñera.

Nota de solidariedade ao povo equatoriano

A Intersindical Central da Classe Trabalhadora se solidariza com a justa e necessária luta dos irmãos e irmãs equatoriano contra o governo neoliberal de Lenín Moreno, presidente que traiu a confiança do povo e os princípios fundantes do seu partido, a Revolucíon Ciudadana.

Carmela-Sinfuentes

Crise Peruana: Entrevista com Carmela Sinfuentes

Carmela Sinfuentes, vice-presidenta da Confederação Geral de Trabalhadores e Trabalhadoras do Peru – CGTP analisa, em entrevista concedida à Intersindical,  a crise política peruana que se transformou em um impasse institucional entre o Congresso dominado por apoiadores de Fujimori e o governo Vizcarra, que segue cumprindo uma agenda de caráter neoliberal. Para a dirigente sindical, a dissolução do Congresso foi uma medida importante, porém insuficiente para superar a crise. É preciso a antecipação das eleições gerais e a convocatória de uma nova assembleia nacional constituinte.

FSM se solidariza com a greve geral de 14 de junho | Intersindical

Brasil: FSM se solidariza com a greve geral de 14 de junho

A Federação Sindical Mundial, representando 97 milhões de trabalhadores filiados e filiadas em todo o mundo, expressa plena solidariedade de classe com suas organizações filiadas e com a classe trabalhadora do Brasil, que vai parar todo o pais em 14 de junho com uma greve geral massiva.

Por que não falam mais das virtudes liberais na Argentina?

Por que não falam mais das virtudes liberais na Argentina?

Há cerca de três anos, toda a grande mídia do Brasil, e muitos outros “cidadãos de bem”, tanto no Brasil quanto na Argentina, afirmavam peremptoriamente que o país vizinho estava ótimo e ficaria melhor, porque tinham tirado fora um “projeto nacionalista anacrônico” e, enfim, entrado para o reino da modernidade liberal.

Resolução de Conjuntura Internacional

As crises simultâneas do capitalismo O período atual é marcado pela existência de crises simultâneas e interdependentes. Na dimensão econômica,

Christian Zambrano: privatização da previdência chilena só foi possível devido à ditadura assassina de Pinochet

Christian Zambrano: privatização da previdência chilena só foi possível devido à ditadura assassina de Pinochet

Coordenador da FSM Chile, o dirigente sindical Christian Zambrano falou sobre o sistema previdenciário de seu país à plenária do 2º Congresso da Intersindical – Central da Trabalhadora, neste sábado. Segundo ele, não é possível analisar o processo de privatização das aposentadorias sem destacar o golpe militar e o governo do ditador Augusto Pinochet, que “matou e fez desaparecer homens e mulheres e aniquilar o movimento sindical”.

Está aberto o 2º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Está aberto o 2º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Três anos depois, a Intersindical Central da Classe Trabalhadora volta a reunir suas lideranças sindicais e populares de todo o país para realizar seu Congresso Nacional. Neste ano, marcado pela consolidação do Golpe de 2016, a ofensiva contra os trabalhadores e o avanço do imperialismo sobre o Brasil e a América Latina, os eixos do Congresso são “Democracia, Direitos e Soberania”.

Ernesto Freire propõe forte autocrítica para a esquerda | Intersindical

Ernesto Freire propõe forte autocrítica para a esquerda

Ernesto Freire, da Federação Sindical Mundial (FSM) na América Latina, apimentou os debates sobre o “Mundo do Trabalho e os desafios do Movimento Sindical” propondo uma forte autocrítica da esquerda, conclamando pela unidade e a unificação.

Húbert de Jesús Ballesteros Gómez

‘Duque é o maior obstáculo para a paz na Colômbia’, diz Ballesteros

Húbert Ballesteros , da Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común (FARC) um partido político colombiano fundado a partir dos acordos de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as FARC em 2016, num acordo em Havana, explicou parte da conjuntura colombiana deste governo de Ivan Duque Márquez durante o 1 º Seminário Internacional da Intersindical.

‘As massas reclamam a unidade’, conclama Carmela Sifuentes

‘As massas reclamam a unidade’, conclama Carmela Sifuentes

A vice-presidenta da Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru , Carmela Sifuentes, compartilhou, nesta quarta-feira (13/03), durante o 1º Seminário  Internacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, os aspectos da conjuntura  latino-americana na visão peruana e de sua central.

Manifesto pela paz na Venezuela

Manifesto pela paz na Venezuela

Estaremos em alerta sobre o que está acontecendo na Venezuela, conscientes de que não é somente uma questão de justiça e solidariedade, mas que se trata do destino do povo brasileiro e do povo latino-americano.

Nota de solirariedad al Sinaltrainal en Bugalagrande - Colômbia

Nota de solirariedad al Sinaltrainal en Bugalagrande – Colômbia

La Intersindical Central de la Clase Trabajadora – Brasil manifiesta su solidaridad con el compañero Omar Rengifo Rojas, presidente del Sinaltrainal en Bugalagrande y trabajador de Nestlé de Colombia SA, sindicalista que fue víctima de cobarde atentado en Valle del Cauca.

Greve Geral na Argentina denuncia o acordo com o FMI

Greve Geral na Argentina denuncia o acordo com o FMI

Nesta segunda-feira, dia 25/06, a classe trabalhadora argentina respondeu à convocação das centrais sindicais do país, e entraram em greve, a terceira enfrentada pelo presidente neoliberal Mauricio Macri.

Neoliberalismo econômico e fascismo político

Neoliberalismo econômico e fascismo político

Se sempre ocorreu uma distância entre liberalismo e democracia. No período de predominância do neoliberalismo, o fascismo político tende a ser o modelo que responde aos interesses dos donos do capital.

FSM se solidariza com a greve geral de 14 de junho | Intersindical

Primeiro de maio de 2018: Com internacionalismo e solidariedade!

No Brasil, a Intersindical participará de manifestações unitárias nos Estados e do 1° de Maio Nacional em Curitiba. Em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, da soberania nacional, da democracia e por Lula livre. A Federação Sindical Mundial (FSM), em nome de seus mais de 92 milhões de filiados em todo o mundo, saúda este dia a todos os trabalhadores que vivem, trabalham e lutam em todos os cantos do mundo. O Primeiro de Maio foi, é e será um guia para as lutas de ontem e de amanhã. O primeiro de maio deve ser uma mensagem de resistência contra a burguesia, os imperialistas e as políticas de suas alianças internacionais.

Na Suíça, reforma da previdência é rejeitada pelos trabalhadores

Uma ampla reforma do sistema previdenciário suíço fracassou nas urnas. No total 52,7% dos eleitores disseram “não” à reforma geral da previdência social apresentada pelo governo e Parlamento, uma amarga derrota para ministro do Interior, Alain Berset, que não poupou esforços para convencer a população da importância do projeto.

Trump, tire as mãos da Venezuela! | INTERSINDICAL

Trump, tire as mãos da Venezuela!

Nesta terça (22), a embaixada dos Estados Unidos, em Brasília teve seus muros pixados com mensagens de protesto e denúncia contra Trump.

FSM: Encontro Latinoamericano e Caribenho de Solidariedade à Venezuela - INTERSINDICAL

Intersindical participa de Encontro Latinoamericano e Caribenho de Solidariedade da FSM à Venezuela

Convocados pela Federação Sindical Mundial, nos reunimos na cidade de Bogotá com 25 organizações sindicais e de aposentados do país anfitrião, junto a delegações de trabalhadores do Brasil, Panamá e Uruguai, com o propósito de debater, adotar e impulsionar ações comuns de solidariedade em favor do povo e do governo revolucionário da República Bolivariana da Venezuela: bastião de luta anti-imperialista em nossa América e fortaleza assediada pelas forças coléricas da contra revolução mundial.

José Luís Fevereiro | O Brasil ainda vai se tornar uma grande Venezuela

José Luís Fevereiro | O Brasil ainda vai se tornar uma grande Venezuela

Durante as manifestações de 2016 a favor do impeachment de Dilma, era comum encontrarmos manifestantes da classe media conservadora que do alto da sua arrogância, misturada com a sua ignorância, manifestavam o temor que o Brasil se transformasse numa Venezuela. Atiravam no que achavam que viam mas acertaram no que jamais imaginaram que estivesse acontecendo.

MANIFESTO PELA PAZ NA VENEZUELA

MANIFESTO PELA PAZ NA VENEZUELA

O povo venezuelano, livre e soberano, retomou em suas mãos o poder originário, elegendo massivamente representantes para a Assembleia Nacional

“Negociado sobre legislado” causa epidemia de mortes no Japão

“Negociado sobre legislado” causa epidemia de mortes no Japão

Mortes no Japão: O suicídio de uma funcionária da maior agência de publicidade do Japão gerou nova onda de debates sobre as mortes relacionadas ao excesso de trabalho naquele país. Há meses Matsuri Takahashi, uma funcionária da Dentsu, vinha fazendo mais de 100 horas extras mensais, e relatava nas redes sociais uma rotina exaustiva de pressão no trabalho e poucas horas de sono.

O que ensina ao Brasil o fracasso da Previdência no Chile?

Durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990), o Chile tornou-se um experimento de políticas neoliberais na América Latina, entregando grande parte de suas políticas sociais a setores privados. Nessa busca por enxugar as contas públicas e instaurar o Estado mínimo, como hoje se enquadram as propostas do governo Michel Temer no Brasil, os mais de trinta anos que passaram revelam o fracasso das tentativas. Educação, Saúde e Previdência Social são os três pilares do país que comprovam os estragos decorrentes das priva

Aécio e Andrea Neves aparecem no trending topics do Twitter mundial

O senador Aécio Neves está entre os assuntos mais comentados no Twitter mundial nesta quinta-feira (18) por conta da operação da Polícia Federal deflagrada após o vazamento de um áudio no qual o mineiro, que foi candidato à Presidência em 2014, pediu R$ 2 milhões a um dos donos da JBS para pagar advogados na Operação Lava Jato.

Eleonora de Lucena | É urgente debater com todos e construir um projeto para o Brasil

Em debate promovido pela “Carta Capital”, Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, recebeu uma questão da plateia. Uma mulher lhe perguntou sobre a luta das mulheres. Mujica falou do machismo do continente, da sua batalha pela implementação da lei que garante o aborto no Uruguai. Principalmente, salientou que são as mulheres mais pobres as mais prejudicadas.

#BrasilEmGreve lidera trending topics mundial no Twitter

A greve geral deste 28 de abril contra a retirada de direitos já é um dos assuntos mais comentados em todo o mundo pelo Twitter. É hora de pressionar, postar fotos de nossas mobilizações e comentários nas redes. Fazer todo o mundo acordar!

País Basco envia nota de apoio à classe trabalhadora no Brasil

Nós, da LAB, sindicato de classe do país Basco, enviamos uma mensagem de solidariedade à classe trabalhadora do Brasil e ao povo brasileiro que está prestes de fazer um enfrentamento com greve geral no dia 28 de abril – contra as reformas trabalhistas do governo Temer que quer, entre outras coisas, para aumentar a idade de aposentadoria, dificultar e cortar o acesso às pensões, precarizar os empregos… enfim, adotar as mesmas medidas que nós daqui também padecemos com o Governo do estado espanhol.

Povo chileno sai às ruas em ‘maior marcha da história’ contra sistema de previdência

Povo chileno sai às ruas em ‘maior marcha da história’ contra sistema de previdência

As lutas contra o desmonte do direito a aposentadoria não estão em movimento apenas no Brasil. No Chile, milhares de pessoas foram às ruas para pedir que o sistema de previdência privatizado em 1981 e precarizou os ganhos de mais de 90% dos aposentados do país seja modificado. O movimento tem apoio de diversas organizações sociais e mobilizou a ‘maior marcha da história’ em Santiago

Nota de solidariedade internacional contra o ataque dos EUA à Síria

A Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, manifesta seu veemente repúdio e desprezo pela ação terrorista promovida por Donald Trump na última quinta-feira (06 de abril), ao lançar mais de 50 mísseis sobre a Síria. Trump, que no decurso do processo eleitoral assumiu o compromisso perante o povo de seu país de não fazer mais guerra, demonstra mais uma vez ao mundo que os EUA segue estruturando sua política a partir da violência e das violações contra a soberania dos povos e o direito a autodeterminação.

Big e Índio no 17º Congresso Sindical Mundial

Abertura do 17° Congresso Sindical Mundial na África do Sul conta 111 países de todos os continentes

Iniciou nesta quarta-feira o 17º Congresso sindical Mundial que acontece em Durban (África do Sul), entre os dias 5 e 8 de outubro. O secretário-geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Edson Carneiro Índio e o secretário de Relações Internacionais, Ricardo Saraiva Big participam do evento que nesta edição tem o mote “Luta, internacionalismo e unidade “.