Especial GREVE GERAL: Bancários se organizam para aderir à paralisação nacional

Bancários se organizam para aderir à Greve Geral
Imagem: Comunicação da Intersindical
Compartilhe:

Amanhã (terça-feira, 11) será dia de assembleia em sindicatos da categoria pelo país

Como preparativo à Greve Geral, o site da Intersindical Central da Classe Trabalhadora publica uma série de entrevistas com dirigentes sindicais e populares de diversas categorias. Começamos com Manoel Elídeo Rosa, o Mané Gabeira, do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e membro da Direção Nacional da Intersindical.

Nesta terça-feira (11), bancários das regiões de São PauloBaixada Santista e do estado do Espírito Santo, entre outros, realizam assembleias da categoria para organizar a participação na Greve Geral, em defesa da aposentadoria.

Intersindical: Como será a participação da categoria bancária na greve?

Manoel Elídeo Rosa: Vamos participar massivamente em todo Brasil da luta contra o fim das aposentadorias. Os sindicatos de bancários estão se integrando aos fóruns das centrais e frentes de luta (Povo Sem Medo e Brasil Popular) para paramos o Brasil no dia 14 de junho, contra o fim da aposentadoria. Greve Geral neles!

I: Qual seria o impacto da “deforma” para a categoria?

M: Nós, bancários, seremos prejudicados como os demais trabalhadores. A [imposição de] idade mínima, aliada à alta rotatividade nos bancos privados, tira a possibilidade da aposentadoria na iniciativa privada.

O regime de capitalização, que nós conhecemos nos bancos, exige contribuição individual somente dos trabalhadores, e com risco somente para os trabalhadores. Os bancos ganharam 2% para administrar essa poupança. Os riscos e as perdas, quando houver, são dos trabalhadores.

Já vimos isso no Chile. Depois de 35 anos, o que fica é uma aposentadoria de meio salário mínimo, que lá é equivalente a R$ 700.

Texto: Matheus Lobo
Foto: Alexandre Maciel


Especial GREVE GERAL:

Por todo o Brasil, condutores de ônibus também vão parar
Metroviários de São Paulo vão parar
Sindicato dos Docentes de Ensino Superior tem expectativa alta para Greve Geral
Dirigente da categoria química, Nilza Pereira fala da importância deste dia 14/06
Petroleiros vão parar por 24h em todo o Brasil

SAIBA MAIS:

Calcule sua aposentadoria
Baixe o jornal da Reforma da Previdência 2019
Baixe a HQ da Reforma da Previdência
Baixe a Cartilha Contra o Fim da Aposentatoria


 CLIQUE E ACOMPANHE A INTERSINDICAL NAS REDES

 

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
Notificar de
1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] o Brasil, condutores de ônibus também vão parar → Metroviários de São Paulo vão parar → Bancários se organizam para aderir à paralisação nacional → Sindicato dos Docentes de Ensino Superior tem expectativa alta para Greve Geral → Dirigente […]

INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
Pular para o conteúdo