Após negociação tensa no HF, edital do Ideas é corrigido

Após negociação tensa no HF, edital do Ideas é corrigido

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Instituto Ideas publicou, no final da tarde desta segunda-feira (26/2), um edital de seleção interna repleto de irregularidades e provocou reação imediata do Sindicato e das trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Florianópolis. A assembleia geral que estava marcada para o início da tarde foi adiantada para as 07h, quando os trabalhadores reunidos exigiram a abertura de negociação para correção do edital. Os principais problemas apontados foram o aumento de carga horária, a exclusão de cargos, a incompatibilidade dos salários de diversos cargos e a diminuição de vagas.

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter.

Em seguida, por volta das 9h, uma comissão de negociação formada por trabalhadores do HF e diretores do Sindicato reuniu-se com representantes do Instituto Ideas – que substituiu a SPDM na administração do Hospital a partir da 0h desta segunda-feira (26/2). Foi uma mesa de negociação tensa em que os patrões se mostraram intransigentes, principalmente em relação ao ajuste a ser feito nos salários divulgados pelo edital. Após duas horas de negociação, a comissão conquistou os seguintes avanços:

– Correção do edital na carga horária dos assistentes sociais para 150h mensais;

– Inclusão de 6 fisioterapeutas com carga horária de 150h mensais;

– Inclusão de 1 almoxarife com carga horária de 200h mensais;

– Garantia da proporcionalidade dos salários, tendo por base os salários já praticados no HF;

– Extensão do prazo para entrega de documentos até o dia 1 de março, às 12h;

– Exames médicos obrigatórios serão custeados pelo Ideas;

– O edital dá preferência para quem já trabalha no hospital.

– Cargos que não constavam no edital, como auxiliar administrativo, poderão ser realocados em outras vagas abertas, desde que preencham os requisitos.

– As estabilidades garantidas por lei, como no caso das gestantes e afastamentos médicos, estão mantidas, mas estes trabalhadores também precisam entregar os documentos demonstrando interesse na manutenção do emprego. 

– As incompatibilidades de escala de trabalho deverão ser negociadas com as chefias de cada setor.

Após a negociação, uma nova assembleia de trabalhadores foi realizada ao meio dia. As mudanças no edital foram aprovadas pela plenária, mas a comissão de negociação permanece de prontidão para novas reuniões. “É importante ressaltar a irresponsabilidade do Estado com a situação do Hospital e dos trabalhadores, principalmente. A Secretaria de Saúde simplesmente lavou as mãos, permitindo que o Ideas praticasse uma série de irregularidades mesmo depois de o secretário ter garantido publicamente a manutenção dos cargos”, explica a diretora do SindSaúde/SC Heloísa Helena Pereira.

Sobre as rescisões de contrato com a SPDM

O Sindicato informa que os trabalhadores que não pretendem continuar trabalhando no HF devem informar a chefia imediata e têm direito a receber o pagamento pelos dias trabalhados até o momento. Aqueles que pretendem continuar devem seguir as regras previstas no edital, publicado no site do Instituto Ideas.

A partir das 9h, do dia 28 de fevereiro, a SPDM atenderá os trabalhadores na rua Tiradentes, 15, no bairro Kobrasol , em São José, para dar baixa nas carteiras de trabalho e para assinatura do aviso prévio indenizado. Um/a diretor/a do Sindicato estará durante todo o período acompanhando o processo.

O prazo para que a SPDM realize todos os pagamentos vence no dia 7 de março. O Sindicato estará atento e atuante para garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores do Hospital Florianópolis. “Há ainda reivindicações específicas que deverão ser pautadas pelo Sindicato em breve, depois que a situação estiver normalizada”, ressalta Heloisa.

Fonte: SindSaúde/SC


INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Siga-nos no INSTAGRAM
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter.

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários