Construtora Tenda não retira reintegração de posse e indígenas do Jaraguá dizem que só resta resistir

construtora tenda

A Tenda também argumenta que as construções seriam destinadas a famílias de baixa-renda vítimas do deficit habitacional, embora seus métodos sejam inacessíveis à realidade da maioria dos trabalhadores em situação de moradia precária

Os Guarani da aldeia indígena localizada no bairro do Jaraguá participaram de audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo na tarde desta segunda-feira (09) sobre a atuação irregular da Construtora Tenda próximo da aldeia. No entanto, ao fim da audiência, a representante da construtora leu uma nota em que a empresa afirma categoricamente que não irá retirar o pedido de reintegração de posse.

Há mais de um mês os indígenas do Jaraguá travam uma briga com a Tenda e sua tentativa de construir uma série de edifícios residenciais em área de proteção, muito próximo a aldeia e sem o devido diálogo com os povos originários do região.

“Toda a omissão por parte da Prefeitura de São Paulo, por parte do Governo do Estado, toda a insensibilidade da Tenda em ir na aldeia e desrespeitar nossa palavra, o nosso acordo, vocês conseguiram fazer o nosso sentimento mais primitivo de defesa ser colocado a prova”, argumentou David Karay, uma das lideranças da aldeia

Para proteger o local, após a derrubada de diversas árvores pela construtora, os guarani ocuparam o terreno. Contudo uma reintegração de posse está marcada para está terça-feira (10), às 6h.

David também pede ajuda no reforço da ocupação para quem puder estra lá presente: “Pedimos para quem ainda luta em defesa da nossa natureza, se puder, vá para a ocupação. Seria uma grande ajuda”.

Na audiência estão, além dos indígenas, estava também representantes da Construtora Tenda, OAB, Secretário de Licenciamento, Funai e parlamentares da Câmara.

GUARANIS OCUPAM ESCRITÓRIO DA  CONSTRUTORA TENDA

Como parte da ação de resistência da ocupação para proteção da área, outros indígenas ocuparam também nesta tarde o escritório da construtora.

ASSISTA INTERVENÇÃO DE DAVID KARAY, UMA DAS LIDERANÇAS DOS GUARANI DO JARAGUÁ

COMO CHEGAR NA OCUPAÇÃO?

Clique aqui ou na imagem abaixo para ver no Maps a localização.

Tenda JaraguáTexto: Alexandre Maciel

2 de outubro FORA BOLSONARO