CEDEM-UNESP promove debate e lançamento de livro sobre a Greve Geral de 1917 neste dia 20/06

CEDEM-UNESP promove debate e lançamento de livro sobre a Greve Geral de 1917 neste dia 20/06

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Saiba mais:
 Baixe o jornal da Greve Geral do dia 30/06!
 Resolução: GREVE GERAL em defesa dos direitos trabalhistas e da aposentadoria


A Greve Geral de 1917 lançou bases do sindicalismo contemporâneo. Além de debate sobre o tema, haverá também o lançamento do livro “A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena”, de José Luiz Del Roio.

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

No centésimo aniversário da Greve Geral de 1917, o Centro de Documentação e Memória, da Unesp, promove debate no qual discutirá a importância do movimento para a legitimação de uma classe que se firmava enquanto categoria profissional. Com o tema 100 anos da Greve Geral de 1917: Marco na história da classe operária, o evento acontecerá no dia 20 de junho, às 18h30, na sede do CEDEM.

Na ocasião, haverá o lançamento do livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena, de autoria de José Luiz Del Roio, editado pela Alameda Casa Editorial, quando também haverá sessão de autógrafos. Segundo o autor, o livro foi escrito tendo em vista o leitor ativista dos movimentos sociais. A diagramação também foi pensada para facilitar a leitura. As imagens que compõe a obra compõe o acervo do CEDEM.

A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena, de José Luiz Del Roio

O professor Gilberto Maringoni, da Universidade Federal do ABC, escreve no prefácio da obra que a grande greve de 1917 marca a entrada do povo brasileiro na cena política do país. “Entra como multidão, fazendo barulho, sabendo o que quer e infundindo temor nos de cima. Paralisa um sem número de atividades fabris e de serviços e coloca a oligarquia paulista e suas instituições na defensiva”.

De fato, julho de 1917 representa um marco na história da classe operária brasileira. Em protesto contra os baixos salários, insuficientes para alimentar as famílias; contra as longas jornadas de trabalho impostas a homens, mulheres e crianças, que chegavam a lidar 14 horas diárias; ambientes insalubre e jornadas noturnas para mulheres e crianças, os operários têxteis iniciaram uma greve. A intervenção policial resultou na morte do sapateiro José Ineguez Martinez, de 21 anos.

O episódio fez recrudescer o movimento grevista. Na saída do enterro do sapateiro, a multidão dirigiu-se à Praça da Sé, em São Paulo, para um grande comício de protesto, onde exigiu-se a reabertura das ligas operárias, proibidas de funcionar no dia anterior; a libertação dos grevistas presos e a punição dos assassinos de Martinez. Uma simples greve converteu-se numa insurreição, pela qual os operários conseguiram alguns êxitos, mas principalmente fundaram as bases do movimento operário nacional. No âmbito externo, acontecia a 1º Guerra Mundial e a Revolução Russa.  

Para falar sobre o tema, o CEDEM convidou o historiador Augusto Buonicore. Ele é mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutorando pela mesma instituição. É presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois e autor dos livros: Marxismo, história e a revolução brasileira: encontros e desencontrosMeu Verbo é Lutar: a vida e o pensamento de João Amazonas e Linhas Vermelhas: marxismo e os dilemas da revolução, todos publicados pela Editora Anita Garibaldi. O jornalista e consultor sindical de entidades de trabalhadores, João Guilherme Vargas Netto, também compõe a mesa, que será mediada pela historiógrafa do CEDEM Solange Souza.

Sobre José Luiz Del Roio – José Luiz Del Roio é ativista político e escritor. Foi senador na Itália e membro da Assembleia Parlamentar da Europa, em Estrasburgo. Militante político desde a juventude, foi dirigente do PCB em 1960.

Debate CEDEM:

100 anos da Greve Geral de 1917: Marco na história da classe operária

Data e horário: 20-06 (terça-feira) às 18h30;

Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);

Informações: (11) 3116–1701

Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
*Certificado de participação será retirado no dia do evento

Transmissão ao vivo: www.tv.unesp.br/cedem

E-mail: [email protected]
www.cedem.unesp.br

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EVENTO NO FACEBOOK

Fonte: Assessoria de Comunicação do CEDEM, da Unesp.


INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Já assistiu nossos últimos vídeos no YouTube?

Nilza, pela Intersindical, neste #24JForaBolsonaro na Paulista
Nilza, pela Intersindical, neste #24JForaBolsonaro na Paulista
Edson Índio, Secretário Geral da Intersindical, neste #24JForaBolsonaro, na Paulista
Edson Índio, Secretário Geral da Intersindical, neste #24JForaBolsonaro, na Paulista
Camila, das Brigadas Populares, no #24JForaBolsonaro na Paulista
Camila, das Brigadas Populares, no #24JForaBolsonaro na Paulista
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários