2º Congresso Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora – Convocatória

2o-congresso-nacional-da-intersindical-central-da-classe-trabalhadora

Direitos, democracia, soberania

A Direção Nacional da Intersindical convoca o 2º Congresso Nacional, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de Março de 2019 na cidade de São Paulo. O congresso reunirá trabalhadoras e trabalhadores representando sindicatos, coletivos de oposição e minorias sindicais, movimentos e demais entidades que constroem a nossa Central.

Nosso 2º Congresso se realizará num dos momentos mais complexos e graves da história recente. A eleição do candidato da extrema direita neofascista e sua agenda ultraliberal na economia, autoritária na política e reacionária nos costumes impõe novos desafios à luta da classe trabalhadora e seus aliados.

Nosso Congresso será um espaço rico de debates e reflexões acerca dos desafios para armar nossa atuação no próximo período. A defesa dos direitos sociais e trabalhistas, das liberdades democráticas, do papel social do Estado e da soberania nacional devem estar no centro dos debates, apontando para a necessidade de fortalecer as lutas contra o fim da aposentadoria e a entrega da previdência pública para o sistema financeiro; a resistência à precarização e desregulação completa do trabalho, ao fim dos direitos para reduzir o valor da força de trabalho; a luta contra o desmonte do Estado e das políticas sociais fundamentais para reduzir as desigualdades sociais e regionais e para construir um país socialmente justo e economicamente igualitário; o combate às privatizações, à desnacionalização, à desindustrialização, à alienação dos bens e riquezas naturais e outras medidas que atingem a soberania nacional; a defesa das garantias constitucionais, da democracia, do direito de organização e a luta contra a criminalização da política e dos movimentos sociais.

As entidades que têm compromisso com a construção da Intersindical e que ainda não estão com a filiação regular poderão participar do Congresso. Para isso, é necessário que procedam ao recadastramento até o dia 15 de janeiro de 2019, através do site da Central (intersindicalcentral.com.br – botão abaixo). Podem também enviar essas informações para o email [email protected]

Através do site divulgaremos maiores informações, como teses, contribuições ao debate entre outras questões. Todos os detalhes do Congresso serão definidos por uma Comissão Organizadora, indicada pela direção Nacional da Intersindical.  

A abertura oficial do Congresso será no dia 15/03, às 19h. Ainda no dia 15 acontecerá o Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras da Central. Nos dias anteriores ao congresso haverá também uma atividade Internacional, cuja programação ainda será anunciada.

Intersindical, cinco anos de luta

A Intersindical Central da Classe Trabalhadora é resultado de um longo processo, principalmente a partir de 2006 na batalha para reorganizar a nossa classe com base no classismo, com coerência e independência política frente a patrões, partidos e governos. Em 2014, realizamos o congresso nacional de fundação e em 2016, o primeiro Congresso da Central.

Ao longo desses anos, nossa Central participou de todas as lutas importantes no país, buscando sempre construir a unidade das diversas organizações. Além de fortalecer as diversas lutas imediatas da classe trabalhadora por melhores salários e direitos, nossa Central se engajou na luta contra o ajuste fiscal iniciado no final de 2014, ainda no governo Dilma. Em 2015, ao lado do MTST, fizemos todos os esforços na construção da Frente Povo Sem Medo reunindo distintas organizações numa potente frente social e política. Também em 2015 participamos de grandes mobilizações, com destaque para as lutas contra a terceirização e precarização do trabalho; apesar das diferenças e de não ter feito parte da base sindical de sustentação dos governos presididos pelo PT, a Intersindical não titubeou em somar na resistência ao golpe do impeachment que em 2016 destituiu a presidente Dilma sem crime de responsabilidade. Ainda em 2016, estivemos na linha de frente da luta contra a PEC do Teto dos Gastos que tenta desmontar o setor público e o papel social do Estado. Em 2017, estivemos na linha de frente da construção da greve geral de abril e demais mobilizações, em particular contra a reforma da previdência e trabalhista. Em 2018, a luta contra a reforma da previdência, os ataques ao serviço público, aos direitos trabalhistas e ao patrimônio público estiveram no centro da atuação da nossa Central, além da participação ativa no processo eleitoral defendendo um programa de anulação dos retrocessos impostos pelo governo Temer e de adoção de medidas estruturais para alterar as condições de vida e trabalho da classe trabalhadora brasileira.     

Se sua entidade ou movimento está disposta a se somar nessa luta e organização, participe do 2º Congresso Nacional da Intersindical.

São Paulo, 12 de dezembro de 2018

Direção Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Postagens Relacionadas

One Comment;

  1. Pingback: Assembleia para eleição de representantes do SSPV no 2º Congresso da Intersindical – SSPV

*

Top