Movimentos bloqueiam entrada da Base de Lançamento de Alcântara no Maranhão

Imagem: Comunicação da Intersindical

Ato é contra a entrega da Base aos Estados Unidos

Representantes de movimentos de todo o Brasil bloqueiam, nesse momento, as vias que dão acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara no MA. Ato é contra a entrega da Base aos Estados Unidos e defende a soberania brasileira.

Desde as primeiras horas desta terça-feira, 25/07, cerca de 350 manifestantes de diversos movimentos e entidades de vários lugares do Brasil bloqueiam os acessos do Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão. Os movimentos denunciam a retomada dos acordos com os Estados Unidos, que pleiteiam a entrega deste Centro de lançamento de foguetes.

Os movimentos denunciam ainda a política de entreguismo do governo ilegítimo de Michel Temer, que ao aprofundar o golpe, vem também aprofundando privatizações e outras ações que ferem a soberania nacional.

Além das questões de soberania, a entrega da Base de Alcântara aos Estados Unidos preocupa comunidades quilombolas de Alcântara, pois uma possível ampliação de um programa espacial naquela região pode atingir mais de 200 comunidades de quilombos, provocar remoções e despejos. Várias comunidades já foram removidas nas décadas de 1980 e de 1990, porém as famílias não foram indenizadas até agora.

Os debates em torno da Base de Alcântara já duram mais de três décadas, se iniciando no início dos anos 1980 com as primeiras instalações do Centro Espacial. No início dos anos 2000 o avanço de uma política entreguista do governo federal ficou claro e muitas manifestações foram desencadeadas por todo o Brasil contra vários projetos entreguistas como: o acordo da Área de Livre Comércio – ALCA; e projetos de entrega do Centro Espacial de Alcântara.

Na Semana da Pátria em 2002, organizações sindicais, igrejas e membros de partidos políticos promoveram o PLEBISCITO POPULAR CONTRA A ALCA. Mais de 10 milhões de brasileiros/as votaram contra a ALCA e contra a entrega do Centro de Lançamento de Alcântara aos Estados Unidos da América. Sendo assim a decisão de retomar os acordos para que os EUA use o Centro de Alcântara é uma traição ao povo brasileiro!

Saiba mais:

MST ocupa fazendas de Blairo Maggi, Ricardo Teixeira, Eike Batista

INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam