I Congresso do SindSaúde/SC começa hoje!

I Congresso do SindSaúde-SC começa hoje!
Imagem: Comunicação da Intersindical

I Congresso do SindSaúde

Começa hoje o I Congresso do SindSaúde/SC, o maior evento de debate político da história da categoria da saúde em Santa Catarina.

Mais de 150 delegados e observadores foram eleitos em cerca de 50 plenárias de preparação para o Congresso realizadas durantes os últimos meses, envolvendo 1200 trabalhadores. A abertura será às 18h com a primeira mesa de debate, de tema “a defesa do SUS – Sistema Único de Saúde – e as políticas privatizantes”, com participação da militante do Fórum Gaúcho em Defesa do SUS Elsa Roso.

Pela primeira vez nos 66 anos de história do Sindicato, sócios poderão participar de um Congresso Sindical, a instância máxima de discussão e deliberação da categoria. É este Congresso que definirá os rumos das lutas do Sindicato pelos próximos anos.

Uma grande estrutura está pronta para receber trabalhadoras/es da saúde das regiões de Florianópolis, Lages, Joinville, Ibirama e Mafram que se reunirão para 3 dias de debates e deliberações.

O Congresso será na Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina, em São José, uma sede com estrutura adequada para receber as plenárias, grupos de trabalho, para garantir a alimentação a todos os participantes e a estadia para aqueles que são de outras cidades.

O Congresso também será transmitido ao vivo através da página do SindSaúde/SC no Facebook  e terá cobertura em tempo real.

Eixos temáticos e teses recebidas

Três serão os eixos que guiarão as discussões do Congresso: Defesa do SUS, com Elsa Roso, assistente social e representante do Fórum em Defesa da Saúde Pública do Rio Grande do Sul; Contrarreformas trabalhista e previdenciária e seus impactos na classe trabalhadora, com presente dos advogados Prudente Mello, do escritório DECLATRA e Luis Fernando Silva, da FENASPS; Reorganização da classe trabalhadora e filiação à Central Sindical, com presença das centrais sindicais CUT e INTERSINDICAL. Haverá também um debate sobre conjuntura nacional, que abrirá o Congresso, com a presença de Guilherme Boulos, representante do MTST.

Foram recebidas pela comissão organizadora um total de 8 teses e cerca de 80 resoluções que estão compiladas em um caderno e servirão de base para a discussão durante o Congresso.

Mais informações você pode obter clicando aqui.

Quarta-feira (29/11)

14h – 20h Credenciamento
17h – 18h Café
17h30 – 18h Coral do Hospital Florianópolis