Sindicato dos Bancários de Santos reverte demissão por justa causa no Santander

Banco espanhol perdeu documentos enviados por bancária e depois a demitiu alegando abandono de emprego

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região garantiu na justiça a readmissão de uma bancária do Santander, em Itanhaém, nesta quarta-feira, 8. O banco extraviou documentos da trabalhadora, referentes à sua aposentadoria por invalidez, e depois a demitiu alegando abandono de emprego. A lambança incluiu o corte do plano de saúde da bancária, que depende dele por conta de sua doença.

Segundo informações do Departamento Jurídico do Sindicato, a bancária estava com seu contrato de trabalho suspenso porque estava doente. Seguindo os trâmites necessários, a trabalhadora entregou para o Santander toda a documentação relativa à sua aposentadoria por invalidez.

Porém, o banco espanhol enviou o material para o departamento errado e houve o extravio dos papéis. Na sequência de erros, o Santander achou que tinha havido abandono de emprego e despediu a bancária por suposta justa causa. Uma das consequências da demissão foi a suspensão do plano de saúde da funcionária.

Justiça do Trabalho

O Sindicato entrou com ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e a justiça determinou a readmissão. O banco será notificado para reintegrar a bancária no quadro de funcionários e reativar seu plano de saúde. Na decisão consta que “dúvida não resta que a trabalhadora carece com extremada urgência em receber tais benefícios, pois dele (plano de saúde) depende para sua própria sobrevivência”.

Qualquer problema em agências bancárias da Baixada Santista deve ser denunciado aos dirigentes sindicais e por meio do fale conosco do site www.santosbancarios.com.br. Outros canais de comunicação do Sindicato são o whatsapp e facebook.

Para fortalecer as lutas por manutenção e conquistas de direitos é fundamental que a categoria esteja associada ao sindicato.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Santos e Região

2 de outubro FORA BOLSONARO