
Rocinha ganha Centro Comunal para atender suas demandas sociais
A conquista é mais um símbolo de vida, luta, arte e resistência, inspirada em dona Elizia, figura importante que esteve
A conquista é mais um símbolo de vida, luta, arte e resistência, inspirada em dona Elizia, figura importante que esteve
O biênio de 2020-2021 tem sido o mais difícil das vidas de milhões de brasileiras e brasileiros. Em todo o
Acontecem neste momento, em Belo Horizonte três manifestações simultâneas das famílias da Ocupação Vicentão pelo cumprimento do acordo firmado com o Governo de MG e pelo pagamento do bolsa moradia.
Iniciativa resulta da ação de solidariedade do Movimento em todo o Brasil durante a pandemia do novo coronavírus.
Em meio à jornada de luta das mulheres, movimentos do campo e da cidade marcham contra a política econômica de Bolsonaro e fecham Ministério da Economia em São Paulo.
Ação denuncia as políticas nefastas do governo Bolsonaro em relação à economia, terra e agricultura.
Na madrugada do dia 5/3 a PM de Minas Gerais executou covardemente, com um tiro na nuca, o companheiro Daniquel Oliveira dos Santos.
Neste final de semana tivemos um intercâmbio de comunas que contou com a participação de companheiros de diversos estados do Brasil.
Nos dias 22 e 23 de outubro as Ocupações Vila Canaã (Barreira do Vasco) e Moisés (Centro/Lapa) foram vítimas de invasão e abuso policial, respectivamente. A Polícia Militar tem tentado intimidar as ocupações urbanas organizadas pelas Brigadas Populares, através de ameaças e batidas policiais.
Ontem (15) a limpeza do espaço destinado a uma nova horta orgânica coletiva, foi iniciado na Ocupação Vila Nova Palestina na zona sul de São Paulo.
O despejo foi solicitado pelo Incra, e aceito pelo juiz federal da 24ª Vara Federal de Caruaru, que determinou imediata reintegração de posse.
TODA SOLIDARIEDADE À FAMÍLIA DO TRABALHADOR SEM TERRA LUIZ FERREIRA DA COSTA E A TODOS MORADORES DO ACAMPAMENTO MARIELLE VIVE, DO MST
Leia a carta em apoio à decisão da atual presidente do CODEMA de ANULAR a reunião irregular que aprovou a instalação da mineradora Herculano em Serro-MG, e deixe sua assinatura! Vamos juntos impedir que a mineração predatória avance contra mais esse importante território em Minas Gerais!
A Ocupação Novo Rumo, localizada na Vila Gomes, no município de São Paulo, está sob risco de despejo.
Na ultima terça-feira, dia 19 de fevereiro fomos surpreendidos com a presença de uma guarnição de policias militares em nossa sede durante a realização da plenária de resistência contra a reforma da previdência, contra a licença para matar do ministro Moro e contra o genocídio dos jovens negros nas favelas.
Vitória! Na última sexta-feira (14/12), no Grupo de Trabalho formado pela Secretaria da Casa Civil do Rio de Janeiro com
Toda solidariedade ao MST e às famílias de Orlando e Rodrigo, militantes sem-terra assassinados na Paraíba A Intersindical Central da
A área ocupada possui mais de 4,5 mil hectares de terra pública compreendido entre os municípios de Mogi Guaçu, Araras, Conchal e Aguaí.
No dia 26-06-18 o Desembargador Marcelo Rodrigues, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça-MG, suspendeu decisão que autorizava despejo das famílias moradoras da Ocupação Vicentão, que ocupam para fins de trabalho e moradia prédio antes abandonado pertencente ao antigo Banco Hércules, na rua Espírito nº 461.
Entrevista com Luiz Fernando, advogado popular e militante das Brigadas Populares, sobre a Ocupação Vicentão, em Minas Gerais, que está com pedido de reintegração de posse.
Nota do Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL) sobre os despejos dos acampamentos Arco-íris e Córrego do Tatu nos municípios de Gurinhatã/MG e Santa Vitória/MG.
Na manhã do dia 14 de junho, centenas de moradores da Ocupação Povo Sem Medo e da comunidade da Gringolândia, na Pavuna, organizados pelas Brigadas Populares e pela Associação de Moradores da FICAP, lotaram o Plenário e as galerias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para uma Audiência Pública da Comissão Especial de Moradia que tinha como finalidade debater a regularização das duas comunidades.
Além de mais de 200 toneladas de alimentos orgânicos e sem agrotóxicos produzidos em 23 estados do Brasil, trazidos à capital paulista por cerca de 800 feirantes oriundos de cooperativas rurais e propriedades familiares, o evento contará ainda com intensa programação cultural de quinta-feira a domingo.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupou na manhã desta quarta-feira, 18|04, a Fazenda Bom Jesus, localizada na Estrada da Produção, à 5 km de Montes Claros, Norte de Minas Gerais.
Em assembleia, 8 mil famílias se despedem do acampamento Povo Sem Medo. Nova fase de luta é por recursos para construção das moradias e resistência pela liberdade de Lula.
No dia de ontem, 16/03, moradores da Ocupação Povo Sem Medo – RJ, no bairro da Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, foram ameaçados por homens armados nos arredores da Ocupação. A antiga proprietária do imóvel, a empresa Bergitex, já tentou despejo ilegal uma vez, com utilização de homens armados à paisana. Mais uma vez, a vida das centenas de famílias que ocupam o imóvel abandonado há mais de vinte anos pela Bergitex têm suas vidas colocadas em risco.
Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) quer excluir proteção de movimentos da Lei Antiterrorismo; em Mato Grosso, fazendeiros ameaçam matar militantes sem-terra que façam ocupações
Movimentos sociais ocupam a sede da Globo no Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (22) no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. O objetivo da ação era criticar a cobertura do grupo de mídia das acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto há 20 anos organiza trabalhadoras e trabalhadores das periferias das grandes cidades a lutarem por seus direitos, sobretudo o direito à moradia digna.
Desde o momento do golpe que destitui da presidência uma presidenta legitimamente eleita sem que motivos plausíveis fossem comprovados, juntamente com [email protected] [email protected] [email protected] deste país temos chamado a atenção para o projeto de desimpedimento que aqui se alastra, principalmente na Amazônia, para que grupos internacionais possam se instalarem ou ampliarem suas instalações necessárias à uma exacerbada expropriação.
Na tarde desta quarta-feira (6), por volta das 16h30, dois homens armados cercaram o dirigente do MST, Silvio Netto, apontando armas contra sua cabeça. Silvinho, como é conhecido, voltava da área Quilombo Campo Grande (antiga Usina Aridnópolis), onde é assentado, quando os homens o obrigaram a parar o carro e realizaram as ameaças.
Mais de 900 pessoas da Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo ocuparam na tarde desta quarta-feira (6) a sede da Secretaria Estadual de Habitação de SP (Sehab-SP) buscando uma solução para o caso.
As trabalhadoras e os trabalhadores do MTST tiveram uma importante vitória nesta terça-feira (31). Após mais de 10 horas de caminhada e 23 quilômetros percorridos de São Bernardo a São Paulo, o movimento finalmente conseguiu abrir uma mesa de negociação com o Governo do Estado, além de avançar em demandas para as outras ocupações do MTST.
CAETANO SEM MEDO – Em apoio as mais de 7 mil famílias que lutam por moradia em São Bernardo do Campo, Caetano Veloso fará um show gratuito nessa segunda-feira, dia 30/10, a partir das 19h.
Junte-se à Grande Marcha dos Sem Teto! Na próxima terça-feira, dia 31, o MTST organizará uma marcha histórica. Milhares de trabalhadores sem-teto sairão da Ocupação Povo Sem Medo de São Bernardo do Campo em caminhada até o Palácio do Governo de São Paulo, no Morumbi, a partir das 6h da manhã.
A luta faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que acontece em todo o Brasil, desde o dia 16 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação em Defesa da Soberania Alimentar, e tem por objetivo denunciar os retrocessos na Reforma Agrária promovidos pelo Governo Golpista, como cortes no orçamento de 2018, desmantelamento das políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além da perda dos direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais e o aumento da grilagem de terras.
Na manhã de 9 de Outubro, dezenas de famílias, caminhantes da corda bamba entre a miséria e a Cruz do aluguel, tomaram a decisão que talvez seja a mais importante de suas vidas: ocupar um galpão abandonado para destinar-lhe à finalidade de moradia na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Cerca de sete mil famílias ocupam um terreno em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A área está abandonada há décadas e possui dívidas milionárias com IPTU não pago. A ocupação completou no último domingo trinta dias de muita resistência, solidariedade e participação popular.
VALE e o governo Pimentel não abrem mão da barragem de rejeitos de mineração ‘Maravilhas III’, pretendida pela empresa para disposição de 108 milhões de m3, cerca do dobro da barragem do Fundão da Samarco (Vale/BHO Billiton) que rompeu em 5/11/2015
Na última noite (21), a sede das Brigadas Populares em Belo Horizonte (MG) foi INVADIDA. Além da destruição de várias cômodos, objetos, não levaram qualquer objeto de valor, mas sim, documentos internos de nossa organização – todos eles, trancados em armários cadeados que foram brutalmente arrombados.
A cada dia sob a quentura da lona, o desconforto com a injustiça aumentava e isso refletia na organização de novas ocupações e na resistência das famílias.
Neste dia 19 de setembro o MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto saiu às ruas de todo o país em luta por Teto, diante do congelamento dos programas habitacionais.
No sábado, ocupação Povo Sem Medo foi alvo de ataque a tiros que resultou em um ferido. Ato em desagravo teve a participação de populares, lideranças políticas e movimentos sociais.
Cerca de 500 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, ocuparam a pouco um terreno de 60 mil m² no centro de São Bernado do Campo, na rua João Augusto de Souza, em frente a fábrica da Scania.
Na manhã desta segunda-feira (21), cerca de 60 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam parte da “Fazenda do Estado”, pertencente ao Polo Regional do Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), no município de Pindamonhangaba.
Água e terra são vida. Os poderosos tentam nos privar das fontes de vida para manter o povo submisso. Que seja 100% pública a Copasa.
Conjuntura com Pastel: Por UMA VIDA Vivível: Não é palestra, é conversa, é um boteco com política, é a conjuntura com pastel!
Desde 2016, o MST vem denunciando a relação espúria entre o presidente Michel Temer e o Coronel Lima, citado na delação da JBS
Confira o parecer-protesto elaborado pelo núcleo jurídico das Brigadas Populares contra os desejos administrativos realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte. As Brigadas Populares opinam pela imoralidade, ilegalidade e inconstitucionalidade dessa prática!
25 de julho, Dia do Trabalhador Rural. Milhares de trabalhadores rurais ocuparam nesta terça-feira (25), Dia do Trabalhador Rural, fazendas ligadas a processos de corrupção ou a corruptos, e exigem a destinação das terras para assentamento de famílias sem terra, a saída dos golpistas instalados no Planalto e a convocação de eleições diretas.
O acampamento Maria da Conceição – 8 de Março realizou nesta segunda-feira, 17, um trancamento na BR 381, na altura de Santa Terezinha, município de Itatiaiuçu, com objetivo de denunciar o despejo iminente das 600 famílias que residem no local. A área pertence à Eike Batista e foi ocupada durante a jornada nacional de lutas das mulheres.
O MST no estado do Pará emitiu na tarde desta quarta-feira (21) uma nota contextualizando o conflito por terras na região de Curionópolis. No último dia 19, as famílias que produzem nas terras reocuparam o local onde fica o Acampamento Frei Henri.
Mais de 10 mil trabalhadoras e trabalhadores do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) enfrentaram o frio desta terça-feira (13) para parar o centro econômico da cidade e garantir que o compromisso firmado em março, em resposta à ocupação de 22 dias do Movimento em frente ao Escritório da Presidência, seja de fato cumprido.
A PBH Ativos S/A objetiva o lucro acima de tudo e foi criada sob a forma de uma Sociedade Anônima, incluindo a participação não apenas de empresas do município, como a BHTRANS e a PRODABEL, como sócias-minoritárias, mas também de pessoas físicas.
As diretorias estaduais do Espírito Santo da CUT, da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, da CSP/CONLUTAS e o Sindicato dos Servidores Públicos do ES manifestam total apoio à Ocupação Chico Prego, localizada no Ed. Maria Clara da Silva, e repúdio a decisão judicial de 2ª instância que deferiu pedido liminar de reintegração de posse do prédio em questão.
Delegados de mais de 80 organizações de 22 países latino-americanos, reunidos na Assembleia Continental do Cloc-Via Campesina, na Colômbia, divulgaram no encontro uma carta em solidariedade aos povos indígenas, quilombolas e camponeses que vivem no Brasil. No texto, organização afirma ser responsabilidade do governo aumento da violência no campo, contra povos indígenas, quilombolas e campesinos.
A 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que começou nesta quinta-feira (4) e vai até o domingo (7) no Parque da Água Branca, em São Paulo, tem na programação uma série de seminários, conferências e um espaço literário dedicados a ampliar o debate sobre a alimentação saudável e as muitas dimensões da luta pela Reforma Agrária Popular.
Essa vai ser a A 2° Feira Nacional da Reforma Agrária acontece entre os dias 4 e 7 de maio no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).
Dia 28 de abril último, três ativistas do MTST foram presos sem que fosse apresentada qualquer prova contra eles. Juraci Alves dos Santos, Luciano Antonio Firmino e Ricardo Rodrigues dos Santos estão na carceragem do 63o DP até hoje, mantido presos sem nada comprovado, “em nome da ordem pública”, segundo a juíza Marcela Fillus Coelho, sem qualquer base a não ser o “relato” dos policiais militares.
A Intersindical Central da Classe Trabalhadora se soma ao clamor pela liberdade imediata aos presos políticos da Greve Geral! Libertem já os militantes do MTST Luciano Antonio Firmino, Juraci Alves dos Santos e Ricardo Rodrigues dos Santos!
São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia, Minas Gerais, Roraima etc.
No dia 17 de abril, próxima segunda-feira, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo
Estamos convocando a todos e todas apoiadores da luta popular e do MTST para participarem do grande ato “Contra Os Despejos, Em defesa da Moradia!” que acontecerá na próxima quarta-feira, 12/04, às 9hs, na Praça Getúlio Vargas/Guarulhos.
Na manhã do dia 30/03, o companheiro Miguel Luz Serpa, assentado na região de Iaras – SP, militante do MST, foi preso na Delegacia de Polícia de Iaras, durante um depoimento.
Em Uberlândia – MG, a PM reprimiu brutalmente a mobilização do MTST! Seriam 4 protestos em diferentes rodovias. Sem diálogo,
O MST no estado do Pará emitiu na tarde desta segunda-feira (20) uma nota para se solidarizar com a família do militante Waldomiro Costa Pereira, que foi assassinado esta madrugada no Hospiotal Geral de Parauapebas, no interior do estado.
Em Belo Horizonte (MG), cerca de 70 mil trabalhadores realizaram uma ampla manifestação formada pela Intersindical, Brigadas Populares, as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, entre outras entidades sindicais e de movimentos sociais.
Após 22 dias de acampamento na avenida Paulista, em frente ao escritório da Presidência da República em São Paulo, os trabalhadores sem-teto do MTST conseguiram uma importante vitória.
Nós somos moradores das ocupações Nelson Mandela, Vila Paula, Itayu, Joana D`Arc e Capadócia, aqui de Campinas. Nesse dia 9 março, saímos das ocupações de madrugada e ocupamos o largo do Rosário, no centro de Campinas. Somos mulheres, homens, idosos, estudantes, vendedores, empregados domésticos, eletricistas, enfim, trabalhadores e trabalhadoras que decidiram ocupar o centro da cidade para exigir apenas uma coisa: nosso direito à moradia! Um direito negado constantemente pelo poder público.
Após realizarem protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer, aproximadamente 80 mulheres camponesas organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) são mantidas encarceradas dentro de um ônibus pela Polícia Militar (PM-GO).
Na manhã desta terça-feira (07), cerca de 1500 trabalhadoras rurais Sem Terra, ocuparam a unidade de fertilizantes da empresa Vale em Cubatão, às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, a 40 Km da capital do estado de São Paulo.
A Associação Paulista Viva emitiu um posicionamento com ataques e mentiras sobre o MTST e mandou ofício para órgãos e parlamentares pedindo a retirada violenta da ocupação em frente ao Escritório da Presidência. Mostra seu incômodo com uma manifestação pacífica e com a presença de pobres na avenida.
Desde a última terça-feira (21) se desenrolou no Tribunal do Júri em Curitiba, Paraná, o julgamento do ruralista Alessandro Meneghel, acusado de ter matado o Policial Federal Alexandre Drummond, em 2012. A sessão terminou na madrugada desta quinta-feira (23).
O dia 21 de fevereiro de 2017 ficará marcado como um dia de total descontrole do Estado de Pernambuco no que diz respeito à Segurança Pública. Se a população assistiu horrorizada os desdobramentos do assalto milionário a uma empresa de segurança pela manhã, não foi menos desesperador o campo de guerra criado pela polícia durante a tarde em frente a Companhia Estadual de Habitação de Obras de Pernambuco (CEHAB), no bairro de Campo Grande.
O Acampamento Riacho de Pedra no município de Gameleira, Zona da Mata sul de Pernambuco, foi atacado na noite deste domingo (12). Camponeses relatam que, em torno das 22h, dois carros se aproximaram do acampamento e dispararam armas de fogo contra os acampados, que fugiram. Em seguida os atiradores atearam fogo em todos os barracos e pertences dos acampados. Os agricultores aguardavam posicionamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que prometera se posicionar em março.
Desde a noite da última quarta-feira (15),na Avenida Paulista, cerca de 400 pessoas, a maioria integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), estão acampadas em frente ao escritório da Presidência da República, protestando contra os retrocessos sociais deste governo golpista.
Mais de 70 famílias Sem Terra acampadas no município de Atalaia, no acampamento São José, antiga Fazenda São Sebastião, sofrem nova ameaça de despejo, anunciado para esta quarta-feira (15), da área em que vivem sob a lona preta desde o ano de 2004.
Sufocados pela política econômica de Paulo Hartung, que concede mais de 4,5 bilhões de reais em isenções fiscais inconstitucionais a grandes empresas, enquanto corta do orçamento recursos destinados à serviços básicos, como saúde e educação, além de arrochar as condições de trabalho do funcionalismo público tendo como justificativa a falsa necessidade de ajuste fiscal sem limites para o Estado, desde sábado (04/02) policiais militares do ES, suas mulheres e demais familiares iniciaram um movimento por melhores condições de trabalho para a categoria, impedindo o policiamento ostensivo da PM em todas as regiões do Espírito Santo. Na prática, trata-se de uma grande articulação grevista com as seguintes demandas: o reajuste salarial de 43% (a polícia militar do ES tem o salário mais baixo do país e está sem revisão salarial há mais de sete anos), a criação da perspectiva de carreira, o auxílio-alimentação, o plano de saúde, o auxílio-periculosidade/insalubridade e o adicional noturno. Reivindicações mínimas e que qualquer categoria do funcionalismo público tem pleno direito.
“Os jovens representam a mística da luta pela Reforma Agrária e tudo que ela propõe, como saúde, educação, esporte e lazer”, destacou Valquiria Maria, da direção estadual do MST, durante ocupação realizada na manhã dessa segunda-feira (06) à Prefeitura Municipal do Prado, localizada no Extremo Sul da Bahia.
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocupou, na madrugada deste sábado (4), um terreno de cerca de 270 mil m² na região do Pôr-do-Sol, em Ceilândia. 150 famílias estão no local.
Manifestantes foram impedidos de entrar na casa do povo. Uma comissão de representantes foi recebida pelos vereadores No primeiro dia
Intersindical participa da 10ª Bienal de Arte e Cultura da UNE na mesa de discussão “Por que golpe?”, com Edson Carneiro Índio.
Resistência não é crime! Prisão de Guilherme Boulos, do MTST, mostra a farsa armada pela Polícia Militar de SP.
Nota da Intersindical sobre a Ocupação Colonial e a prisão de Gulherme Boulos
Reintegração de posse da Ocupação Colonial, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, acaba com a prisão de Guilherme Boulos, líder do MTST
Intersindical promove debate de conjuntura em três acampamentos de trabalhadores rurais nas cidades de Rio Brilhante, Angélica e Ivinhema, no interior do Mato Grosso do Sul, ao lado dos companheiros e companheiras do movimento social OLT.
Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (11), diversas mobilizações de trabalhadoras e trabalhadores ganham força em todo o País.
Em relação às ações da Polícia Civil do estado do Paraná no âmbito da denominada “Operação Castra” em Quedas do Iguaçu no dia 04/11/2016, os advogados do caso esclarecem:
Os policiais chegaram por volta das 09h25, pularam o portão da Escola e a janela da recepção e entraram atirando
Mais de dezoito anos separam a morte do trabalhador rural sem-terra Sebastião Camargo e a condenação do assassino, o presidente da União Democrática Rualista (UDR), Marcos Menezes Prochet. Após quase 15 horas de júri popular, realizado nesta segunda-feira (31), em Curitiba, Prochet foi condenado a 15 anos e 9 meses de prisão. O ruralista foi levado preso, mas deve recorrer da decisão.
A ocupação Primeiro de Maio em Betim está com o despejo marcado para o próximo dia 2 de Novembro. A
O MST obteve uma importante vitória diante da onda de criminalização da política que avança no país com a decisão
Não tem arrego: próxima mobilização agendada! Encerrou no Ibirapuera a manifestação de 60 mil pessoas pelo Fora Temer. A Polícia
Na manhã de hoje, cerca de 200 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, do MST, ocuparam a fazenda
Apesar da Secretaria de Segurança Pública de SP tentar coibir o ato marcado para este domingo (4), as Frentes Povo Sem
Integrantes de movimentos sociais e sindicais ocuparam ontem (29) diversas vias públicas do país e prometem fazer o mesmo nesta
O domingo (31) foi marcado por uma série de atos contra o golpe e o ilegítimo governo de Michel Temer
Resiste Maria Bonita Acorda, não arreda o pé Que o povo todo unido Não aceita despejo, constrói na fé! Uma
“Local surge como alternativa em momento em que a sociedade está preocupada com o tipo de alimento que coloca em
Convocatória Frente Povo Sem Medo Campinas Somos o Povo Sem Medo! Somos trabalhadores e trabalhadoras nas indústrias, nas ruas, nos