Paralisação da rede municipal de Cotia, 25 de fevereiro, quarta feira. Ato em frente à prefeitura às 9h

Comissão de educadores de Cotia

Após quatro reuniões da categoria na subsede da APEOESP e duas reuniões com a equipe de governo do município, algumas questões e problemas que afligem a educação de Cotia voltaram à tona. Na verdade, os problemas são os mesmos apontados constantemente e que ainda não foram solucionados. A estrutura básica para aprendizagem de nossos alunos não é garantida.

O que mais indignou a comissão foi a falta de perspectivas e propostas concretas da equipe em solucionar os problemas “diante da redução de repasse do FUNDEB”.

As respostas da equipe de governo foram discutidas pela categoria em 28/11/2014 e 12/02/2015, quando constatamos novamente o descaso com alguns aspectos primordiais para a educação do município:

Estrutura das escolas: questionamos a burocracia, a demora, para se realizar consertos básicos. A situação continua a mesma. Prédios inadequados às diferentes faixas etárias, salas pequenas diante do excesso de aluno;

Falta material básico: papel higiênico, luvas nas creches, papel sulfite…

Insuficiência de professores: o concurso não resolveu o problema. O número de contratados não supre as necessidades das escolas;

Implementação da jornada para 2015: não há possibilidades de alterar a jornada dos alunos. Precisariam contratar mais professores para garantir mais tempo para os alunos na escola.

Benefícios (promoção, progressão, licenças-prêmio): continuam atrasados, se acumulando. A promessa de que começariam a pagar, não está sendo cumprida.

Reajuste/dissídio: até o momento não temos nenhuma informação do percentual.

Ações da categoria

Obter maiores informações sobre repasse FUNDEB e aplicação do mesmo e dos 25% dos recursos públicos do município que deve ser investido;

Divulgar as problemáticas levantadas na imprensa local;

Realizar a paralisação e ato público em 25/02, em frente à Prefeitura de Cotia com os envolvidos com a educação: professores, coordenadores, diretores e vice-diretores, funcionários e pais de alunos.

A comissão

2 de outubro FORA BOLSONARO