Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social

No próximo dia 31, no Senado Federal, centrais sindicais, como a Intersindical, sindicatos e demais entidades de trabalhadores/as, em conjunto com parlamentares farão o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. A Iniciativa é do Senador Paulo Paim, titular da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Diante do pior momento da história recente do país, após um golpe desferido pelo grande capital sobre a democracia e a classe trabalhadora para instalar um governo disposto a acabar com o direito à aposentadoria e estrangular a previdência social no Brasil, essa Frente passa ter um papel muito importante para ampliar o diálogo e a pressão sobre o Congresso Nacional a fim de impedir os retrocessos sociais pretendidos por Temer, Jucá, Cunha, Renan e os demais parlamentares comprometidos com os bancos, que são os principais beneficiários de uma reforma que restringe os direitos previdenciários.

Programação do Seminário:

• Convergência dos Regimes e a Previdência Social – Décio Bruno Lopes, mestre em Direito Previdenciário, vice- presidente de Seguridade Social da Anfip;

• A Estrutura do Seguro Social Brasileiro e seu Impacto na Economia – Eduardo Fagnani – professor da Universidade de Campinas (Unicamp) – pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit);

• A Realidade Tributária da Previdência Brasileira – Melissa Folmann – coordenadora da Pós-Graduação da PUC/PR em Direito Previdenciário;

• Aposentadoria Especial, Pensão e Redução de Direitos – Thaís Riedel, advogada e conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do DF; presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB-DF e presidente do Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário – IBDPREV;

• Previdência Rural e Diferença de Gênero – Jane Lúcia Wilhelm Berwanger, advogada, doutora em Direito Previdenciário e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP);

• Os Impactos das Mudanças Demográficas no Seguro Social – Frederico Melo, economista e técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A Coordenação

2 de outubro FORA BOLSONARO