GM anuncia demissões em massa em São José dos Campos

Empresa alega que as 798 demissões em São José dos Campos são por causa da crise econômica

Na última sexta-feira, 14, a General Motors deu a desculpa da crise econômica para demitir 798 metalúrgicos da planta de São José dos Campos. Os trabalhadores foram impedidos de entrar no local de trabalho e aterrorizados com o boato de demissões, que de fato se confirmaram horas depois.

“É inaceitável que uma multinacional que lucrou bilhões no Brasil e salvou a matriz norte-americana durante a crise de 2008 a 2012, remetendo lucros para o exterior, na primeira dificuldade aqui demita os trabalhadores por telegrama. Todo o apoio da Intersindical à greve, todo o apoio aos trabalhadores e ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos”, reforça Edson Carneiro Índio, Secretário-Geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

Gm SJC 002_01p

Audiência pública na Alesp

As demissões em massa realizadas pela GM em São José dos Campos serão tema de audiência pública, na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira, dia 19, às 19h, no Plenário Teotônio Vilela.

A audiência foi marcada a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e do deputado Carlos Giannazi (PSOL), como parte da luta em defesa dos empregos dos trabalhadores.

Investimentos no Brasil

Na sexta-feira, enquanto os trabalhadores eram demitidos, a diretoria da GM no Brasil se reunia com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, para anunciar um investimento extra no país: mais R$ 6,5 bilhões de 2014 a 2018.

Outra contradição diante dessas demissões em massa: o Brasil foi o país escolhido pela montadora para o seu maior aporte global do ano. Investimentos de R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019.

De acordo com declarações de Santiago Chamorro, presidente da GM do Brasil, no próprio site da empresa, “este é o maior plano de investimentos já feito pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local”.

O aporte extra de R$ 6,5 bilhões, anunciado no dia das demissões em São José dos Campos ,seria um investimento para fortalecer o desenvolvimento de uma nova família global de veículos Chevrolet para atender mercados como Brasil, China, Índia e México.

2 de outubro FORA BOLSONARO
Nilza Pereira: Unidade é a chave para derrotar Bolsonaro