Convocatória do 3º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Convocatória do 3º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

convocatória congresso da intersindical

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Intersindical convoca seu 3° Congresso

O 3° Congresso da Intersindical acontecerá nos dias 26 e 27 de março de 2022 e tem como desafio seguir o combate contra o desemprego, a fome, a pandemia e o projeto autoritário do atual governo. 

Os últimos três anos se conformaram como um dos mais graves períodos da história recente do país, somada a crise ambiental e sanitária, vivemos o pior governo da história do país. Um momento marcado por perdas de direitos e vidas, pelo flagelo da classe trabalhadora em diferentes dimensões. 

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

Coube a atual gestão da Intersindical alinhar todas suas forças em defesa da unidade de ação da classe trabalhadora em defesa dos direitos, dos empregos, do SUS e da democracia; o que se expressou na luta pelo FORA BOLSONARO. 

A Intersindical esteve presente em todas as iniciativas em defesa da democracia e da vida; este sem dúvida foi o legado da gestão 2019-2022 da central.

Agora é o momento de indicar a continuidade da luta, para “Consolidar a central e contribuir para a derrota da extrema direita e do neoliberalismo”; linha geral aprovada pela Direção Nacional da Intersindical reunida nos dias 04 e 05 de dezembro de 2021. 

Diante disso, a Direção Nacional convoca o 3° Congresso Nacional da Intersindical para os dias 26 e 27 de março de 2022, com o objetivo de consolidar o trabalho e avançar na defesa da democracia e dos direitos; e ainda eleger uma nova direção nacional.

O Congresso acontecerá no formato híbrido, parte presencial (representações) e a maior parte participando remotamente. Este formato tem como objetivo respeitar as normas de segurança sanitária exigidas no atual momento da proliferação de novas cepas do COVID-19.

O Congresso será precedido por debates nas bases do movimento sindical e popular e contará ainda com o 2° Seminário Internacional da intersindical, que tem como objetivo seguir aprofundando o Internacionalismo classista da central. Ocorrerá ainda o 3° Encontro de Mulheres da Intersindical que terá, como nas edições anteriores, o papel de refletir e encaminhar políticas para mulheres no âmbito da entidade.

Confira na íntegra a Resolução do Congresso: 

RESOLUÇÃO DA DIREÇÃO NACIONAL DA INTERSINDICAL

Convocatória do 3º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

CONSOLIDAR A CENTRAL E CONTRIBUIR PARA A DERROTA DA EXTREMA DIREITA E DO NEOLIBERALISMO. FORA BOLSONARO!

A Direção Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora reunida nos dias 04 e 05 de dezembro de 2021, em São Paulo aprova a seguinte RESOLUÇÃO DE CONVOCAÇÃO DO SEU 3° CONGRESSO NACIONAL. 

DISPOSIÇÕES INICIAIS

  1. O 3º Congresso Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora acontecerá nos dias 26 e 27 de março de 2022. O congresso é convocado pela Direção Nacional e organizado por uma Comissão Organizadora designada pela Executiva Nacional da central.
  2. Diante dos riscos sanitários em decorrência da COVID 19, o congresso será realizado de forma híbrida, com participação presencial de cerca de 100 delegados e delegadas em São Paulo e os demais participarão virtualmente.
  3. Todas as votações ocorrerão de forma eletrônica, tanto para delegados que participarem de forma presencial ou virtual. 
  4. A programação geral do 3° Congresso será composta ainda do 2° Seminário Internacional da Intersindical e o 4º Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Central acontecerão no dia 25/03, ambos de forma virtual.
  5. O debate de como a Central fortalece as lutas e se constrói em período tão complexo da realidade brasileira e internacional, estará no centro do congresso, que tem por objetivos debater a conjuntura, aprovar um plano de ação, eleger a nova direção nacional e avançar no processo de enraizamento da central nos ramos, frentes, categorias e territórios, além da consolidação e ampliação nos estados da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.
  6. Participam do congresso entidades sindicais (sindicatos, oposições e minorias sindicais, confederações, federações), associações de trabalhadores de caráter sindical, além de movimentos populares que organizam trabalhadoras e trabalhadores dispostos a construir a central como um instrumento classista, democrático, amplo, internacionalista, com independência de classe.  

CADASTRAMENTO DAS ENTIDADES

  1. As entidades, minorias, oposições e movimentos comprometidos com a construção da Intersindical devem fazer o cadastramento nos links abaixo. IMPORTANTE SE CADASTRAR NO FORMULÁRIO CORRETO:

CADASTRAMENTO DE SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE CARÁTER SINDICAL

Link do formulário

CADASTRAMENTO DE MINORIAS  SINDICAIS

Link do formulário

CADASTRAMENTO DE OPOSIÇÕES SINDICAIS

Link do formulário

CADASTRAMENTO DE MOVIMENTOS POPULARES

Link do formulário

  1. O cadastramento iniciará no dia 15/12/2021 até o dia 30/01/2022. Entidades que demonstrarem interesse em participar do processo após essa data deverão informar à Comissão Organizadora do Congresso, através do e-mail [email protected]

TESES E RESOLUÇÕES

  1. As teses, contribuições e propostas de resoluções serão disponibilizadas no site da INTERSINDICAL. Para isso, devem ser apresentadas do dia 10/01/2022 até o dia 01/02/2022, através do e-mail da Comissão Organizadora do Congresso [email protected]

ELEIÇÃO DE DELEGADAS E DELEGADO/AS DO MOVIMENTO SINDICAL E POPULAR

 

  1. Os/as delegado/as serão eleitos com base na proporcionalidade direta, em assembleias unitárias da entidade sindical ou movimento popular, de maneira virtual ou presencial, a critério da organização local.
  1. A convocação da assembleia deve ser cadastrada no formulário on-line indicado pela Comissão Organizadora do Congresso, informando data, horário, link (se for virtual), com, no mínimo, cinco dias de antecedência da sua realização.
  1. A Comissão Organizadora do Congresso poderá enviar observadores para acompanhar as assembleias de maneira presencial ou virtual.
  1. As assembleias devem acontecer entre os dias 02/02/2022 e 06/03/2022
  1. Cada entidade/movimento terá direito a eleger um número de suplentes equivalente a 50% do número total de delegado/as; os suplentes devem ser inscritos juntamente com os/as delegados/as. Os nomes devem ser comunicados à Comissão Organizadora do Congresso em até 05 (cinco) dias após a assembleia, bem como enviados a cópia da ata e lista de presença da assembleia.
  1. Para cada delegada/o, é necessário ter na assembleia de base três trabalhadores/as presentes.
  1. As entidades de abrangência estadual ou nacional poderão realizar assembleias por região/subsede, desde que haja acordo na entidade. Em não havendo acordo, mantém-se uma única assembleia O número de delegado/as será, sempre, proporcional ao total da delegação a que a entidade/movimento tem direito. 

TAXAS CONGRESSUAIS

  1. A taxa congressual cobrirá os custos do congresso. 
  1. As despesas de passagem e hospedagem das delegações presenciais são de responsabilidade das entidades de base.
  1. O pagamento das taxas para cobrir os custos do congresso deve ocorrer em até cinco dias úteis após a realização da assembleia. A data limite para o pagamento da taxa é o dia 11/03/2022. Porém, a Coordenação do Congresso recomenda que o pagamento seja feito o mais breve possível. O recibo de depósito deve ser enviado para o e-mail da coordenação do congresso.
  1. Os custos com a refeição dos delegados e delegadas presenciais serão arcados por taxa congressual específica. 
  1. O valor das taxas congressuais serão definidas pela Comissão Organizadora e informada até o dia 02 de fevereiro.  

As taxas devem ser depositadas na conta corrente da Central:

Banco Itaú
Agência 0593
C/C 06023-9
CNPJ: 20.937.429-0001-17
Intersindical Central da Classe Trabalhadora 

CRITÉRIOS PARA SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE CARÁTER SINDICAL 

  1. Os sindicatos terão direito a no mínimo 02 (dois) delegados/a, mais 1 (hum) delegado/a/a para cada 1 (hum) mil sócios, com fração de 501.

Ex: Um sindicato com 5.600 sócios pode eleger 8 delegados/as correspondendo a no mínimo 2 mais 5 (1 para cada mil sócios), mais 1 (correspondente a fração de 600 sócios).

  1. Sindicatos e entidades filiados e em dia com as contribuições financeiras terão direito a um acréscimo de 50% do número de delegado/as.
  1. Federações e confederações têm direito a 03 (três) delegado/as, eleitos/as no fórum da direção convocado para esse fim.

CRITÉRIOS PARA MINORIA SINDICAL 

  1. Todas as Minorias sindicais terão direito de eleger 01 delegado/a + o número correspondente ao seu peso na entidade. 
  1. A base de representação das minorias sindicais para eleger representantes será a seguinte:
    Um delegado/a/a para cada 2 mil sócios, com fração de 1001.
    Exemplo: um grupo/minoria sindical que possui 20% na diretoria de um sindicato com 60 mil sócios representa, para efeito do nosso congresso, 12 mil trabalhadores/as e poderá eleger até 7 (delegadas/os).
  1. Todas as minorias das Federações e/ confederações têm direito a 01 (hum) delegado/a, eleito/a no fórum convocado para esse fim. 
  1. Observação: A Comissão Organizadora discutirá a possibilidade de aperfeiçoar os critérios de representação das minorias.

CRITÉRIOS PARA OPOSIÇÃO SINDICAL

  1. Todas as Oposições Sindicais têm direito a eleger, no mínimo, 1 delegado/a.
  2. Oposições sindicais que não disputaram a última eleição da entidade terão direito a apenas 01 delegado/a. Nestes casos não se aplica a representação pelo número de sócios.
  3. Oposições sindicais que disputaram a última eleição terão direito de eleger 01 delegado/a + o número correspondente a sua base de representação. Para medir a base de representação, aplica-se o percentual de votos na última eleição sobre o número de sócios da entidade.
  4. A base de representação das oposições sindicais para eleger representantes será:
    Um delegado/a/a para cada 2 mil sócios, com fração de 1001.
    Exemplo: determinada oposição obteve 30% dos votos em eleição de um sindicato com 20 mil sócios. Para efeito do nosso congresso, essa oposição representa 6 mil trabalhadores e poderá eleger 4 delegados/as.

CRITÉRIOS PARA MOVIMENTO POPULAR 

  1. Movimentos populares que organizam trabalhadores (ocupações rurais e urbanas) poderão eleger delegado/as/as no mínimo 1 (um) delegado/a/a + 1 para cada 500 famílias cadastradas com fração de 251.
    Exemplo: Uma ocupação com 800 famílias cadastradas poderá eleger 3 delegado/as. (1 delegado/a no mínimo + 1 delegado/a por ter 500 famílias e + 1 delegado/a pela fração de 300 famílias restante.

DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. A Comissão Organizadora do 3° Congresso Nacional é composta por 10 membros titulares e igual número de suplentes indicados pela Direção Nacional.
  1. A programação do Congresso será elaborada pela Comissão Organizadora e publicada nos canais da Central até o dia 06 de março. 
  1. O sistema de credenciamento e os mecanismos de votação on-line serão viabilizados pela Comissão Organizadora do Congresso. 
  1. Os casos omissos desta resolução serão definidos pela Comissão Organizadora do Congresso e/ou pela Direção Nacional.
  1. Em caso de agravamento do quadro da pandemia de Covid 19, a Comissão Organizadora poderá, com a autorização da Direção Nacional, alterar o formato do congresso para virtual, com vista a cumprir os protocolos de segurança sanitária. 

São Paulo, 05 de dezembro de 2021
Direção Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Já assistiu nossos últimos vídeos no YouTube?

PEC 32 da REFORMA ADMINISTRATIVA é adiada, vitória dos trabalhadores
PEC 32 da REFORMA ADMINISTRATIVA é adiada, vitória dos trabalhadores
PEC 32 e o Desmonte do Serviço Público
PEC 32 e o Desmonte do Serviço Público
Intersindical contra a PEC 32 em Brasília
Intersindical contra a PEC 32 em Brasília
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] Convocatória do 3º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora […]