Os Trabalhadores, o Legado da CNV e a Campanha Reparar Já!: o caso Volkswagen como ponto de partida

Os Trabalhadores, o Legado da CNV e a Campanha Reparar Já!: o caso Volkswagen como ponto de partida

Volkswagen monitorava trabalhadores

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Gostaríamos de convidá-los a serem participantes ativos deste momento de encontro.

Desde o término da Comissão Nacional da Verdade no fim de 2014 insistimos na necessidade de dar continuidade aos trabalhos de verdade, memória, justiça e reparação. Acreditamos que uma das frentes imprescindíveis para o seguimento desta busca é a investigação e a responsabilização das empresas que construíram uma sólida aliança com os militares, condição para que a classe trabalhadora fosse a chave da geração de lucro e, ao mesmo tempo, o alvo prioritário do sistema de repressão e vigilância do período ditatorial.

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

O IIEP vem organizando desde o ano passado a Campanha Reparar Já!, cujo objetivo é investigar e denunciar as grandes empresas corresponsáveis pela repressão aos trabalhadores na ditadura.

Realizamos junto a parceiros nesta empreitada uma série de audiências públicas via a extinta Comissão da Verdade “Rubens Paiva” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que envolveram trabalhadores e dirigentes sindicais de empresas como a Volkswagen, a Embraer, a Cobrasma, o Metrô, a Aliperti e a Companhia Docas. Também promovemos um ato no Arquivo Público Municipal de São Paulo para o lançamento da Campanha Reparar Já! em outros lugares e com iniciativa de outros militantes e estudiosos no Brasil, afora outras atividades neste mesmo sentido.

A proposta do Seminário é de ser um debate participativo, que garanta a contribuição dos convidados, mas prioritariamente a fala e as proposições dos convidados ligados ao movimento sindical, a órgãos públicos da Justiça e a estudiosos do tema que estarão presentes para consolidarmos perspectivas comuns de ação.

Será apresentada a experiência do caso da Volkswagen, na qual operários reprimidos no período ditatorial e trabalhadores-pesquisadores construíram um consistente dossiê de documentação e depoimentos que comprovam a participação da empresa no sistema de repressão junto às forças militares e outras grandes corporações. O trabalho foi recebido em forma de representação pelo Ministério Público Federal que instaurou um inquérito civil para investigar oficialmente o caso.

Assim como a Volks, outras empresas ainda relevantes hoje no mercado estão impunes do conhecimento da população e da responsabilidade pela cooperação com a ditadura. Para aprofundarmos o tema, chamamos como convidados:

Adriano Diogo – Presidente da Comissão da Verdade “Rubens Paiva” da Assembleia Legislativa de São Paulo. Membro da Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo.

Aderson Bussinger – Assessor do Sindicatos de Petroleiros do Rio de Janeiro e de Sergipe – Alagoas. Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ.

Murilo Leal – Presidente da Comissão da Verdade de Osasco. Cientista social, professor da UNIFESP. Autor do livro A reinvenção da classe trabalhadora (1953-1964).

Renan Quinalha – Advogado e pesquisador. Trabalhou na Comissão da Verdade “Rubens Paiva” da Assembleia Legislativa de São Paulo. Autor de Justiça de transição: contornos do conceito.

Rosa Maria Cardoso – Membro da Comissão Nacional da Verdade, coordenadora do “GT-13”. Presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. Advogada de presos políticos na ditadura militar.

Sebastião Neto – Secretário-Executivo do “GT-13” da Comissão Nacional da Verdade. Diretor do IIEP – Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas.

Andrea da Rocha Carvalho GondimProcuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) responsável pelo acompanhamento do Caso Volkswagen

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Já assistiu nossos últimos vídeos no YouTube?

Intersindical no #19JForaBolsonaro na Av. Paulista
Intersindical no #19JForaBolsonaro na Av. Paulista
ELEIÇÕES PERUANAS [Intersindical Debate #34]
ELEIÇÕES PERUANAS [Intersindical Debate #34]
POR QUE IR ÀS RUAS NO 19J? [Intersindical Debate #33]
POR QUE IR ÀS RUAS NO 19J? [Intersindical Debate #33]
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários