Sintepp se solidariza com defensor dos direitos humanos

Sintepp se solidariza com defensor dos direitos humanos

Sintepp se solidariza com defensor dos direitos humanos, Rivelino Zarpellon

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Nota do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) em apoio e solidariedade ao advogado Rivelino Zarpellon

“Direitos humanos não se pede de joelhos, exige-se de pé!” Dom Tomás Balduíno

Vivemos hoje no Brasil um momento extremamente complexo, adverso e de difícil solução: ataques aos direitos da classe trabalhadora, ataques à democracia e às lideranças dos movimentos sociais com o absurdo do extermínio físico.

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

No Pará, vivenciamos uma escalada da violência tanto no campo quanto na cidade. Belém figura entre as dez cidades mais violentas do mundo e a terceira capital do país neste lamentável quesito. Execuções estão banalizadas e chacinas estão se tornando frequentes.

Indiferente ao caos social, o governador do estado limita-se a fazer shows particulares para amigos e bajuladores, enquanto a população vive sob a aba do medo.

O Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – Sintepp, em seus 35 anos de atuação, sempre teve uma posição firme e categórica de combate à violência e em defesa dos Direitos Humanos.

Lamentavelmente, Dr. Rivelino Zarpellon, advogado do Sintepp na Regional Sul, vem sofrendo intimidações e ameaças de morte.

Rivelino Zarpellon é Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Subseção de Xinguara), Conselheiro da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos – SDDH, e professor voluntário na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, é militante ativo dos Direitos Humanos, além de ser ex-professor da rede pública de ensino. Foi fundador e dirigente do Sintepp em Xinguara e primeiro advogado de Regional (Sul) do Sindicato. Sua relação com o sindicato e, por conseguinte, com a defesa de uma educação pública de qualidade social, vem de longas datas, são mais de 30 anos de atuação.

Infelizmente, o companheiro vem sofrendo ameaças por conta de sua atuação em defesa dos Direitos Humanos na região. Isso se deu em meados do 2º semestre do ano passado, fato que o fez sair do estado por um período de 60 dias e voltou a acontecer esta semana com a circulação de pessoas estranhas às proximidades de sua casa, fato testemunhado por vizinhos no dia 05/05 e pelo próprio na manhã de ontem, 09/05.

Os fatos lamentáveis, ligados à luta pela terra e por Reforma Agrária, ocorridos no ano passado na região, podem ter relação com tais ameaças.

É lamentável e reprovável que pessoas sejam ameaçadas por suas ideias, convicções e atuação. Da mesma forma, é lamentável que a impunidade prevaleça. O crime organizado não vencerá!.

O Sintepp vem por meio da presente nota, denunciar à sociedade paraense, à imprensa e, particularmente, ao governo do estado do Pará, através de seus órgãos de segurança estes fatos, considerando que são uma afronta ao Estado de Direito, e cobrar do mesmo, medidas urgentes no sentido de garantir a defesa, a integridade física e o direito à vida à Rivelino Zarpellon, como aos demais cidadãos paraenses.

Do mesmo modo, denunciaremos aos órgãos de Defesa dos Direitos Humanos, nacionais e internacionais, as ameaças sofridas pelo companheiro Rivelino Zarpellon, bem como em todas as instâncias de discussão e participação em que o Sintepp atue.

Assinam esta nota:

  • Coordenação Estadual do Sintepp;
  • Conselho Estadual de Representantes do Sintepp;
  • Coordenações das Regionais do Sintepp;
  • Coordenações da Subsedes do Sintepp.

CLIQUE E ACOMPANHE A INTERSINDICAL NAS REDES

Facebook Intersindical

Instagram Intersindical

YouTube Intersindical

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Já assistiu nossos últimos vídeos no YouTube?

Nilza, pela Intersindical, neste #24JForaBolsonaro na Paulista
Nilza, pela Intersindical, neste #24JForaBolsonaro na Paulista
Edson Índio, Secretário Geral da Intersindical, neste #24JForaBolsonaro, na Paulista
Edson Índio, Secretário Geral da Intersindical, neste #24JForaBolsonaro, na Paulista
Camila, das Brigadas Populares, no #24JForaBolsonaro na Paulista
Camila, das Brigadas Populares, no #24JForaBolsonaro na Paulista
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários