SindSaúde/SC participa da 7ª Conferência Estadual de Saúde

A diretoria do SindSaúde SC participou da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de setembro em Florianópolis. Em conjunto com os militantes do Fórum Catarinense em Defesa do SUS e contra as privatizações, as diretoras e os diretores do Sindicato aprovaram propostas como: (1) a defesa incondicional do Sistema Único de Saúde como política de Estado e direito universal; (2) posicionamento contra as privatizações através de Organizações Sociais e empresas públicas de direito privado; (3) maior financiamento para a saúde pública e a aplicação efetiva desses recursos nas unidades estatais; (4) contra a Desvinculação das Receitas da União que todos os anos desvia milhões das verbas da saúde; (5) a defesa de carreira digna para os trabalhadores e as trabalhadoras da saúde em todas as esferas, municipal, estadual e federal.

A Conferência é o órgão máximo de decisão do Sistema Único de Saúde e acontece em preparação para a conferência Nacional que acontecerá no mês de dezembro de 2015. Durante os trabalhos, também foram rejeitadas propostas do Governo Federal como a abertura para investimentos de capitais estrangeiros na saúde brasileira e a obrigatoriedade de empresas oferecerem planos de saúde privados a seus trabalhadores, bem como o financiamento de planos de saúde privados pelos diversos governos para os servidores públicos.

Os diretores do SindSaúde/SC durante toda a Conferência participaram ativamente dos grupos de discussão e das plenárias, garantindo um debate qualificado sobre a saúde como direito universal do ser humano. Além das diversas propostas importantes, os militantes aprovaram moções contra as Organizações Sociais, contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a Empresa de Administração Hospitalar de Santa Catarina, e outra moção reivindicando contratação imediata de servidores para a saúde através de concurso público.

Ao final de três dias de intensos debates, os diretores do SindSaúde/SC e militantes do Fórum Catarinense em Defesa do SUS e contra as privatizações elegeram vários delegados para a Conferência Nacional de Saúde. Dessa maneira, o SindSaúde/SC reafirma seu compromisso com a defesa do Sistema Único de Saúde 100% público, estatal e de qualidade.

Fonte: Sindsaude Santa Catarina

2 de outubro FORA BOLSONARO