SindSaúde Santa Catarina se filia à INTERSINDICAL

SindSaúde Santa Catarina se filia à INTERSINDICAL

SindSaúde/SC se filia à INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Defesa do SUS, rechaço a contrarreformas e filiação à Intersindical são aprovados no Congresso do SindSaúde/SC

Após dois dias intensos de atividades, reunidos em São José no I Congresso do SindSaúde/SC, trabalhadoras e trabalhadores da saúde de Santa Catarina eleitos delegados em seus locais de trabalho participaram, na manhã de hoje (1/12), da plenária final votando a redação definitiva das resoluções discutidas durante os grupos de trabalho que encerraram a programação desta quinta-feira (30/11).

De um total de 76 resoluções avaliadas nos 6 grupos de trabalho que se reuniram na noite de ontem, 47 foram aprovadas diretamente (62%), 3 foram suprimidas (3,9%), 26 foram consideradas qualificadas, isto é, receberam sugestões de alterações na redação e foram debatidas durante a plenária final.

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

Principais teses e resoluções aprovadas

No eixo “Defesa do SUS”, foram aprovadas as teses de defesa do caráter público e estatal do Hospital Tereza Ramos, de Lages e do Hospital Santa Tereza, em São Pedro de Alcântara. O primeiro, ameaçado com a possibilidade de ser vinculado a uma Organização Social; o segundo, com intenções declaradas de fechamento por parte da Secretaria de Estado da Saúde.

Neste primeiro eixo, também outras duas teses ampliadas em defesa dos princípios, diretrizes e pela consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde); em defesa do SUS 100% Estatal, contra a privatização.

SindSaúde/SC se filia à INTERSINDICAL

O segundo eixo, focado nas contrarreformas trabalhista e previdenciária, teve aprovadas teses de rechaço a esses retrocessos e definindo a resistência a esses ataques como focos prioritários da luta do Sindicato. Também nesse eixo, foram discutidas e aprovadas alterações estatutárias com objetivo de adequar os textos às exigências legais que a atuação do SindSaúde/SC no momento atual.

Reorganização da classe trabalhadora e filiação a central foi o tema do terceiro eixo de teses. Em suma as três teses inscritas defendiam: 1) adiamento da discussão sobre filiação a central sindical 2) filiação à Intersindical Central da Classe Trabalhadora 3) filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ao final, foi aprovada a filiação do SindSaúde/SC à Intersindical.

A relatoria detalhada do Congresso será divulgada assim que concluída pela comissão organizadora.

10 moções são aprovadas

Para serem analisadas em plenária final, as moções precisavam de 43 assinaturas, 30% dos delegados do Congresso. Foram aprovadas moções de repúdio contra o fechamento do Hospital Santa Teresa; contra a aprovação da PEC 95/2017 que congela o orçamento público por 20 anos e pedindo respeito às políticas sociais e serviços essenciais, com devido financiamento público; contra a transferência do SAMU para a pasta de Segurança Pública, assim como a falta de repasses de recursos aos municípios; contra a desfiguração da CLT imposta pela lei 13.467, da Reforma Trabalhista, em vigor desde 11 de novembro;  contra a PEC 287 da reforma da previdência; pela revogação do PL 350, que congela investimentos em áreas essenciais em Santa Catarina; contra as OSs, Ossips, Ebserh, empresas públicas de direito privado e contra todas as formas de privatização.

Também foram aprovadas moções de apoio e de apelo reivindicando que o governo cumpra art. 100, da lei 326/2006 que estabelece a data-base, repudiando a aprovação do PL 350;  em solidariedade aos indígenas guarani do Morro dos Cavalos, que tem sofrido com ataques recorrentes nos últimos anos; pela auditoria da dívida pública brasileira; pela aprovação do projeto de lei das 30 horas da enfermagem 2295/2000.

Fonte: SindSaúde-SC


INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Siga-nos no INSTAGRAM
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Já assistiu nossos últimos vídeos no YouTube?

2 de outubro FORA BOLSONARO
2 de outubro FORA BOLSONARO
Nilza Pereira: Unidade é a chave para derrotar Bolsonaro
Nilza Pereira: Unidade é a chave para derrotar Bolsonaro
100 mil na Paulista pelo Fora Bolsonaro
100 mil na Paulista pelo Fora Bolsonaro
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários