Sindical

reestruturação do banco do brasil

O que é a “reestruturação” do Banco do Brasil?

A Diretoria do Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 11, uma proposta de “reestruturação” da instituição que prevê o fechamento de agências, um programa de demissões voluntárias e a extinção de funções. Saiba o que realmente está em jogo na “reestruturação” do BB.

Absurdo: anúncio de demissão em massa no Santander

Banco Santander rompe com compromisso público de não demitir durante a pandemia e ameaça dispensar 20% do funcionários da instituição. Trabalhadores lançam o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores de Santander.

mp 979

Nota de REPÚDIO à MP 979/2020: Em defesa da autonomia universitária

A Intersindical REPUDIA a Medida Provisória 979/2020 (MP 979/20), que trata da escolha de reitores e reitoras das Universidades, Institutos Federais e CEFET. A Medida Provisória determina que “não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou a formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da COVID-19”.

Não é Reforma Administrativa – É Desmonte dos Serviços Públicos!

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público lança o vídeo “Não é Reforma Administrativa – É Desmonte dos Serviços Públicos!” para campanha em defesa dos servidores e por um serviço público de qualidade contra as reformas propostas pelo governo que prejudicam a população.

Greve Petrobras - suspensão provisória

Petroleiros decidem por suspensão provisória da greve

Nesta quarta-feira (19/02) o Conselho Deliberativo da FUP em conjunto com as direções dos sindicatos da categoria definiram por suspender provisoriamente a greve para que a Comissão Permanente de Negociação da categoria possa participar da Reunião de Mediação agendada para sexta-feira (21/02).

Petroleiros entram no 4º dia de greve

A greve nacional dos petroleiros, realizada por enquanto na base dos sindicatos da FUP, mas que deve envolver também as entidades ligadas à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) tem recebido novas adesões a cada dia.

Admissão de militares no INSS não é bem recebida por parcela dos reservistas

A ideia do Governo Federal de admitir militares inativos no serviço público tem sofrido resistências entre parte dos próprios reservistas e reformados. Principalmente entre “aposentados” de baixas patentes, a medida é vista como tentativa de compensação após o que entendem ser a “traição” do Planalto na Reforma da Previdência.

Em defesa do serviço público

Energia e transportes baratos para um Brasil mais justo Por J. Carlos de Assis Petroleiros, eletricitários, caminhoneiros e outras categorias

alteração estatutária da cassi

Intersindical não reconhece o resultado da alteração estatutária da CASSI

A promulgação do resultado da consulta de alteração do estatuto da CASSI, apreciada pelo corpo social da entidade entre os dias 18/11/2019 à 28/11/2019, ao não observar o texto do art. 73º do estatuto social que determina “Para aprovação de reforma estatutária […], é necessário o quorum de votantes de metade do total de associados registrado no último balancete mensal publicado, mais 1 (um) associado, e, destes, que no mínimo, 2/3 (dois terços) votem favoravelmente, não computados os votos em branco.” é um claro atentado a legalidade e a democracia na condução da CASSI.

plano de luta para servidores

Plenária Nacional das Centrais aprovam plano de luta para servidores

Realizada no dia 26 de novembro (terça-feira) a “Plenária Nacional – Em defesa dos serviços públicos municipal, estadual e federal, das empresas estatais, do Brasil e dos trabalhadores” aprovou em suas resoluções finais um Manifesto e o Plano de Luta em defesa do serviços públicos.

Trabalhadores químicos assinam Convenção Coletiva

Trabalhadores químicos assinam Convenção Coletiva

Foi assinada a convenção coletiva do setor químico com data base dia 01 de novembro. Os salários terão reajuste integral do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que registrou no acumulado do ano 2,55%.

reintegração de psicóloga, hellen cristina de oliveira alves

Trabalhadores exigem reintegração de psicóloga servidora pública do IFPI

A INTERSINDICAL CENTRAL DA CLASSE TRABALHADORA vem a público externar seu repúdio às ações arbitrárias e isoladas praticadas pela direção do Campus do IFPI de São Raimundo Nonato que, numa manipulação grosseira das normas internas e da legislação vigente, estão transformando processos administrativos disciplinares (PAD) em instrumentos de perseguição política de servidores e servidoras. Exemplo berrante dessa postura culminou com a demissão delituosa da servidora e dirigente sindical Hellen Cristina de Oliveira Alves.

Greve do funcionalismo público do Paraná: É GRAVE, É GREVE

Greve do funcionalismo público do Paraná: É GRAVE, É GREVE

O funcionalismo público do Paraná tem vivido um desmonte desde que o governador Beto Richa assumiu o o estado em 2011, atacando os trabalhadores com medidas de austeridade e desmonte do setor público. Em 2015 encaminhou a ALEP um pacote de medidas (que ficou conhecido como “pacotaço de maldades”) onde propunha, dentre outros aspectos, uma migração de massas entre os fundos previdenciários do Estado, algo que inviabilizaria, no longo prazo, o pagamento de aposentadorias e benefícios.

O STF e o escândalo da privatização, por Paulo Kliass

O STF e o escândalo da privatização, por Paulo Kliass

O Supremo Tribunal Federal (STF) adotou uma decisão bastante polêmica na quinta-feira, dia 6 de junho. O pleno foi chamado a se manifestar a respeito da necessidade de autorização legal prévia para que seja levada à privatização qualquer empresa estatal.

Trabalhadores da Merial Boehringer aprovam estado de greve

Trabalhadores da Merial Boehringer aprovam estado de greve

Trabalhadores da Merial Boehringer de Paulínia decidiram, nesta terça (29), pela realização de um protesto contra as mudanças arbitrárias na jornada promovidas pela empresa e greve, caso a empresa não aceite negociar os itens da pauta apresentada pelo Unificados.

14º CONSINAI debate os desafios dos trabalhadores no próximo governo

14º CONSINAI debate os desafios dos trabalhadores para o próximo governo

Acontece desde esta quinta-feira (22) o 14º CONSINAI, o Congresso do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte), na cidade de Mossoró. O tema desta edição é tem “O Estado e as Reformas, para que e para quem”. O Congresso segue até sábado (24).

Vote contra a DESTRUIÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO!

A PEC do Fim do Mundo (atual Emenda Constitucional nº 95) foi aprovada no final de 2016, logo após o golpe que colocou Michel Temer no poder. O mundo ainda não acabou, mas, nesse ritmo, as políticas públicas no Brasil estão próximas do fim. O terrível incêndio do Museu Nacional é o retrato mais simbólico dessa terra arrasada.

Barão de Itararé lança plataforma eleitoral para fortalecer a mídia alternativa

Barão de Itararé lança plataforma eleitoral para fortalecer a mídia alternativa

Na luta por uma comunicação mais democrática, a proposição de políticas para a mídia alternativa deve ocupar um lugar central. Por isso, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé preparou uma plataforma para candidatos e candidatas nas eleições de 2018, intitulada “Uma proposta para o fortalecimento da mídia alternativa”.

Apoio aos servidores e servidoras da UFABC!

Todo apoio aos servidores e servidoras da UFABC!

A Intersindical Central da Classe Trabalhadora repudia a ação absolutamente descabida numa democracia da Corregedoria da Universidade Federal do ABC (UFABC) que instaurou sindicância para investigar a posição política de trabalhadores dentro desta universidade.

Nota pública: Em defesa da EBC, pela pluralidade na comunicação brasileira

Nota pública: Em defesa da EBC, pela pluralidade na comunicação brasileira e contra os ataques do governo à comunicação pública

Na última semana, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e seus trabalhadores voltaram a ser alvo de ataques do governo. No último domingo, a Folha de S. Paulo publicou a intenção do natimorto governo Temer de extinguir a empresa pública de comunicação. Antes, O Estado de S. Paulo questionava de atestado a salários dos trabalhadores da EBC.

Santander lidera reclamações entre os bancos

Santander lidera reclamações entre os bancos

Além da lista de reclamações do BC, outra informação dá conta que o banco espanhol deve anunciar em breve o fechamento de 600 agências no país, ou seja, mais exploração e precarização contra funcionários e clientes.

Passou a greve dos caminhoneiros. E agora? | INTERSINDICAL

Passou a greve dos caminhoneiros. E agora?

A passagem de Pedro Parente no comando da Petrobras foi curta, mas os estragos foram enormes. Nomeado pelo ilegítimo Michel Temer logo após o golpe que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff, Parente pediu demissão no último 1º de junho após a greve dos caminhoneiros e a pressão popular contra sua gestão. Ele foi o principal responsável por mudar a política de preços da Petrobras, que passou a vincular o valor dos combustíveis nos postos às variações diárias do barril de petróleo no mercado mundial.

Sinsaúde-SC lança Diário de Assédio Moral no Trabalho

Sinsaúde-SC lança Diário de Assédio Moral no Trabalho

O assédio moral consiste em comportamentos, ações, gestos, palavras ou escritos que submetem o trabalhador a práticas repetitivas e prolongadas de violência psicológica extrema, em que prevalecem relações desumanas e com comunicação hostil. Essas práticas acabam gerando danos físicos e psicológicos no(a) trabalhador(a), podendo inclusive afetar sua dignidade, autoestima e autodeterminação e levá-lo à morte.

Regulamentação do transporte rodoviário de cargas na pauta da Câmara

Regulamentação do transporte rodoviário de cargas na pauta da Câmara

Depois da crise política produzida pelos 10 dias de paralisação dos caminhoneiros, o plenário da Câmara dos Deputados agendou para votação o projeto de lei que regulamenta o transporte rodoviário de cargas no País (PL 4.860/16). A matéria está na pauta de votações a partir desta terça-feira (5), cuja sessão deliberativa começa às 14 horas.

raiz da greve dos caminhoneiros

A raiz da greve dos caminhoneiros e a regulação do trabalho

Quase todas as análises sobre o movimento dos caminhoneiros, assim como ocorre em outros casos em que o assalariamento não é explícito, assimilam acriticamente a condição de ‘autônomos’ dos trabalhadores, sem perceber que a própria designação é um elemento central da gestão do trabalho pelas empresas, escrevem em Vitor Araújo Filgueiras, professor de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e José Dari Krein, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Em Fortaleza, Servidores de posto de saúde realizam paralisação

Mobilizados pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), servidores do Posto de Saúde Flávio Marcílio (Mucuripe) paralisaram atividades na manhã desta quinta-feira (24) em ato contra a insegurança no local.

Dia Nacional de Lutas em Ponta Grossa (PR) | INTERSINDICAL

Dia Nacional de Lutas em Ponta Grossa (PR)

Em poucos dias, a mobilização dos caminhoneiros conseguiu parar o país e provocar um abalo sísmico no sistema político. Percorrem as margens de toda essa pulsão transformadora e avassaladora a disputa do movimento, via uma guerra ideológica – o que é comum em todo fenômeno espontâneo. O vazio está em demasia e muitos gritam para preenche-lo, sem conseguir, por enquanto, apropriar-se dele em sua completude.

Quarta, 30 de maio é Dia Nacional de Luta

Quarta, 30 de maio é Dia Nacional de Luta

Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam Dia Nacional de Luta. O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas.