Rocinha ganha Centro Comunal para atender suas demandas sociais

A conquista é mais um símbolo de vida, luta, arte e resistência, inspirada em dona Elizia, figura importante que esteve a frente de muitas transformações sociais na comunidade

A Favela da Rocinha tem um novo e excelente espaço de atuação e luta para suas demandas. Foi inaugurado no último dia 17 de abril o Espaço Comunal Elizia Pirozi, que agrega as dimensões necessárias para uma comunidade efervescente como é a Rocinha.

Espaço Comunal Elizia Pirozi, já traz no nome uma história de luta que representa a própria história da formação da Rocinha. Francisca Elizia de Medeiros Pirozi era uma migrante do Rio Grande do Norte, que assim como os primeiros moradores da Rocinha, que ainda hoje vivem na comunidade, vieram para cá ainda jovens do Nordeste e acharam na Rocinha o seu lar, lugar de moradia e de luta.

Como mulher nordestina, começou a trabalhar como costureira quando chegou na cidade do Rio. Na Rocinha se sentia em casa, e no meio de tanta gente das boas e amadas terras do Nordeste, organizou a luta por moradia, educação, saúde e saneamento básico, com destaque para o movimento de criação de creches, Associação de Mulheres da Rocinha e articulação de bolsas de estudos para jovens da comunidade com instituições de ensino. Por mais de 50 anos Elizia viveu a Rocinha e cumpriu a sua promessa de olhar pela Comunidade até o ultimo dia da sua vida.

O Espaço Comunal fica na região da Casa da Paz, tem um espaço de aproximadamente 60 metros quadrados e conta com uma biblioteca popular que homenageia também uma liderança da Rocinha, o Tio Li (Eliezer Pedro de Oliveira), que tem um trabalho com crianças na localidade da Cachopa há 30 anos, Tio Li doou parte do acervo da biblioteca.

No espaço também existe uma cozinha comunitária, comandada pela moradora e também líder comunitária Jack Joy, ativista pelo direito a merenda das escolas, um curso Pré-Vestibular para jovens, o Só Cria da Rocinha e uma Escola de MCs, que conta com MC Galo da Rocinha como um de seus professores.

Além de eventos na rua e apoio socioeducacional, o Centro Comunal oferece também apoio a famílias na distribuição de alimentos e cestas básicas por meio de campanha de arrecadação de alimentos e fundos.

O Espaço Comunal é mantido pelas Brigadas Populares, que atuam apoiando movimentos populares nas periferias de todo o Brasil e que estão na Rocinha há mais de 3 anos.

O Espaço é aberto a toda a comunidade como espaço de atuação e debate democrático, social, criativo e participativo oferecendo um ambiente onde as lideranças da comunidade possam ter não somente o seu lugar de fala, mas também de espaço de realização dos seus trabalhos.

O evento que inaugural do espaço contou com pinturas e murais dos artistas plásticos da Rocinha Pedro Paiva e Marcela Cantuária. O evento foi restrito por medidas de segurança, e teve a participação de algumas lideranças comunitárias e a presença da Deputada Estadual Renata Souza.

Nas falas foram lembradas outras importantes lideranças passadas da comunidade que lutaram desde sempre e das atuais que seguem na batalha por saúde educação, saneamento básico, habitação, cultura arte, esporte, lazer, dignidade e direitos humanos.

Fonte: Agência de Notícias das Favelas
Foto: Severino Franco