Petroleiros fazem dia de lutas contra desmonte da Petrobras

Petroleiros fazem dia de lutas contra desmonte da Petrobras

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Intersindical participa da greve dos petroleiros no litoral paulista

Dirigentes, militantes da Intersindical e do Sindicato dos Bancários de Santos e Região participaram, em conjunto com diretores do Sindipetro-LP e os petroleiros do litoral paulista, da greve de 24 horas, nesta sexta-feira (24/07), na Refinaria Presidente Bernardes, Terminal Pilões e Termoelétrica (Cubatão), UTGCA (Caraguatatuba), no edifício do Valongo (Santos) e Tebar (São Sebastião).

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

Um dos eixos da paralisação nacional é a luta contra a venda de ativos pela presidenta Dilma e o Projeto de Lei do Senador José Serra (PSDB) que tenta privatizar a Petrobras.

Diante do risco iminente de privatização da empresa, através do plano de negócios e da tentativa de entrega do pré-sal às petrolíferas estrangeiras e por conta de que a Petrobras vive hoje um dos maiores ataques já sofridos desde a quebra do monopólio estatal do petróleo, na década de 1990, os petroleiros e a Intersindical promoveram na Baixada Santista a greve de alerta por 24 horas.

Segundo os dirigentes da Intersindical e dos petroleiros a greve desta sexta-feira deve ser apenas o início de uma grande luta em defesa da Petrobras e da soberania nacional do país.

Petrolíferas e banqueiros querem saquear trilhões do povo

O pré-sal brasileiro tem reservas de 300 bilhões de barris. Destes 60 bilhões foram descobertos pela Petrobras. Tudo isso vale 6 trilhões de dólares. Com isso o Brasil tem autossuficiência para mais 50 anos e será um dos 10 maiores produtores de petróleo mundial.

“A Petrobras é a única entre as 5 maiores do setor que aumenta a produção. Exxonmobil (EUA), Britsh Petroleum (britânica), Shell (anglo-holandesa) e Chevron (EUA) estão em queda. Estão golpeando a Petrobras para fatia-la”, alerta Eneida Koury, secretaria geral do Sindicato dos Bancários e da Direção Nacional da Intersindical.

Projeto 131/2015 de José Serra (PSDB)

Com a complacência e sem provocar alardeamento na grande mídia, o senador José Serra (PSDB), que deu entrevistas recentes pregando o desmembramento da Petrobras, apresentou o projeto de lei 131/2015 que altera o sistema de partilha do pré-sal, desobrigando a estatal brasileira de participar dos negócios e excluindo a cláusula que condiciona a participação da Petrobras em, no mínimo, 30% da exploração e produção em cada licitação.

Vamos lutar em defesa dos trabalhadores e da população

“Nossa trajetória de luta é por um governo que represente os trabalhadores, contra a terceirização, contra o ajuste fiscal, contra a privatização da Petrobras e de qualquer serviço público como acontece com as OSs. Também lutamos contra o golpe político que deputados e senadores da direita querem impor ao povo brasileiro para entregar todo o nosso patrimônio, desempregar, retirar direitos e arrochar salários dos trabalhadores. Vamos construir uma greve geral juntamente com movimentos sociais, políticos e sindicais do país. Só resta ao trabalhador muita unidade e luta, para resistir aos ataques do capital”, afirma Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e Secretário de Relações Internacionais da Intersindical.

Veja as fotos deste dia de lutas:
(clique na imagem para ver a galeria em tela cheia. Fotos: Fernando Diegues e Fabiano Couto)

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Já assistiu nossos últimos vídeos no YouTube?

Intersindical no #19JForaBolsonaro na Av. Paulista
Intersindical no #19JForaBolsonaro na Av. Paulista
ELEIÇÕES PERUANAS [Intersindical Debate #34]
ELEIÇÕES PERUANAS [Intersindical Debate #34]
POR QUE IR ÀS RUAS NO 19J? [Intersindical Debate #33]
POR QUE IR ÀS RUAS NO 19J? [Intersindical Debate #33]
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários