Ocupação Povo Sem Medo/Pavuna eleva a temperatura no Rio de Janeiro!

Na manhã do dia 14 de junho, centenas de moradores da Ocupação Povo Sem Medo e da comunidade da Gringolândia, na Pavuna, organizados pelas Brigadas Populares e pela Associação de Moradores da FICAP, lotaram o Plenário e as galerias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para uma Audiência Pública da Comissão Especial de Moradia que tinha como finalidade debater a regularização das duas comunidades.

A Audiência contou com a presença dos Vereadores Reimont Otoni, Leonel Brizola e Tiãozinho do Jacarezinho, com as Brigadas Populares, com o Coletivo de Assessoria Jurídica Popular Mariana Crioula, com o Senador Lindbergh Farias, com a Pastoral de Favelas, com o Instituto de Terras do Estado do Rio de Janeiro – ITERJ e com representantes da Prefeitura.

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter.

O Secretário da Casa Civil, Paulo Messina, se comprometeu publicamente na Audiência com a instituição de um grupo de trabalho formado pela Prefeitura, a Câmara Municipal e os movimentos sociais para dialogar sobre a regularização das duas comunidades, que era o objetivo principal da Audiência Pública.

Foi uma grande vitória oriunda de uma mobilização que já dura oito meses e que obrigou a prefeitura a ceder e abrir um diálogo sobre o direito à moradia de 600 famílias.

As Brigadas Populares, a Associação de Moradores da FICAP e as centenas famílias que lutam pelas suas casas prometerem não arrefecer da luta enquanto o grupo de trabalho não for de fato instituído pela Prefeitura e enquanto a moradia não estiver garantida para todas as famílias.

O prazo para publicação em Diário Oficial da Resolução que deveria instituir esse grupo era dia 18 de junho, segunda-feira, o que não foi cumprido. Uma nova rodada de negociações está prevista para hoje, dia 20/06, com o Secretário da Casa Civil do município.

Fonte: Brigadas Populares

CLIQUE E ACOMPANHE A INTERSINDICAL NAS REDES

Facebook Intersindical

Instagram Intersindical

YouTube Intersindical

Twitter intersindical

Acha esse material importante? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter.