Lucro do Santander Brasil é de R$ 5,8 bi em 2014, 19% do resultado mundial

Imagem: Comunicação da Intersindical

Sindicato dos Bancários de Santos e região

O Santander Brasil, maior banco estrangeiro no país, anunciou nesta terça-feira (3) que obteve lucro líquido de R$ 1,521 bilhão no quarto trimestre de 2014, alta de 7,9% sobre igual período de 2013. No ano, o lucro do banco espanhol ficou em R$ 5,850 bilhões, uma alta de 1,8% frente a 2013.

A carteira de crédito total somou R$ 245,514 bilhões no final de dezembro de 2014, um avanço de 7,9% em 12 meses e 4,7% no trimestre. “Tanto em 12 meses como no trimestre, a variação do real frente ao dólar impactou a carteira de crédito em moeda estrangeira, que inclui também as operações indexadas em dólar”, informou o banco, conforme reportagem do G1.

O saldo das provisões para crédito de liquidação duvidosa totalizou R$ 14,582 bilhões em dezembro de 2014, redução de 2,8% em 12 meses e de 0,8% no trimestre.

O índice de inadimplência, superior a 90 dias, atingiu 3,3% do total da carteira de crédito, mostrando redução de 0,4 ponto percentual em 12 meses e em três meses. O índice de inadimplência entre 15 e 90 dias, atingiu 4,1% em dezembro de 2014, registrando redução de 0,6 ponto percentual em 12 meses e 0,2 ponto percentual quando comparado a setembro de 2014.

Lucro mundial

O Santander, principal banco da Eurozona, registrou em 2014 um lucro mundial de 5,82 bilhões de euros, uma alta de 39,3%, graças ao aumento da atividade e de uma redução das provisões.

Mas no quarto trimestre de 2014, o lucro líquido do banco, em processo de transformação estimulado por Ana Botín, sua nova presidente, caiu 9,3%, a 1,46 bilhão de euros.

No início de janeiro, o banco havia calculado o lucro em 5,8 bilhões de euros e procedeu um aumento do capital de 7,5 bilhões de euros para melhorar a solvência da instituição.

Por países, a maior participação no lucro veio outra vez do Brasil e do Reino Unido, ambos com 19%; seguidos por Espanha (14%), Estados Unidos (10%), México (8%), Chile e Polônia (6% cada um), Alemanha (5%), Argentina (4%) e Portugal (2%).

O produto líquido bancário, indicador do valor agregado obtido pelo banco, progrediu 4% no ano passado, a 29,55 bilhões de euros, segundo um comunicado do banco.

Ana Botin, que sucedeu o pai Emilio, falecido em setembro de 2014, adotou uma nova estratégia de crescimento.

Pela primeira vez desde o início da crise econômica, o lucro do banco aumentou nos 10 principais mercados, entre eles Brasil, Reino Unido, Espanha e México, segundo o Santander.

O banco reduziu em quase 1% seus custos e as provisões duvidosas em 14%, segundo o comunicado.

Pagamento da PLR e do PPRS

Com a publicação do balanço, o movimento sindical reivindica também o pagamento da segunda parcela da PLR e do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS). O Bradesco já anunciou que o crédito da PLR será feito na próxima sexta-feira (6).

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam