fbpx

IV Congresso Internacional ocorre entre os dias 22 e 26 em São Paulo

O “IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde: acidentes, adoecimentos e sofrimentos do mundo do trabalho” será realizado entre os dias 22 e 26 de agosto de 2016 no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. Ainda é possível se inscrever no Portal da Fundacentro, em Próximos Eventos.

Também haverá a possibilidade de se fazer a inscrição durante a realização do evento, mas o ideal é que os interessados se inscrevam previamente para facilitar a emissão do certificado. O IV Congresso terá transmissão on line pela IPTV USP. Ao abrir a página, clique em “Hoje” e, do lado direito, em “Transmissões”, procure pelo evento e clique nele para assisti-lo.

A programação final traz algumas novidades. A conferência de abertura, no dia 22 de agosto, às 16h, será proferida pelo professor do Instituto de Economia da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo. Ele abordará os novos problemas e riscos no mundo do trabalho. Já o médico e pesquisador brasileiro da área de Neurociência da Universidade norte-americana de Duke, Miguel Nicolelis, fará a palestra de encerramento, em 26 de agosto, às 12h.

Com dez mesas, uma conferência de abertura e uma palestra de encerramento, o Congresso reúne especialistas, pesquisadores, militantes e atores sociais brasileiros e de outros países da América Latina. O objetivo é reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente. Ao mesmo tempo se busca refletir sobre as possibilidades de atuação em diferentes frentes de defesa das condições dignas de trabalho e dos mecanismos protetores da vida e da saúde da população.

O primeiro dia contará ainda com o debate “Ameaças à seguridade social”. Na terça-feira, as mesas abordam o “Panorama de desconstrução dos direitos do trabalho e saúde na América Latina” e a questão dos direitos trabalhistas e a crise econômica. Já na quarta, estão em pauta “O futuro do trabalho diante da precarização atual e migrações recentes”, “Organização, gestão do trabalho e violência moral” e “O capitalismo contemporâneo e seus impactos na ampliação da desigualdade e da regulação social do trabalho”.

Na quinta, serão discutidas as “Catástrofes ambientais e humanas”, a “Invisibilidade do mundo do trabalho na mídia” e as “Condições de trabalho e saúde dos jornalistas”. No último dia, ocorre a discussão sobre “Movimentos sociais na defesa dos direitos sociais, do trabalho digno e da saúde”.

A Abrat (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), a ALAL (Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas), o Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP, a Fundacentro e o MPT (Ministério Público do Trabalho) são os organizadores do evento.

Programação

 Acesse a programação final do evento

 

ACHOU ESSA INFORMAÇÃO IMPORTANTE?Inscreva-se para receber nossas atualizações em seu e-mail

*

Top