Atividades

greve dos entregadores

Inédita mobilização marca a greve dos entregadores de aplicativos

oje, 1° de julho, acontece a Greve dos Entregadores vinculados à plataformas digitais de delivery. Somente na iFood são 170 mil trabalhadores vinculados, o números de trabalhadores e trabalhadores neste tipo de atividade cresceu 300% em alguns aplicativos desde o início da pandemia.

brasil pela democracia

Brasil Pela Democracia: Unidade em defesa da vida

Nesta segunda-feira está sendo lançada a Campanha Brasil Pela Democracia, uma iniciativa que reúne dezenas de entidades da sociedade civil brasileira em torno da defesa do Estado Democrático de Direito e da vida.

Intersindical debate a PEC da Reforma Sindical com escritório de advocacia

O Diretor Nacional da Intersindical, Antônio Carlos Cordeiro, participou nesta semana do programa Crivelli Convida, onde debateu e esclareceu o papel das centrais sindicais na PEC da Reforma Sindical (PEC 196/19). O programa é uma iniciativa do escritório Crivelli Advogados Associados. ASSISTA:

protesto na fiesp

03/02: Em defesa de empregos, centrais fazem PROTESTO NA FIESP

O protesto foi marcado para acontecer na frente da Fiesp por várias razões, principalmente porque o presidente da entidade patronal, Paulo Skaf, tem reforçado seu apoio ao governo de Jair Bolsonaro, exterminador de direitos trabalhistas, de empregos formais, que está arrasando com o serviço público e transformando o Brasil no paraíso dos rentistas.

Convocação da Plenária Estadual Intersindical Central da Classe Trabalhadora – Bahia

A Comissão Organizadora da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Seção Bahia, convoca a Plenária Estadual, para recomposição política, que acontecerá em Salvador, no dias 15 de Fevereiro de 2020, às 14h, no auditório do Convento de São Francisco de Assis situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, S/N – Pelourinho, Salvador.

Fórum Sindical e Popular aprova calendário unificado para 2020

Nos dias 14 e 15 de dezembro foi realizado em São Paulo o Seminário Nacional do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas. Com o tema “Lutar unificados para avançar na reorganização e enfrentar o neoliberalismo”, o evento reuniu mais de 500 pessoas de vários estados do país e discutiram a conjuntura, o mundo do trabalho e o processo de reorganização da classe trabalhadora.

intersindical pará

Representantes dos Movimentos Sociais fundam a Intersindical no Pará

Com uma Plenária bastante representativa que contou com a participação de trabalhadoras e trabalhadores, representantes dos movimentos sociais, estudantes, desempregados e autônomos, de vários municípios do estado, foi oficialmente fundada no dia 12 de dezembro, no Hotel Ipê, em Belém (PA), a Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

riqueza do brasil

CAMPANHA: A riqueza do Brasil não se entrega

Nesta semana, 02 a 06 de dezembro, ocorre em todo o Brasil a Jornada de Agitação e Propaganda em Defesa da Soberania Nacional promovida pelo Comitê Em Defesa da Soberania Nacional.

Intersindical recebe delegação sindical chinesa

A Intersindical recebeu nesta quarta-feira (23) uma delegação de sindicalistas chineses da província de Hubei, localizada no centro do país, com forte peso na produção industrial metalúrgica, automotiva e de produtos de alta tecnologia. O encontro teve como objetivo trocar experiências sobre a situação da classe trabalhadora e dos sindicatos nos dois países.

Ato Justiça Para Lula

Ato Justiça Para Lula

Domingo, 13/10 – 14h – Avenida Paulista – As informações publicadas pelo The Intercept Brasil e por diferentes veículos de comunicação comprovam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teve um julgamento justo.

Luta pela Petrobras

3/10 é Dia Nacional de Luta pela Petrobras, em defesa do Brasil!

Os atos pelo país reivindicarão o fortalecimento da Petrobras como patrimônio dos brasileiros, contra a privatização das demais estatais e empresas públicas, contra a Reforma da Previdência, em defesa do meio ambiente, da democracia e do estado democrático de direito.

defesa do meio ambiente

Greve Global Pelo Clima na defesa do meio ambiente, dos direitos e do emprego

Em diversas partes do mundo movimentos pró-clima, indígenas, movimentos sindicais e sociais, famílias e muitos jovens foram às ruas no último dia 20 em defesa do meio ambiente e contra o superaquecimento global. O assunto ganhou repercussão internacional após as queimadas da região amazônica serem veiculadas em todo o mundo.

tsunami da educação, manifestação, muitas pessoas, pessoas na rua, avenida paulista

Tsunami da Educação tomou as ruas neste 13 de agosto

Manifestações contra os cortes para a educação e o fim da aposentadoria ocorreram em centenas de cidades brasileiras. Milhões de estudantes e trabalhadores deram um recado forte ao Governo Bolsonaro e ao Congresso, mostrando que os retrocessos sociais não serão tolerados!

ato contra reforma da previdência, manifestação, 10 de julho, 17 horas, masp, frente povo sem medo

Ato Contra a Reforma da Previdência dia 10 de julho!

Após acertar com o governo Bolsonaro um bilionário toma-dá-cá de emendas por voto, Centrão, PSDB, DEM, MDB e outros partidos cederam à pressão do mercado financeiro e atropelam o incipiente debate para votar a reforma da previdência antes do recesso de julho.

13 de Agosto, manifestação, multidão, pessoas na rua, defesa da educação, pessoas a noite, vista aérea

Greve Geral Vitoriosa

Setores importantes da classe trabalhadora brasileira cruzaram os braços e deram um sinal claro e contundente ao governo, aos deputados e às mentiras da grande mídia.

Foi gigante o 30 de março - É hora de intensificar as mobilizações

Foi gigante o 30 de março

As ruas do Brasil foram ontem, dia 30,  novamente tomadas por milhares e milhares de pessoas contra os cortes de Bolsonaro na educação e na ciência. Nas mais diversas cidades do país, o que se viu foi muita disposição da juventude, grande maioria das manifestações, para fazer o governo recuar dos cortes e mudar a política adotada pelo MEC nos últimos meses.

Dia 30 vai ser maior: pela educação e previdência públicas!

Dia 30 vai ser maior: pela educação e previdência públicas!

No próximo dia 30 de maio a juventude e os diversos setores da classe trabalhadora tomam, novamente, as ruas do Brasil para demonstrar sua disposição de defender a educação pública, sem cortes e sem censura, e de se somar na luta da classe trabalhadora em defesa da previdência pública e solidária.

Multidão na Av Paulista grita: Greve Geral

Uma grande multidão tomou a avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste 15 de maio. O traço marcante da imensa manifestação foi a unidade entre estudantes, professores, pais de alunos e milhares de trabalhadores de outras categorias.

15M: Multidões saíram pela educação e previdência | Intersindical

15M: Multidões saíram pela educação e previdência

O Brasil foi chacoalhado por milhões de pessoas nesta quarta-feira, Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Aposentadoria e da Educação Pública. Foi histórico. Teve a capacidade de unificar a classe trabalhadora, em particular o pessoal da educação e a juventude em defesa de dois direitos fundamentais: a educação pública e a previdência social.

DIEESE lança indicador que mede a condição de trabalho no Brasil

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE lançou nesta quinta-feira (25) o Índice da Condição do Trabalho – ICT. Este indicador foi desenvolvido pela equipe técnica da instituição e tem como objetivo acompanhar e analisar as condições do mercado de trabalho brasileiro, tendo como base a realidade laboral.

Por todo o país, milhares aderem à luta em defesa da Previdência

Por todo o país, milhares aderem à luta em defesa da Previdência

A resistência contra a “deforma da Previdência”, do governo Bolsonaro, começou a encorpar desde a última sexta-feira (22), com as mobilizações nacionais em defesa da aposentadoria. Foi um dia inteiro de atividades, com paralisações, panfletagens e atos de rua, marcando o primeiro protesto nacional contra a PEC, que foi apresentada em 20 de fevereiro.

CE - Fortaleza Contra o Fim da Aposentadoria

Fortaleza (CE) na luta contra a entrega da aposentadoria para os bancos

As Centrais sindicais (Intersindical, CUT, CTB, CSP-Conlutas, CSB, Unidade Classista), as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular e vários sindicatos como o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) promovem neste momento o ato “Ceará contra o Fim da Aposentadoria”.

Dieese reforma da previdência

DIEESE e centrais iniciam Jornada Nacional de Debates sobre a PEC de Bolsonaro que quer acabar com aposentadoria

Às vésperas das manifestações em defesa da aposentadoria, que acontecem nesta sexta-feira (22), dirigentes sindicais se reuniram para lançar a 15ª Jornada Nacional de Debates do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que se debruça sobre a Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019, a reforma previdenciária de Bolsonaro.

Big destaca a importância de sindicatos se filiarem à FSM

Big destaca a importância de sindicatos se filiarem à FSM

Ricardo Saraiva Big, secretário de Relações Internacionais da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, conclamou os sindicatos filiados à central a também se filiarem à Federação Sindical Mundial (FSM) para fortalecer o internacionalismo classista sindical.

Christian Zambrano: privatização da previdência chilena só foi possível devido à ditadura assassina de Pinochet

Christian Zambrano: privatização da previdência chilena só foi possível devido à ditadura assassina de Pinochet

Coordenador da FSM Chile, o dirigente sindical Christian Zambrano falou sobre o sistema previdenciário de seu país à plenária do 2º Congresso da Intersindical – Central da Trabalhadora, neste sábado. Segundo ele, não é possível analisar o processo de privatização das aposentadorias sem destacar o golpe militar e o governo do ditador Augusto Pinochet, que “matou e fez desaparecer homens e mulheres e aniquilar o movimento sindical”.

Clemente Ganz: reinventar o movimento sindical para o novo mundo do trabalho

Clemente Ganz: reinventar o movimento sindical para o novo mundo do trabalho

O diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lúcio, provocou o 2º Congresso da Intersindical com reflexões sobre os impactos da atual reestruturação produtiva do capitalismo (quarta revolução industrial) na atividade sindical.

Está aberto o 2º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Está aberto o 2º Congresso da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Três anos depois, a Intersindical Central da Classe Trabalhadora volta a reunir suas lideranças sindicais e populares de todo o país para realizar seu Congresso Nacional. Neste ano, marcado pela consolidação do Golpe de 2016, a ofensiva contra os trabalhadores e o avanço do imperialismo sobre o Brasil e a América Latina, os eixos do Congresso são “Democracia, Direitos e Soberania”.

Ernesto Freire propõe forte autocrítica para a esquerda | Intersindical

Ernesto Freire propõe forte autocrítica para a esquerda

Ernesto Freire, da Federação Sindical Mundial (FSM) na América Latina, apimentou os debates sobre o “Mundo do Trabalho e os desafios do Movimento Sindical” propondo uma forte autocrítica da esquerda, conclamando pela unidade e a unificação.

Húbert de Jesús Ballesteros Gómez

‘Duque é o maior obstáculo para a paz na Colômbia’, diz Ballesteros

Húbert Ballesteros , da Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común (FARC) um partido político colombiano fundado a partir dos acordos de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as FARC em 2016, num acordo em Havana, explicou parte da conjuntura colombiana deste governo de Ivan Duque Márquez durante o 1 º Seminário Internacional da Intersindical.

‘As massas reclamam a unidade’, conclama Carmela Sifuentes

‘As massas reclamam a unidade’, conclama Carmela Sifuentes

A vice-presidenta da Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru , Carmela Sifuentes, compartilhou, nesta quarta-feira (13/03), durante o 1º Seminário  Internacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, os aspectos da conjuntura  latino-americana na visão peruana e de sua central.

Programação do 2º Congresso Nacional da Intersindical | Intersindical

Programação do 2º Congresso Nacional da Intersindical

A abertura do evento vai acontecer próxima na sexta-feira, dia 15, às 19h no Hotel San Rafael (Largo do Arouche, no centro de SP) aproveitando que as delegações estarão chegando das diversas regiões do país e devem se hospedar no mesmo local. No sábado e domingo (16 e 17), as atividades serão realizadas na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera 192, Praça da Sé).

10 de agosto: Basta de golpe na educação! | INTERSINDICAL

10 de agosto: Basta de golpe na educação!

70% das crianças  de 0 a 3 anos não tem acesso a creche no Brasil, são 7,7 milhões de crianças sem matrícula na educação infantil, segundo o IBGE. Um quadro que prejudica o desenvolvimento escolar posterior destas crianças e afeta a inserção das mães ao mercado de trabalho.

10 DE AGOSTO: Basta de caos na saúde!

Sarampo, pólio, rubéola e difteria voltaram. Após serem erradicadas no país na década de 90 estas doenças retornaram após 2016. Isso se deve ao corte de recursos para a vacinação produzido pelo governo Temer.

10 DE AGOSTO: Basta de insegurança e violência!

No Brasil, segundo o IPEA, são mortos anualmente mais de 60 mil pessoas em decorrência da violência. Uma maioria de 56% dos óbitos são de homens jovens (15-19 anos), sendo que um negro tem 2,5 vezes mais chance de ser morto do que um não negro.

10 DE AGOSTO: Basta de congelamento do serviço público! | INTERSINDICAL

10 DE AGOSTO: Basta de congelamento do serviço público!

A PEC do Fim do Mundo (atual Emenda Constitucional nº 95) foi aprovada no final de 2016, logo após o golpe que colocou Michel Temer no poder. O mundo ainda não acabou, mas, nesse ritmo, as políticas públicas no Brasil estão próximas do fim.