Intersindical

Nota de solidariedade a Cuba

A Intersindical manifesta seu apoio ao povo cubano e seu governo na luta contra as tentativas de desestabilização política e

cuba

Entenda a Guerra Híbrida contra Cuba

Neste 11 de julho foram registrados protestos em algumas localidades de Cuba, atos que ganharam repercussão exagerada na mídia corporativa

Repúdio à demissão de Áureo Cisneiros

A Intersindical Central da Classe Trabalhadora, através de sua Direção Nacional, manifesta veemente repúdio à decisão do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que, de forma arbitrária, exonerou, no último dia 5 de janeiro, o servidor público, comissário da Polícia Civil, Áureo Cisneiros Luna Filho, ex-presidente e atual diretor de imprensa do SINPOL-PE.

Cinco exigências da Classe Trabalhadora

Diante do contexto atual lutamos por cinco medidas emergenciais, que são essenciais para a garantia da vida e dos direitos do povo brasileiro. Leia mais.

Resolução da Intersindical sobre o combate efetivo à COVID-19

Enquanto diversos países no mundo iniciam o processo de imunização contra a Covid-19 ou caminham a passos largos para garantir isso as suas populações, o Brasil permanece refém de um governo negacionista e avesso a ciência, que não garante ao povo o direito ao isolamento social e a testagem em massa.

Centrais lançam campanha nacional pelos R$ 600

O auxílio emergencial de R$ 600,00 garantiu o consumo básico de mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras, ajudou 66 milhões de informais, fomentou a atividade nas empresas e protegeu milhões de empregos.

greve dos entregadores

Inédita mobilização marca a greve dos entregadores de aplicativos

oje, 1° de julho, acontece a Greve dos Entregadores vinculados à plataformas digitais de delivery. Somente na iFood são 170 mil trabalhadores vinculados, o números de trabalhadores e trabalhadores neste tipo de atividade cresceu 300% em alguns aplicativos desde o início da pandemia.

brasil pela democracia

Brasil Pela Democracia: Unidade em defesa da vida

Nesta segunda-feira está sendo lançada a Campanha Brasil Pela Democracia, uma iniciativa que reúne dezenas de entidades da sociedade civil brasileira em torno da defesa do Estado Democrático de Direito e da vida.

mp 979

Nota de REPÚDIO à MP 979/2020: Em defesa da autonomia universitária

A Intersindical REPUDIA a Medida Provisória 979/2020 (MP 979/20), que trata da escolha de reitores e reitoras das Universidades, Institutos Federais e CEFET. A Medida Provisória determina que “não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou a formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da COVID-19”.

Nota da Intersindical sobre o 1º de Maio

Mesmo NÃO TENDO CONCORDÂNCIA com a presença destes personagens em nosso ato, decidimos por construí-lo, porque nosso compromisso é exclusivamente com a classe, e ela estará participando, mesmo que virtualmente, no 1° de Maio. Não poderíamos deixar de colocar nossa posição perante os trabalhadores e trabalhadoras neste momento. A Intersindical apresenta à classe trabalhadora neste 1° de Maio sua posição e compromisso de luta, expressos nos seguintes pontos:

Derrotar a pandemia

Derrotar a pandemia, Bolsonaro e a ganância dos bancos

Nota de Conjuntura da Intersindical – A Intersindical Central da Classe Trabalhadora reafirma que o caminho da superação da crise econômica, sanitária e política brasileira passa pela reafirmação da solidariedade e afirmação do papel do estado e do serviço público.

solidariedade à venezuela

EUA: Defenda seu povo contra o COVID-19 (Nota de solidariedade à Venezuela)

A INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora, entidade filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), vem a público prestar a mais profunda solidariedade ao povo e ao governo bolivariano da Venezuela diante do agravamento das agressões imperialistas estadunidenses à nação de Bolívar, Chávez e Maduro.

cuidar dos profissionais da saúde

Valorizar e cuidar dos profissionais da saúde

Infelizmente, precisou que surgisse um novo vírus – Coronavírus, para que grande parte da sociedade percebesse a importância de todos os profissionais envolvidos na área da saúde.

solidariedade aos metroviários

Nota de solidariedade aos metroviários

A Intersindical Central da Classe Trabalhadora apoia a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do metrô em defesa da vida. Tudo que não é essencial neste momento de pandemia deve ser paralisado, para evitar o crescimento do contágio e poupar vidas. O Metrô e o trem deveriam atender apenas as pessoas que estão no combate ao coronavírus que causa a Covid 19 e aqueles que estão em busca de ajuda médica.

coronavirus

Frente ao coronavírus, centrais cobram medidas protetivas do governo

Nesta quinta-feira (12), as centrais sindicais reuniram-se em São Paulo para discutir a declaração de pandemia global pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em decorrência do novo coronavírus se coloca na defesa de ações coletivas de prevenção à propagação do vírus e seus impactos sociais e econômico.

derrotar bolsonaro

Ocupar as ruas em defesa dos direitos, da democracia e para derrotar Bolsonaro

O governo de Jair Bolsonaro atua para destruir os direitos da classe trabalhadora, desmontar o Estado, entregar as empresas estatais e as riquezas naturais do país, devastar as terras indígenas para entregá-las à sanha de mineradoras e agronegócio. Para tudo isso, Bolsonaro conta com apoio e votos da maioria do Congresso Nacional, do STF, da Rede Globo, Folha SP e da grande mídia. O que está em curso, portanto, é um projeto de destruição nacional para subordinar o país atender aos interesses do capital financeiro e dos Estados Unidos.

Intersindical debate a PEC da Reforma Sindical com escritório de advocacia

O Diretor Nacional da Intersindical, Antônio Carlos Cordeiro, participou nesta semana do programa Crivelli Convida, onde debateu e esclareceu o papel das centrais sindicais na PEC da Reforma Sindical (PEC 196/19). O programa é uma iniciativa do escritório Crivelli Advogados Associados. ASSISTA:

protesto na fiesp

03/02: Em defesa de empregos, centrais fazem PROTESTO NA FIESP

O protesto foi marcado para acontecer na frente da Fiesp por várias razões, principalmente porque o presidente da entidade patronal, Paulo Skaf, tem reforçado seu apoio ao governo de Jair Bolsonaro, exterminador de direitos trabalhistas, de empregos formais, que está arrasando com o serviço público e transformando o Brasil no paraíso dos rentistas.

Convocação da Plenária Estadual Intersindical Central da Classe Trabalhadora – Bahia

A Comissão Organizadora da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Seção Bahia, convoca a Plenária Estadual, para recomposição política, que acontecerá em Salvador, no dias 15 de Fevereiro de 2020, às 14h, no auditório do Convento de São Francisco de Assis situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, S/N – Pelourinho, Salvador.

Fórum Sindical e Popular aprova calendário unificado para 2020

Nos dias 14 e 15 de dezembro foi realizado em São Paulo o Seminário Nacional do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas. Com o tema “Lutar unificados para avançar na reorganização e enfrentar o neoliberalismo”, o evento reuniu mais de 500 pessoas de vários estados do país e discutiram a conjuntura, o mundo do trabalho e o processo de reorganização da classe trabalhadora.

intersindical pará

Representantes dos Movimentos Sociais fundam a Intersindical no Pará

Com uma Plenária bastante representativa que contou com a participação de trabalhadoras e trabalhadores, representantes dos movimentos sociais, estudantes, desempregados e autônomos, de vários municípios do estado, foi oficialmente fundada no dia 12 de dezembro, no Hotel Ipê, em Belém (PA), a Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

riqueza do brasil

CAMPANHA: A riqueza do Brasil não se entrega

Nesta semana, 02 a 06 de dezembro, ocorre em todo o Brasil a Jornada de Agitação e Propaganda em Defesa da Soberania Nacional promovida pelo Comitê Em Defesa da Soberania Nacional.

alteração estatutária da cassi

Intersindical não reconhece o resultado da alteração estatutária da CASSI

A promulgação do resultado da consulta de alteração do estatuto da CASSI, apreciada pelo corpo social da entidade entre os dias 18/11/2019 à 28/11/2019, ao não observar o texto do art. 73º do estatuto social que determina “Para aprovação de reforma estatutária […], é necessário o quorum de votantes de metade do total de associados registrado no último balancete mensal publicado, mais 1 (um) associado, e, destes, que no mínimo, 2/3 (dois terços) votem favoravelmente, não computados os votos em branco.” é um claro atentado a legalidade e a democracia na condução da CASSI.

Seminário Nacional de Povos do Campo e da Floresta

Nós, agricultores e agricultoras familiares, organizados em diversos movimentos sociais, reunimos em Uberlândia com o intuito de debater a conjuntura brasileira e a tarefas políticas dos povos do campo e da floresta. O Seminário foi um momento rico de troca de experiência e alinhamento da resistência.

Resolução da Intersindical: Nota de adesão ao Manifesto ‘A CASSI tem Solução’

Subscrevemos o Manifesto “A CASSI tem Solução” por representar uma solução para a CASSI aderente a esses princípios. Exigimos que a proposta acima seja objeto de apreciação da CASSI nos seus órgãos de governança, pois a governança da CASSI é COMPARTILHADA entre patrocinador e associados. A governança corporativa da CASSI tem obrigação de dar seu parecer pois o funcionalismo POSSUI a sua PROPOSTA!

AI-5 nunca mais: Centrais repudiam declarações de Eduardo Bolsonaro

O movimento sindical brasileiro repudia as declarações ameaçadoras do líder do governo Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em que advoga um novo AI-5 para reprimir as forças do campo democrático, popular e as lutas sociais. A fala covarde e irresponsável do filho do Presidente da República é mais uma “cortina de fumaça” utilizada pra tentar abafar as relações nada republicanas da família Bolsonaro com as milícias.

Intersindical recebe delegação sindical chinesa

A Intersindical recebeu nesta quarta-feira (23) uma delegação de sindicalistas chineses da província de Hubei, localizada no centro do país, com forte peso na produção industrial metalúrgica, automotiva e de produtos de alta tecnologia. O encontro teve como objetivo trocar experiências sobre a situação da classe trabalhadora e dos sindicatos nos dois países.

juventude chilena

Solidariedade aos trabalhadores e à juventude chilena

A INTERSINDICAL CENTRAL DA CLASSE TRABALHADORA, entidade filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), manifesta sua solidariedade ao povo chileno, que na última semana tem se rebelado contra as políticas neoliberais do governo de Sebastián Piñera.

Nota de solidariedade ao povo equatoriano

A Intersindical Central da Classe Trabalhadora se solidariza com a justa e necessária luta dos irmãos e irmãs equatoriano contra o governo neoliberal de Lenín Moreno, presidente que traiu a confiança do povo e os princípios fundantes do seu partido, a Revolucíon Ciudadana.

Ato Justiça Para Lula

Domingo, 13/10 – 14h – Avenida Paulista – As informações publicadas pelo The Intercept Brasil e por diferentes veículos de comunicação comprovam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teve um julgamento justo.

reintegração de psicóloga, hellen cristina de oliveira alves

Trabalhadores exigem reintegração de psicóloga servidora pública do IFPI

A INTERSINDICAL CENTRAL DA CLASSE TRABALHADORA vem a público externar seu repúdio às ações arbitrárias e isoladas praticadas pela direção do Campus do IFPI de São Raimundo Nonato que, numa manipulação grosseira das normas internas e da legislação vigente, estão transformando processos administrativos disciplinares (PAD) em instrumentos de perseguição política de servidores e servidoras. Exemplo berrante dessa postura culminou com a demissão delituosa da servidora e dirigente sindical Hellen Cristina de Oliveira Alves.

Luta pela Petrobras

3/10 é Dia Nacional de Luta pela Petrobras, em defesa do Brasil!

Os atos pelo país reivindicarão o fortalecimento da Petrobras como patrimônio dos brasileiros, contra a privatização das demais estatais e empresas públicas, contra a Reforma da Previdência, em defesa do meio ambiente, da democracia e do estado democrático de direito.

defesa do meio ambiente

Greve Global Pelo Clima na defesa do meio ambiente, dos direitos e do emprego

Em diversas partes do mundo movimentos pró-clima, indígenas, movimentos sindicais e sociais, famílias e muitos jovens foram às ruas no último dia 20 em defesa do meio ambiente e contra o superaquecimento global. O assunto ganhou repercussão internacional após as queimadas da região amazônica serem veiculadas em todo o mundo.

tsunami da educação, manifestação, muitas pessoas, pessoas na rua, avenida paulista

Tsunami da Educação tomou as ruas neste 13 de agosto

Manifestações contra os cortes para a educação e o fim da aposentadoria ocorreram em centenas de cidades brasileiras. Milhões de estudantes e trabalhadores deram um recado forte ao Governo Bolsonaro e ao Congresso, mostrando que os retrocessos sociais não serão tolerados!

ato contra reforma da previdência, manifestação, 10 de julho, 17 horas, masp, frente povo sem medo

Ato Contra a Reforma da Previdência dia 10 de julho!

Após acertar com o governo Bolsonaro um bilionário toma-dá-cá de emendas por voto, Centrão, PSDB, DEM, MDB e outros partidos cederam à pressão do mercado financeiro e atropelam o incipiente debate para votar a reforma da previdência antes do recesso de julho.

13 de Agosto, manifestação, multidão, pessoas na rua, defesa da educação, pessoas a noite, vista aérea

Greve Geral Vitoriosa

Setores importantes da classe trabalhadora brasileira cruzaram os braços e deram um sinal claro e contundente ao governo, aos deputados e às mentiras da grande mídia.

Nota da Intersindical: Cabral Presente!

A morte de sindicalistas na região não é um fato isolado, o companheiro Carlos Cabral é o quarto dirigente do seu sindicato a ser assassinado. A ação de pistoleiros assassinaram João Canuto (1985), Braz Oliveira (1990) e Expedito Ribeiro (1991).

Foi gigante o 30 de março - É hora de intensificar as mobilizações

Foi gigante o 30 de março

As ruas do Brasil foram ontem, dia 30,  novamente tomadas por milhares e milhares de pessoas contra os cortes de Bolsonaro na educação e na ciência. Nas mais diversas cidades do país, o que se viu foi muita disposição da juventude, grande maioria das manifestações, para fazer o governo recuar dos cortes e mudar a política adotada pelo MEC nos últimos meses.

Dia 30 vai ser maior: pela educação e previdência públicas!

No próximo dia 30 de maio a juventude e os diversos setores da classe trabalhadora tomam, novamente, as ruas do Brasil para demonstrar sua disposição de defender a educação pública, sem cortes e sem censura, e de se somar na luta da classe trabalhadora em defesa da previdência pública e solidária.

Multidão na Av Paulista grita: Greve Geral

Uma grande multidão tomou a avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste 15 de maio. O traço marcante da imensa manifestação foi a unidade entre estudantes, professores, pais de alunos e milhares de trabalhadores de outras categorias.

15M: Multidões saíram pela educação e previdência | Intersindical

15M: Multidões saíram pela educação e previdência

O Brasil foi chacoalhado por milhões de pessoas nesta quarta-feira, Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Aposentadoria e da Educação Pública. Foi histórico. Teve a capacidade de unificar a classe trabalhadora, em particular o pessoal da educação e a juventude em defesa de dois direitos fundamentais: a educação pública e a previdência social.

DIEESE lança indicador que mede a condição de trabalho no Brasil

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE lançou nesta quinta-feira (25) o Índice da Condição do Trabalho – ICT. Este indicador foi desenvolvido pela equipe técnica da instituição e tem como objetivo acompanhar e analisar as condições do mercado de trabalho brasileiro, tendo como base a realidade laboral.