Intersindical reafirma a construção de uma Central de Trabalhadores

O 3° Encontro Nacional da Intersindical, que ocorreu nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, contou com a presença de cerca de 500 trabalhadores representando mais de 30 entidades. O encontro reafirmou a necessidade da construção de uma Central de Trabalhadores, contra os ataques dos patrões e do governo Lula.

Na mesa de abertura contamos com diversas organizações parceiras nas lutas como: Conlutas, MTL, MAS, Pastoral Operária, representação do MST, PSoL e PSTU. O encontro aprovou a realização de um Congresso no primeiro semestre de 2010 para a fundação da central de trabalhadores.

A proposta foi apresentada no Seminário de Reorganização que aconteceu nos dias 01 e 02 de novembro. Essa decisão é resultado de muitos debates com vários sindicatos e organizações no país inteiro que têm avaliado a necessidade de fortalecer as lutas da classe trabalhadora. O Encontro discutiu a concepção, caráter e natureza da central, apontando para a centralidade da luta dos trabalhadores.

A central deverá dar conta de organizar os trabalhadores na sua totalidade, formais, informais, terceirizados e precarizados. A discussão da organização a partir do local trabalho é outro ponto que foi muito acumulado, pois só temos força para combater ataques dos patrões e governos com o conjunto dos trabalhadores organizados e mobilizados.

As entidades e organizações presentes denunciaram a criminalização dos movimentos populares, sindicatos e dirigentes, e foi encaminhado organizar campanhas nacionais denunciando o Estado como agente dos interesses do capital. O encontro foi finalizado com um saldo positivo, fortalecendo a esperança no avanço das lutas dos trabalhadores, reafirmando a resistência contra os ataques dos patrões e dos governos e aprovando a construção de uma Central de Trabalhadores.

Viva a luta dos trabalhadores, do Brasil e do Mundo!
Viva a INTERSINDICAL

Intersindical no #19JForaBolsonaro na Av. Paulista