Intersindical faz manifestação contra 31 demissões na Tribuna de Santos

Os militantes da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e da Oposição Sindicato Pra Lutar participaram de manifestação, dia 8/07, em Santos (SP), contra as demissões de 31 trabalhadores do jornal  A Tribuna de Santos, entre eles, 8 jornalistas (estima-se que o número seja mais de 10% da redação) e entre eles constam dois dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo; o diretor regional interino, Glauco Braga, e o dirigente de base interino, Reynaldo Salgado.

Em conjunto com militantes da Intersindical, os jornalistas da Oposição na Baixada Santista (em sua maioria da Central) repudiaram, na porta do jornal, no centro financeiro da cidade, a prática que ataca o movimento sindical exatamente no momento em que a categoria está em plena campanha salarial e a empresa, mesmo beneficiária de desoneração da folha de pagamento, apresenta proposta muito abaixo da inflação do período e ainda seguem praticando demissões em massa, inclusive de dirigentes sindicais. O Grupo A Tribuna é dono da TV Tribuna (filiada à Rede Globo), prédios de luxo na Região, rádio FM e estão construindo um shopping e hotel em uma área gigantesca na Praia Grande.

Os integrantes do movimento Sindicato Pra Lutar estarão juntos nesta batalha para reverter às demissões, juntamente com a Intersindical. “Sem dúvida estas demissões fazem parte de tentativa de intimidação dos trabalhadores e o movimento sindical que os organiza”, disse Gustavo Mesquita, integrante da Chapa 2 – Sindicato é Pra Lutar e militante da Intersindical. Estiveram presentes na manifestação, entre outros jornalistas os militantes da oposição: Adriano Trindade, Vitor Martins, Fernando Diegues, Djalmir Dias e Rafael Marques. O Sindicato dos Jornalistas enviou seu presidente interino para negociar a readmissão de seus diretores.

Gustavo Mesquita, jornalista do Sindicato dos Bancários de Santos, militante da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e da Oposição Sindicato é Pra Lutar/Baixada Santista, coletivo de trabalhadores da imprensa. (Foto: Fernando Diegues)

Fonte: Oposição dos Jornalistas – Sindicato Pra Lutar/Baixada Santista.
Fotos: Fernando Diegues

Nilza, pela Intersindical, neste #24JForaBolsonaro na Paulista
Edson Índio, Secretário Geral da Intersindical, neste #24JForaBolsonaro, na Paulista
Camila, das Brigadas Populares, no #24JForaBolsonaro na Paulista