Greve dos bancários: capixabas seguem firme com 353 agências fechadas

Trezentos e cinqüenta e três. Esse é o número de agências fechadas no Espírito Santo nesta sexta-feira, 23, décimo sétimo dia de greve da categoria. Os bancos continuam negando as reivindicações dos bancários e não há previsão de nova negociação entre o Comando Nacional da categoria e a Fenaban.

Mapa de greve

Na Grande Vitória, são 190 agências fechadas, sendo 40 da Caixa, 56 do Banestes, 43 do Banco do Brasil, 15 do Santander, 15 do Bradesco, 15 do Itaú, 5 do HSBC e 1 do Safra. Também estão fechados três departamentos da Caixa, o prédio do Bandes, CPD do Banestes e Pio XII do Banco do Brasil.

No Interior do Estado 163 agências aderiram à paralisação: 45 da caixa, 46 do Banestes, 57 do Banco do Brasil, três do BNB e 12 dos privados.

Negociação

A última rodada de negociação, realizada no dia 15, terminou sem acordo e não há próxima reunião agendada. Enquanto os banqueiros se recusam a negociar de forma séria com a categoria, a greve segue por tempo indeterminado.

Lucro X demissões

No primeiro semestre de 2016, o lucro dos cinco maiores bancos que atuam no país chegou a R$ 29,7 bilhões de lucro. Enquanto isso, de janeiro a julho houve corte de 7.897 postos de trabalho.

Contra a retirada de direitos

Em greve desde o dia 06 de setembro, os bancários e bancárias participaram nesta quinta de ato público que marcou um dia nacional de mobilização contra as ameaças aos direitos promovidas pelo governo ilegítimo de Temer. Entre as medidas criticadas estão o projeto de lei que libera a terceirização no país (PLC 30/2015), a PEC 241/2016, que propõe o congelamento de gastos sociais por até vinte anos, e o PLP 257/2016, que renegocia as dívidas dos Estados com a União retirando direitos dos servidores públicos e a Reforma da Previdência.

Principais reivindicações dos bancários

• Reajuste salarial: reposição da inflação (9,62%) mais 5% de aumento real;
  • PLR: 3 salários mais R$8.317,90;
  • Piso: R$3.940,24 (equivalente ao salário mínimo do Dieese em valores de junho último);
  • Vale alimentação no valor de R$880,00 ao mês (valor do salário mínimo);
  • Vale refeição no valor de R$880,00 ao mês;
  • 13ª cesta e auxílio-creche/babá no valor de R$880,00 ao mês;
  • Melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários;
  • Emprego: fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações diante dos riscos de aprovação do PLC 30/15 no Senado Federal, além da ratificação da Convenção 158 da OIT, que coíbe dispensas imotivadas;
  • Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS): para todos os bancários;
  • Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós;
  • Prevenção contra assaltos e sequestros: permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários, conforme legislação. Instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de autoatendimento e biombos nos caixas. Abertura e fechamento remoto das agências, fim da guarda das chaves por funcionários;
  • Igualdade de oportunidades: fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência (PCDs).

Fonte: Sindicato dos Bancários do Espírito Santo