Fasubra vai discutir carreira dos técnicos administrativos em encontro nacional

Técnicos administrativos de todo o país vão se reunir no final deste mês, em Brasília, para discutir o aprimoramento de suas carreiras. O I Encontro Nacional de Aprimoramento de Carreira acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, por iniciativa da Fasubra, a federação que organiza os sindicatos dos técnicos administrativos em todo o território nacional.

O aprimoramento da carreira é um dos itens do Termo de Acordo de Greve, firmado em 2015 com o Governo Federal. Entre os tópicos que devem ser discutidos no Encontro Nacional, estão: reconhecimento de saberes e competências (RSC), a figura do técnico substituto e o redimensionamento de pessoal dentro das universidades federais.

LISTA INTERSINDICAL

RECEBA INFORMAÇÕES IMPORTANTES NO SEU E-MAIL

Desses, um dos pontos mais polêmicos são os critérios para o reconhecimento de saberes e competências. Já existe uma proposta, elaborada a partir dos institutos federais, mas ela sofre críticas por parte da Fasubra. “Os saberes e competências que eles propõem em sua grande maioria são adquiridos apenas em cargos de chefia”, critica Adriana Stella, da Coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da Federação.

Ela cita como exemplo o item que estabelece pontuação para quem participa de comissões. “Quem faz isso sempre é quem está próximo da administração”, reclama.

Fora isso, os únicos beneficiados pela proposta são os ocupantes de cargos de nível D e E, de acordo com a Fasubra. Para Adriana, o plano elaborado pelos institutos federais tem um viés administrativo e academicista. “Ele valoriza, por exemplo, quem auxilia os docentes em pesquisas. Mas quem exerce esse tipo de atividade está apenas nos níveis D e E”, explica.

O projeto foi baseado no RSC dos docentes que não são de magistério superior. “Quando fizeram a transposição para nossa carreira, não adequaram à nossa realidade, às nossas características”, censura Adriana.

O resultado das discussões dos dias 26 e 27 serão encaminhados para que as bases sindicais também façam suas contribuições. O saldo voltará a ser debatido em outro encontro nacional, no dia 31 de março.

Comentex
    ()