Famílias realizam nova ocupação na Vila Mariana

Nasce nova ocupação em São Paulo. Não apenas uma ocupação, mas um novo espaço de resistência contra o voraz mercado imobiliário e o déficit habitacional que a tanto tampo assola a cidade de São Paulo.

Na madrugada do dia 1º de abril a frente Unidade Aberta, composta por Brigadas Populares e Movimento de Moradia da Região, realizaram uma ocupação em uma antiga escola da Vila Mariana, em São Paulo, que estava abandonada há mais de 13 anos.

Luana, coordenadora da nova Ocupação da Vila Mariana, diz que “eles (a elite) acham que mulheres de baixa renda, pretas, não podem ter o mesmo de convívio social que as pessoas da classe social deles”. Segundo ela “o lugar se encontrava há muito tempo desocupado, sujo e juntando bichos”.

Agora, continua ela, “nós, que estamos precisando, vamos limpar, cuidar para termos um lugar para poder morar”. Luana também convida toda a comunidade para conhecer o espaço e poder acompanhar o desenvolvimento desse novo local de moradia.

A ação foi parte de uma série de ocupações que ocorreram pela capital paulista organizada por famílias de diversos movimentos atuantes na região.

O movimento da Ocupação Vila Mariana também pede que quem quiser contribua pelo PIX [email protected] ou ajude compartilhando a informação com quem mais tiver interesse.

Veja o depoimento da Luana logo abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Brigadas Populares São Paulo (@brigadaspopulares_sp)