EUA: Defenda seu povo contra o COVID-19 (Nota de solidariedade à Venezuela)

solidariedade à venezuela

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO GOVERNO BOLIVARIANO DA VENEZUELA

A INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora, entidade filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), vem a público prestar a mais profunda solidariedade ao povo e ao governo bolivariano da Venezuela diante do agravamento das agressões imperialistas estadunidenses à nação de Bolívar, Chávez e Maduro.

Nos últimos dias, violando as normas do Direito Internacional e o bom-senso diante da ameaça global representada pela pandemia do COVID-19, o Governo de Donald Trump assume uma postura agressiva contra o Governo da Venezuela, realizando um conjunto de manobras de pressão e desestabilização.

Realiza para isso uma acusação grave contra os dirigentes políticos do Governo Bolivariano, os acusando de crimes de narcotráfico e terrorismo. Tal difamação foi proclamada por Willian Barr, chefe do Departamento de Estado dos EUA. A acusação grave e falsa foi dirigida contra o Presidente Nicolás Maduro, o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte Diosdado Cabello, o Presidente do Tribunal Supremo de Justiça Maikel Moreno e vários outros membros das instâncias máximas do Estado. Completando a infâmia de Washington, o Secretário de Defesa de Trump anunciou o pagamento de 15 milhões de dólares pela captura de Maduro e 10 milhões para demais representantes do estado venezuelano (1).

O Secretário de Estado deste país, Mike Pompeo, publicou um comunicado desconhecendo a Constituição da República Bolivariana da Venezuela, assim como as instituições erguidas pela decisão constituinte do povo venezuelano. Um gesto que pretende subtrair a soberania e o direito à autodeterminação de um povo e submetê-lo a discricionariedade de Washington. A prova dessa tática foi dada pelo próprio Secretário de Estado, ao afirmar que os motivos para a pressão militar e diplomática seria o estabelecimento de um governo de “transição” na Venezuela, ou seja, um governo não eleito pelo povo. (2)

Completando a trama belicista, os EUA dobraram a presença militar no Caribe nas áreas próximas à costa venezuelana, a maior em 30 anos, reforçando a presença naval com mais embarcações militares, helicópteros e soldados. (3)

Esta manobra político-militar do governo de Trump tem como objetivo não apenas atacar o Estado Bolivariano, mas também perpetrar uma cortina de fumaça que possa desviar a atenção dos seus problemas domésticos, em especial a desmoralizante postura que a Casa branca tem assumido no combate a pandemia do Coronavírus. Sem estrutura de saúde adequada, a o COVID-19 se espalha pelo território estadunidense, colocando em risco milhões de vidas humanas daquele país. (4)

Trump, em uma medida repugnante, ordena o sequestro internacional de equipamentos de proteção e de saúde, incluindo aqueles já adquiridos por outras nações, o que agride frontalmente o direito internacional, os acordos diplomáticos no âmbito das organizações multilaterais, e agride, afinal, a própria dignidade humana por colocar em risco milhões em diversos rincões do mundo. (5)

A continuidade do bloqueio econômico promovido pelo governo estadunidense é um obstáculo central para que a Venezuela combata de forma mais eficaz à pandemia do coronavírus. Neste sentido é fundamental a retirada imediata das medidas de bloqueio adotadas pelo governo ianque.

Diante da gravidade destes acontecimentos, reafirmamos a luta de resistência e a reivindicação pela paz com dignidade e soberania para o povo venezuelano.
Prestamos solidariedade ao presidente Nicolás Maduro, constitucionalmente chefe de estado pela decisão popular.

Conclamamos a classe trabalhadora brasileira a prestar solidariedade à Revolução Bolivariana e rechaçar o imperialismo.

VIVA A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA!

#NOMORETRUMP

São Paulo, 08 de abril de 2020.
Direção Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Fontes:
(1) https://brasil.elpais.com/internacional/2020-03-26/eua-acusam-maduro-de-narcotrafico-e-oferecem-15-milhoes-de-dolares-por-informacoes-que-levem-a-detencao.html
(2) https://oglobo.globo.com/mundo/em-troca-de-suspensao-de-sancoes-eua-propoem-governo-de-transicao-na-venezuela-sem-maduro-nem-guaido-24341195
(3) https://www.brasildefato.com.br/2020/04/02/estados-unidos-deslocam-forca-naval-para-perto-da-venezuela
(4) https://www.poder360.com.br/coronavirus/eua-registram-recorde-mundial-de-mortes-por-covid-19-em-1-dia-dw/
(5) https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/04/nao-queremos-outros-conseguindo-mascaras-diz-donald-trump-sobre-equipamentos-de-protecao-contra-o-coronavirus.ghtml

LEIA A NOTA TAMBÉM EM ESPANHOL

EE. UU.: DEFIENDA A SU PUEBLO CONTRA COVID-19

NOTA DE SOLIDARIDAD AL GOBIERNO BOLIVARIANO DE VENEZUELA

La INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora, una entidad afiliada a la Federación Sindical Mundial (FSM), afirma públicamente su solidaridad más profunda al pueblo y al gobierno bolivariano de Venezuela ante el empeoramiento de las agresiones imperialistas estadounidenses contra la nación de Bolívar, Chávez y Maduro.

En los últimos días, violando las normas del derecho internacional y el sentido común frente a la amenaza global que representa la pandemia de COVID-19, el gobierno de Donald Trump adopta una postura agresiva contra el gobierno de Venezuela, llevando a cabo una serie de presiones y el intento de desestabilizar al gobierno bolivariano.

Con este fin, lleva a cabo una acusación seria contra los líderes políticos del Gobierno Bolivariano, acusándolos de delitos de narcotráfico y terrorismo. Tal difamación fue proclamada por Willian Barr, jefe del Departamento de Estado de los Estados Unidos. La acusación seria y falsa fue dirigida contra el presidente Nicolás Maduro, el presidente de la Asamblea Nacional Constituyente Diosdado Cabello, el presidente de la Corte Suprema de Justicia Maikel Moreno y varios otros miembros de los más altos niveles del Estado. Completando la infamia de Washington, el Secretario de Defensa de Trump anunció el pago de 15 millones de dólares por la captura de Maduro y 10 millones por otros representantes del estado venezolano (1).

El Secretario de Estado del país, Mike Pompeo, publicó una declaración que desconoce la Constitución de la República Bolivariana de Venezuela, así como las instituciones erigidas por la decisión constitucional del pueblo venezolano. Un gesto que busca restar la soberanía y el derecho a la autodeterminación de un pueblo y someterlo a la discreción de Washington. La prueba de esta táctica fue dada por el propio Secretario de Estado, afirmando que las razones de la presión militar y diplomática sería el establecimiento de un gobierno de “transición” en Venezuela, es decir, un gobierno no elegido por el pueblo. (2)

Completando el complot belicista, Estados Unidos duplicó su presencia militar en el Caribe en áreas cercanas a la costa venezolana, la más grande en 30 años, reforzando la presencia naval con más buques militares, helicópteros y soldados. (3)

Esta maniobra político-militar de la administración Trump apunta no solo a atacar al Estado bolivariano, sino también a perpetrar una cortina de humo que puede desviar la atención de sus problemas internos, en particular la postura desmoralizadora que la Casa Blanca ha adoptado para combatir Pandemia de coronavirus. Sin una estructura de salud adecuada, COVID-19 se extiende por todo el territorio de los Estados Unidos, poniendo en riesgo millones de vidas humanas en ese país. (4)

Trump, en una medida repugnante, ordena el secuestro internacional de equipos de protección y salud, incluidos los ya adquiridos por otras naciones, que ataca directamente el derecho internacional, los acuerdos diplomáticos dentro del alcance de las organizaciones multilaterales y, después de todo, los ataques a la dignidad humana por poner en riesgo a millones de personas en diferentes partes del mundo. (5)

La continuación del bloqueo económico promovido por el gobierno de los Estados Unidos es un obstáculo central para que Venezuela luche más eficazmente contra la pandemia de coronavirus. En este sentido, es esencial retirar de inmediato las medidas de bloqueo adoptadas por el gobierno yanqui.

Dada la seriedad de estos eventos, reafirmamos la lucha por la resistencia y la demanda de paz con dignidad y soberanía para el pueblo venezolano.

Somos solidarios con el presidente Nicolás Maduro, constitucionalmente jefe de estado por la decisión popular.

Hacemos un llamado a la clase trabajadora brasileña para que muestre solidaridad con la Revolución Bolivariana y rechace el imperialismo.

¡VIVA LA REVOLUCIÓN BOLIVARIANA!

#NOMORETRUMP

São Paulo, 8 de abril de 2020.

Dirección Nacional Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Fuentes: