Encontro de memória política dos trabalhadores entre os dias 13 e 15 de novembro

Neste fim de semana ocorrerá o Encontro de memória política dos trabalhadores (dias 13 à noite, 14 durante todo o dia e 15/11 pela manhã, no Sindicato dos Químicos de São Paulo). O encontro será a consolidação de uma articulação iniciada no início deste ano entre os núcleos de memória política espalhados pelo país que têm como foco o resgate das lutas da classe.

O recente recebimento da denúncia da Volkswagen ao Ministério Público Federal (MPF) por cumplicidade com a ditadura para a prática de graves violações de direitos humanos coloca a necessidade de pensarmos a continuidade das ações para a responsabilização empresarial e suas implicações jurídicas e políticas. Apesar das profundas divergências a representação foi uma iniciativa unitária, assinada por todas as centrais sindicais existentes no Brasil: CGTB, CSB, CSP- Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, NCST e UGT. O caso Volkswagen é apenas um pontapé inicial.

As atividades

A atividade de sexta-feira (13) será um debate aberto que abordará os múltiplos aspectos da cooperação das empresas com a ditadura. É uma abertura política do encontro e é muito importante a presença do maior número possível de sindicalistas e militantes em geral. (veja abaixo o cartaz divulgação)

Outro espaço muito importante será o de sábado, quando discutiremos os casos concretos de cooperação de empresas com a ditadura e os encaminhamentos possíveis para avançar no processo de investigação e formalização de denúncias ao Ministério Público Federal, como fizemos com a Volkswagen.

Por fim, destacamos a importância da presença do Fórum nesses dois momentos que terão como pauta central a reparação empresarial, ainda mais depois de toda a repercussão que tem gerado o caso Volkswagen e a matéria publicada pela imprensa.

Pedimos que por favor confirmem a presença por email ou pelo telefone (11) 97110-2474.

Programação parcial (baixe a programação completa clicando aqui):

13/11, 18h00 – Abertura: A cooperação das empresas com a ditadura civil-militar. Painel com sindicalistas, juristas e historiadores sobre as diferentes dimensões da violência contra trabalhadores na ditadura e a possível responsabilização dos criminosos civis e militares.
Participação livre para militantes e sindicalistas.

14/11, 13h30-16h30 – Apresentação dos casos concretos pelas entidades sindicais das empresas que possam ser responsabilizadas por graves violações de direitos humanos. Debate os aspectos jurídicos da responsabilização, das maneiras de se construir e encaminhar as denúncias e seus alcances e consequências políticas.

cartaz-13.11-final-web

2 de outubro FORA BOLSONARO