A Volkswagen e seu passado sujo na ditadura militar serão exibidos em filme nesta quarta-feira (9), em SP

Documentário 'Cúmplices? A Volks e a ditadura militar brasileira'

Documentário ‘Cúmplices? A Volks e a ditadura militar brasileira’

O documentário ‘Cúmplices? A Volks e a ditadura militar brasileira’ sobre a cooperação da Volkswagen com os militares será exibido na Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta-feira (9), às 18h.

A exibição contará com a presença de trabalhadores lutadores da Volks que têm se reunido regularmente para discutir o assunto e encaminhar medidas contra a empresa. Haverá um debate e esclarecimentos.

Produzido pela TV pública alemã, ARD, e dirigido por Stefanie Dodt e Thomas Aders, é baseado em investigações do Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Verdade, Justiça e Reparação e do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas), essenciais para a instauração da ação pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

O documentário mostra as promíscuas relações da Volkswagen no Brasil com os órgãos de repressão na ditadura militar, que além da espionagem e perseguição com tortura aos trabalhadores, colaborou financeiramente com a doação de veículos aos militares.

No caso da Volks, o agravante chega a tal ponto de ter em seu quadro funcional na planta do ABC paulista um criminoso de guerra que estava entre as dez pessoas mais procuradas do mundo, o ex-comandante dos campos de extermínio de Treblinka e Sobibór na Polônia, Franz Paul Stangl, que trabalhou por oito anos na empresa no Brasil, entre 1959 e 1967.

Stangl assumiu a espionagem dos funcionários da empresa por meio de um setor de monitoramento e vigilância na unidade de São Bernardo do Campo.

SERVIÇO:

Documentário: Cúmplices? A Volks e a ditadura militar brasileira
Local:
Câmara Municipal de São Paulo

Quando: Nesta quarta-feira (9)
Horário: Às 18h.

Reportagem da TVT sobre o caso Volkswagen e a ditadura militar brasileira:

ASSISTA ONLINE

O documentário ‘Cúmplices? A Volks e a ditadura militar brasileira’ está disponível com legendas em português na internet. Tem 44 minutos e pode ser visto em qualquer smartphone, computador, tablet etc.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO FILME LEGENDADO

A página está em alemão, mas o filme está legendado em português.

Caso não consiga acessar, mande whastsapp para 11- 97110-2474 ou email para [email protected] que eles enviam o arquivo.

INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube

Edson Índio, na Conferência Nacional dos Bancários