fbpx

Total desestruturação da Covisa pelo prefeito Bruno Covas

desestruturação da covisa

Na última segunda-feira (17), os profissionais de Saúde fizeram uma atividade desde o prédio da Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa) até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) exigindo a revogação do decreto.

Hoje (18) farão novo ato, solicitando também que o Secretário atenda uma comissão para discutir o assunto, inicialmente agendada para as 14h do mesmo dia

No ultimo dia 14, por meio de edição extra do Diário Oficial do Município, o atual prefeito de SP, publicou o Decreto Municipal 59.685 reestruturando a SMS, mantendo a DIVISAT dentro da Covisa, que coordena todos os 6 CRST (Centro de Referência em Saúde do trabalhador), mas a portaria 319/2020 SMS-G do mesmo dia  transferiu mais de 260 funcionários da Saúde lotados em Covisa para as CRS incluindo todos lotados na DVISAT (Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador).

Um Ataque brutal ao SUS, o maior sistema publico de Saúde do mundo, importante na luta conta o Covid-19, pois a Covisa cuida desde da água que você toma em um bar na periferia até ao mais luxoso restaurante da Zona Sul, passando por supermercados, açougues, industrias.zoonose, serviço funerário etc

Exatamente um dia antes do inicio da trava eleitoral que não permite transferência de pessoal sem autorização em função das eleições municipais que irão ocorrer em 15 de novembro.

Como o Governo Federal que me plena pandemia mantém um Ministro interino na Saúde, o “Administrador” da maior cidade da América latina ignorando os mais de 220.000 casos confirmados e mais de 10.000 mortos, (números maiores que muitos países no mundo) vem através de um decreto que somente ira prejudicar toda a população, somente um governo neo-liberal que não tem qualquer comprometimento com o povo para agir dessa maneira.

A quem pode favorecer tal ato, grandes e maus empresários?

Como pode um governante  esvaziar o setor mais importante para a saúde da população, principalmente pelo problema que passamos pois desde o inicio da Pandenia foram mais de 1000 denuncias, desde relacionadas a COVID que juntamente com os 6 CRST,, fizeram ações de fiscalização em ambientes de trabalho, fazendo com que empresas adotassem as medidas de prevenção nos locais de trabalho visando manutenção da saúde dos trabalhadores e da população em geral, pois dessa maneira diminui o risco de transmissão da doença.

Além disso elaboraram varias Notas técnicas, com orientações para a prevenção de infecção, direcionadas a diversos tipos de estabelecimentos como limpeza urbana, manutenção de automóveis, lavanderias,serviço de entrega, manutenção de ar condicionado, táxi, carros de aplicativos, etc

Tudo disponível no site da Prefeitura de São Paulo.

Segue um resumo das funções da COVISA:

A COVISA foi criada em 2003, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, como resultado da plena responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) assumida pelo Município de São Paulo. Em 2004, foram agregadas diversas estruturas do campo da Vigilância em Saúde nesta Coordenação.

A COVISA reúne as Gerências: Administração e Finanças, Gestão de Pessoas, Centro de Controle de Doenças, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde, Núcleo Técnico Comunicação em Vigilância em Saúde, Núcleo Técnico de Informação em Vigilância em Saúde e o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos do Município de São Paulo.

As gerências coordenam, planejam e desenvolvem projetos, programas e ações de orientação, educação, intervenção e fiscalização pertinentes às suas respectivas áreas de atuação. Assim como desenvolvem investigação de casos ou de surtos e assumem a operação de situações epidemiológicas de doenças de notificação compulsória ou agravos inusitados de saúde. Também elaboram normas técnicas e padrões destinados à garantia da qualidade de saúde da população.

Sergio Augusto Sobrinho
Diretor sindicato dos Bancários de SP
Conselheiro Gestor do CRST-Freguesia do Ó
Dirigente da Intersindical

ACHOU ESSA INFORMAÇÃO IMPORTANTE?Inscreva-se para receber nossas atualizações em seu e-mail

*

Top