Deputados aprovam texto-base do ‘Programa de Proteção do Emprego’ sem o artigo que previa a prevalência do negociado sobre o legislado

Acordo entre líderes possibilitou a aprovação da Medida Provisória 680/15 sem o artigo que acabaria de vez com todos os direitos trabalhistas previstos na CLT

Após intenso debate, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (13) e na quarta-feira (14) à noite o texto-base da Medida Provisória 680/15, que cria o irônico Programa de Proteção do Emprego (PPE), deixando de lado o polêmico artigo que trata da prevalência do negociado sobre o legislado.

Se este artigo fosse aprovado, todas convenções ou o acordos coletivos de trabalho prevaleceriam sobre a lei, o que faria cair por terra toda a legislação trabalhista conquistada há décadas.

O texto-base aprovado foi o parecer da comissão mista, de autoria do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), que sofreu alterações em sua redação original.

Segundo o texto, empresas em dificuldade financeira podem reduzir a remuneração e a jornada de trabalho de seus empregados em até 30%, contanto que os trabalhadores não sejam demitidos sem justa causa.

“A medida não resolve o problema do desemprego e acaba por colocar os trabalhadores e o movimento sindical à mercê de chantagem empresarial para que aceitem redução dos salários”, afirma Edson Carneiro Índio, Secretário-Geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.