Debate sobre “115 Anos da Fotografia Cubana”, na Regional Campinas do Unificados

Imagem: Comunicação da Intersindical
Compartilhe:

O Sindicato dos Químicos Unificados, o Observatório de Gestão Pública do Trabalhador, Globocine e TV Movimento promovem uma palestra com o fotógrafo cubano Mario Diaz (autor da imagem acima), que falará sobre os 115 anos da fotografia cubana, no dia 27/10 (terça-feira), a partir das 19h, na Regional Campinas do Unificados. Na sequência haverá um bate papo sobre arte, memória e política.

Mario Diaz também foi convidado a realizar uma série de retratos dos moradores de Campinas, que serão expostos nas janelas do Museu da Cidade e na Estação Cultura.

O evento é aberto e direcionado a todos os interessados em fotografia, comunicação, artes, história e informações a respeito de Cuba, com ingresso gratuito.

Mario Diaz

Mario Diaz foi fotógrafo oficial do Departamento de Fotografia do Ministério da Cultura de Cuba, entre os anos 1979 – 1985. De 1994 a 2000 foi Diretor da Fototeca de Cuba (Conselho Nacional de Artes Plásticas). Realizou exposições no Japão, França, Espanha, Inglaterra, EUA, Argentina e Brasil, entre outros. Participou de várias coletivas sobre fotografia cubana, e faz parte do livro “Cuba – 100 Años de Fotografia”, publicado na Espanha – Antologia da Fotografia Cubana de 1898 a 1998.

Entre as exposições ressalta-se “CUBA SI”, em 2005, na cidade de Tóquio, Japão, onde ministrou curso no Instituto Politécnico da Universidade de Tóquio. Fez uma exposição individual em 1988: “Mario Diaz: Fotografías imágenes y sonido”, no Museu de Arte de São Paulo (MASP); e realizou uma exposição individual na cidade de Salvador, Bahia. Em 2003 foi o curador da exposição “Gracias a la Vida” dedicada a seu amigo Alberto Korda, que foi exposta na Itália em 2004 e em outros países. Em 1983 Diaz recebeu o “Prêmio de Fotografia Contemporânea de Latino América e Caribe”.

Suas obras fazem parte de coleções privadas e de museus. No ano de 2007, em ação conjunta, pelo reconhecimento do mérito de sua trajetória artística, o Ministério de Cultura, o Ministério de Educação Superior e o Instituto Superior de Arte lhe outorgam o título de “Categoria Docente Especial de Profesor Consultante del Instituto Superior de Arte (ISA)”.

Fotografias feitas em Cuba por Mario Diaz

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
Pular para o conteúdo