Crefisa é condenada por cobrar juros abusivos de aposentada

A taxa contratada com a idosa chegou à 721,13% ao ano

A financeira Crefisa foi condenada a pagar R$ 8 mil, a título de danos morais, por cobrar juros abusivos de aposentada que solicitou um empréstimo. A decisão é do juiz de Direito substituto, Rogerio de Vidal Cunha, da 1ª vara Cível de Foz do Iguaçu/PR.

A aposentada alegou que a instituição financeira fixou juros abusivos de mais de 706% ao ano, afrontando o CDC. A idosa, então, pediu pela limitação dos juros à 3 vezes a taxa média do Bacen, com a repetição em dobro, além do pagamento de danos morais.

Ao analisar o caso, o juiz de Direito substituto Rogerio de Vidal Cunha endossou a conduta abusiva da financeira ao constatar que a taxa contratada equivale a 23,18 vezes a taxa média praticada pelo mercado financeiro em contratos similares.

“A nota de abusividade é evidente, e não decorre como equivocadamente tenta a ré em sua imensa contestação (que contesta até pedidos não formulados) de aplicação equivocada da calculadora do cidadão, não é equivoco da autora a taxa contratual praticada pela ré ser mais de vinte vezes acima da média.”

O juiz ainda determinou a devolução em dobro dos valores pagos a maior e condenou a financeira ao pagamento do valor requerido pela autora a título de danos morais, fixados em R$ 8 mil. Para o magistrado, “a conduta da requerida gerou em pessoa idosa um comprometimento anormal e desnecessário de sua única fonte de subsistência”.

Fonte: Migalhas.com.br

INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Siga-nos no INSTAGRAM
Inscreva-se aqui em nosso canal no YouTube

Mais antigos
Mais recentes Mais votados
ROBERTO RAMOS
5 anos atrás

Um completo desmando,parece,que tem gente ganhando com este tipo de emprestimo,absurdo. Os orgaos,não taxam juros padronizados,similar aos bancos publicos,os quais tem regras definidas.
Sou favoravel,que seja cassado os direitos da crefisa,pois sua principal atividade e cobrar juros abusivos
A soluçao e deixar de usa-los e passar a se organizar e usar recursos proprios

Paulo
4 anos atrás

Enquanto houver magistrados tão piedosos com os bancos e grandes empresas, nós, brasileiros, sempre estaremos à mercê dos golpes legalizados dessas máfias. R$8 mil? Se estivéssemos nos EUA, seriam US$8 milhões, e falando por baixo! Lá as penas são pesadas para que o mercado sempre se aperfeiçoes, aqui inventaram uma aberração de nome “evitar enriquecimento indevido” que soa até ofensiva.

Adelaide Maria de Souza Rabelo

Quero saber as noticias

Elisete
4 anos atrás