VITÓRIA DA SAÚDE: Câmara aprova Piso Nacional da Enfermagem

Nesta quarta-feira (04) o Piso Nacional da Enfermagem foi aprovado na Câmara dos Deputados por meio do PL 2564/20. Resultado de uma luta histórica da categoria, agora o projeto segue para sanção presidencial, onde a categoria deve travar mais uma batalha, tendo em vista o projeto negacionista e anti-trabalhadores que se apresenta no Governo Bolsonaro.

A Dirigentes do SindSaúde Santa Catarina, Enilda Mariano, Samilla Ribeiro e Angelita Guesser estiveram nesta quarta em Brasília fortalecendo e acompanhando de perto a luta dos trabalhadores da saúde no Congresso Nacional. “Sabemos que essa é uma etapa difícil, uma vez que ele já se posicionou contra a aprovação do Piso Nacional [da Enfermagem], por isso os trabalhadores precisam continuar fazendo pressão para que, de fato, ele sancione a nossa lei”, alertou Samila (assista ao vídeo).

Edileuza Fortuna, Diretora do SindSaúde-SC, destaca que “a aprovação do PL 2564 no dia de ontem é um momento importante e histórico para a enfermagem no Brasil, um reconhecimento para essa categoria de mulheres e homens que estiveram na linha de frente durante a pandemia de COVID-19, cuidando de outras pessoas com amor, deixando seus próprios familiares, para fazer esse enfrentamento”.

Ela lembra ainda que “perdemos milhares de companheiras e companheiros da enfermagem, mas agora vem o reconhecimento através de um piso, e agora será a luta para garantir a carga horária de 30 horas para a enfermagem. Com certeza será uma mudança significativa para a nossa categoria!”

Intersindical no 18° Congresso Sindical. Mundial, em Roma (Itália)
SindSaúde-SC na luta pelo Piso Nacional da Enfermagem
Edson Índio, Secretário Geral da Intersindical, no 1º de Maio em SP