Bancários se mobilizam em defesa dos direitos da categoria

Em mais um ato da Campanha Nacional 2015, bancários e bancárias foram às ruas na manhã desta sexta-feira, 21. De forma irreverente, por meio de esquetes teatrais, os bancários circularam por várias agências da Reta da Penha, em Vitória, para mobilizar a categoria na luta por mais direitos nesta Campanha.

Além de distribuição de panfletos com as principais reivindicações da categoria, a ação sindical também contou com banda musical. Dentro das agências, mais uma vez, os caititus colocaram a onça para correr nas encenações teatrais. Inspirada no ditado popular “Caititu fora da manada é comida de onça”, a Campanha Salarial 2015 traz os caititus como marca, uma alusão à necessária união dos trabalhadores para enfrentar os desafios das negociações com os banqueiros.

As rodadas com os bancos já iniciariam e na primeira reunião, realizada na quarta-feira, 19, a Fenabam se negou a garantir o emprego bancário. Por isso, na Campanha Nacional deste ano os bancários devem permanecer “Juntos e fortes para avançar nas conquistas”, como convoca o slogan local da Campanha.

“Temos um calendário de negociações nacional já definido e é importante que a categoria acompanhe as rodadas, por meio do nosso site ou da página do Facebook. Nossa data base é 1° de setembro e os bancos ainda não apresentaram nenhuma proposta. Devemos nos preparar para uma greve, possivelmente, longa para arrancar nossas reivindicações. Os atos continuam pelo interior para mobilizar os bancários para a luta”, enfatiza o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jessé Alvarenga.

Próximas ações

No dia 26 de agosto, acontecem três eventos simultâneos: em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Colatina. No Dia da Bancária e do Bancário, 28 de agosto, diretores do Sindicato estarão em Laranjeiras e Campo Grande.

Neste ano, a categoria reivindica reajuste de 16%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.325,37em julho), PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego, melhores condições de trabalho, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.

Fonte: Sindicato dos Bancários do Espírito Santo

Intersindical no #19JForaBolsonaro na Av. Paulista