Ato faz apelo por lockdown ao Governo de Santa Catarina

O SindSaúde/SC realizou, nesta quinta-feira (11), um ato em frente à Casa d’Agronômica, residência oficial do governador Carlos Moisés, pelo lockdown em Santa Catarina. A manifestação teve o apoio de profissionais da saúde, dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais. O estado tem atingido tristes recordes de contaminação e óbitos e chega no momento mais preocupante da pandemia, enquanto as medidas do governo do estado parecem cada vez mais cosméticas. O ato simbólico envolveu a entrega de um manifesto e um documento formalizando o pedido de audiência com o Governador em nome das entidades presentes, que foram entregues a um representante do gabinete do governador.

O SindSaúde/SC tem mobilizado profissionais da saúde em diversas unidades hospitalares para realizarem atos simbólicos em prol do lockdown, a fim de chamar a atenção do governo do estado para a ineficácia das atuais medidas de isolamento e a necessidade do fechamento temporário de todas as atividades não essenciais.

Os trabalhadores da saúde se encontram esgotados. A pandemia completa agora um ano e está em seu ponto mais grave. A demanda nas portas das unidades de saúde é imensa. Mais do que a omissão, o negacionismo da Secretaria de Estado da Saúde às medidas de controle, demonstram um descompromisso com esses profissionais e com a vida do povo catarinense. Neste momento da pandemia, a abertura de novos leitos não garante o atendimento em saúde para todo o povo catarinense.

O ato contou com representação de diversas entidades, entre elas, da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, do Sinte Regional Florianópolis, do Sintram de São José, do Sinasefe Seção Sindical IFSC, do Sindprevs e da Marcha Mundial de Mulheres. Quase 150 entidades assinavam o manifesto, o que demonstra a compreensão de várias categorias e movimentos de que, neste momento, o lockdown é a única medida possível de controle da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina.

Continuamos lutando pela vida de todos os catarinenses.
Não queremos morrer! Lockdown e vacina já.

FONTE: Sindsaúde-SC

Intersindical no 18° Congresso Sindical. Mundial, em Roma (Itália)
SindSaúde-SC na luta pelo Piso Nacional da Enfermagem
Edson Índio, Secretário Geral da Intersindical, no 1º de Maio em SP