Ampliar a Unidade pelos Direitos

A Intersindical Central da Classe Trabalhadora, desde sua fundação busca fazer todos os esforços pela unidade em defesa dos direitos, da soberania, das liberdades individuais e coletivas e pela democracia. Com a prática de Central autônoma, buscamos o caminho da unidade na luta contra todos os retrocessos, como o ajuste fiscal, o golpe de 2016, a reforma trabalhista, o teto de gastos, a reforma da previdência, as privatizações e o desmonte do Estado.

Diante da tragédia que tem sido o governo Bolsonaro, temos concentrado nossa denúncia do desemprego, carestia, fome, insegurança alimentar, na defesa do auxílio emergencial para toda população sem renda e das políticas públicas garantidas na Constituição. E diante das sucessivas ameaças do governo da extrema direita à democracia, temos atuado em todos os fóruns unitários do movimento para enfrentar o projeto autoritário e de destruição nacional de Bolsonaro.

Através da Campanha Fora Bolsonaro nos somamos aos esforços pela unidade com todas as forças dispostas a realizar uma grande manifestação pelo fora Bolsonaro para o dia 02 de outubro. Nessa próxima semana, entre os dias 14 e 16, concentrar esforços na mobilização contra a PEC 32, como orienta o Fórum de unidade das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público, articulado com as centrais e entidades do funcionalismo, onde estamos participando ativamente.

Não temos divergência com a possibilidade de se fazer atos unitários para pôr fim ao governo Bolsonaro, inclusive com setores de centro e mesmo com alguns setores da direita. Mas isso precisa ser construído, em debate com as organizações populares e a militância.

Com esse entendimento, a Intersindical Central da Classe Trabalhadora não participará as atividades do dia 12 de setembro, convocada inicialmente pelo MBL.

São Paulo, 11 de setembro de 2021
Direção Nacional da Intersindical