Alunos e professores se unem em protesto contra os desmandes de Alckmin

Imagem: Comunicação da Intersindical
Compartilhe:

INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora

Concentração será às 14h na Praça da República, no centro de São Paulo

A proposta do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de “reorganizar” o sistema educacional no estado, fechando escolas e separando totalmente os alunos das escolas estaduais por ciclo – fundamental I, fundamental II e médio – une professores e estudantes em defesa da educação pública nesta terça-feira (20), às 14h, na Praça da República, centro de São Paulo.

“O governo quer fechar escolas, enxugar a máquina, demitir professores, reduzir os temporários, sem priorizar o direito à educação de qualidade para milhões de crianças e jovens”, afirma Matheus Lima, da executiva da Apeoesp e da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

A possibilidade desta reorganização, segundo ele, pode vir a impulsionar um novo ciclo de municipalização do ensino e a implementação de escolas de tempo integral com regimes de trabalho diferentes das demais, onde o ensino é terceirizado para ONGs, OCIPS ou empresas privadas de ensino.

O projeto estadual de organizar as escolas em ciclos e desativar muitas unidades também inclui um plano de fechar principalmente aquelas localizadas em regiões mais valorizadas, abrindo caminho para que o governo Alckmin venda prédios e terrenos, sob o pretexto de fazer caixa, segundo a Apeoesp.

São Paulo tem hoje 5.108 escolas, das quais 1.443 são de ciclo único (fundamental I), outras 3.186 mantêm dois ciclos (fundamental II) e 479 têm três ciclos (médio). Essas últimas devem ser transformadas em ciclo único, assim como grande parte das de dois ciclos.

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam
Pular para o conteúdo