fbpx

1º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista

1º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista

O evento reúne diversas atividades voltadas para o modelo sustentável e ecológico e ainda promove plantio de 200 mudas

Nos dias 1 e 2 de dezembro, a Rede Livres Produtos do Bem, Associação de Agricultura Natural de Campinas e região, Sindicato dos Químicos Unificados e MST (Movimento dos Sem Terra), realizam o 1º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista, em Valinhos, no Cefol – Centro de Formação e Lazer dos Químicos Unificados.

O Festival valoriza a Agroecologia e Ecoturismo como modelos alimentar, econômico e cultural mais inclusivos, sustentáveis e ecologicamente corretos. Além de disponibilizar um espaço de formação, exposição e troca de conhecimento com as mesas de debate e oficinas.

O evento é direcionado a pequenos agricultores, estudantes, pesquisadores ou qualquer pessoa que esteja interessada nos temas Agroecologia e Ecoturismo. O valor da entrada é R$10 ao dia e dá acesso a todas as atrações.

Oficinas

Nos dois dias serão realizadas 9 oficinas dos mais variados temas.  Para participar é preciso fazer as inscrições previamente no site.

  • Abelhas sem ferrão
  • Agroecologia para iniciantes
  • Encontro Articulação Paulista de Agroecologia
  • Oficina Galinhas Felizes
  • Alimentação saudável
  • Construção de Polos de Ecoturismo
  • Formação de redes e mercados sociais
  • Comercialização na agricultura familiar
  • Cultivo de hortas
  • Oficina de Pães

Feira de produtores

A feira conta com a presença de 12 produtores que irão expor seus produtos. Oportunidade para trocar conhecimento e experiências com quem já trabalha com a agroecologia. Teremos ainda barracas servindo comida orgânica para o almoço e lanches.

Os convidados são: produtores da Feira Livres; produtores do Vale do Ribeira, do sul de Minas, Itapeva, Mogi das Cruzes, Cooper Natural RS – chopp orgânico e outros produtos; Federação Quilombola e Armazém do Campo.

Caminhadas Ecológicas e plantio de 200 mudas

As caminhadas serão acompanhadas por monitores. Elas serão feitas na Trilha da Cascavel e na Trilha da Figueira, que já estão sinalizadas na área verde do Cefol.  Ao longo dessas trilhas serão plantadas 200 mudas

Troca de Sementes Crioulas

O espaço de trocas de sementes crioulas valoriza a cultura do plantio limpo e tenta driblar o monopólio das multinacionais. Trocar sementes implica também em trocar saberes e formas de cultivo. Traga sua semente!

Atração cultural

Para descontrair ainda mais a prosa o Festival terá a presença do Pereira da Viola. Pereira da Viola é músico autodidata, o cantor e compositor se destaca por sua habilidade com o instrumento, mas também por uma belíssima voz. Conhecido em todo o Brasil, ele já lançou 5 discos e participou de 6 coletâneas/discos coletivos

O Festival conta também com o apoio da Unisol, Fetquim, Fundação Lauro Campos, Centro Organizativo dos Trabalhadores, Amater, Alvale, Aproarte e IFSP – Campinas.

Serviço

1º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista

Data:  1/12 – 09h às 20h     2/12 – 09h às 14h 

Entrada: R$10

Local: Cefol – Rodovia Dom Pedro I, Km 118, s/n – Dos Lopes, Valinhos – SP

Mídias:

site: http://festivalae.com.br/

Facebook: www.facebook.com/festivalae/

Instagram: @festivalae


CLIQUE E ACOMPANHE A INTERSINDICAL NAS REDES

ACHOU ESSA INFORMAÇÃO IMPORTANTE?Inscreva-se para receber nossas atualizações em seu e-mail

*

Top