Trabalhadores da Saneago provam que mobilização em massa gera grandes conquistas

A mobilização maciça da categoria garantiu aos trabalhadores da Saneago (Saneamento de Goiás) uma negociação inédita: reposição salarial de 9,83% conforme INPC/IBGE acumulado dos últimos 12 meses, 9,83% no auxílio creche, reajuste de 13,07% no vale alimentação, participação nos resultados, e abono de Natal de R$ 1500 em dinheiro, entre outras reivindicações.

“O envolvimento da categoria, na capital e no interior junto ao sindicato, resultou em uma negociação altamente positiva”, afirma João Maria de Oliveira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg).

A nova dinâmica na condução das investigações, segundo ele, garantiu uma participação mais ativa dos trabalhadores. “Mais de 30 assembleias regionais foram feitas para discutir a pauta de reivindicações. Toda a movimentação teve início em janeiro, apesar de a data-base ser em maio. Os trabalhadores foram ouvidos e se fizeram ouvir”, explica João Maria.

Confira abaixo as conquistas dos trabalhadores:

REPOSIÇÃO SALARIAL

Reposição de 9,83% conforme INPC/IBGE acumulado dos últimos 12 meses, a ser paga a partir de maio. A diferença será paga no dia 20 de junho em adiantamento salarial.

JORNADA DE TRABALHO

A empresa realizará estudos junto às superintendências para avaliar a implantação de turnos de 6 horas em atividades que possam trazer mais qualidade de vida ao empregado e maior produtividade. Serão apresentadas propostas à categoria no prazo de 60 dias a serem contados a partir da assinatura e encaminhamento do Acordo Coletivo de 2016 ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

FLEXIBILIZAÇÃO DO HORÁRIO

Com a implantação do ponto eletrônico haverá a flexibilização do horário de trabalho, conforme estabelece a IN 06.4000, publicada no dia 13 de junho de 2016 e disponível no Sistema de Gestão da Qualidade.

AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

Reajuste no valor do auxílio alimentação de acordo com Índice de Preços ao Consumidor da cidade de Goiânia para o Grupo Alimentação acumulado para os últimos 12 meses em abril de 2016 e divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, com o percentual de 13,07%.

O reajuste será concedido a partir da assinatura e encaminhamento do Acordo Coletivo de 2016 ao MTE, quando então serão pagas as diferenças retroativas a maio/2016.

A equipe da SUREH/G-GAP iniciou as tratativas para novo processo licitatório que contemplará a solicitação de benefícios de vale alimentação ou refeição, de acordo com a escolha do empregado, bem como a possibilidade de cartão adicional.

BONIFICAÇÃO NATALINA

Será concedido o bônus natalino em dezembro de 2016, em dinheiro, no valor de R$ 1.500,00.

PPR – PLANO PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS

O Saneago implantará o PPR no ano de 2016. Será distribuído aos empregados da empresa no mês de setembro de 2016 o resultado apurado no balanço dos dois primeiros trimestres do ano. A diferença relativa aos dois últimos semestres será acertada em abril de 2017.

Nos anos posteriores a participação nos resultados será paga nos meses de abril.

ANIVERSÁRIO

A SANEAGO permitirá ao empregado escolher qualquer dia do ano para gozar o dia de folga em razão do aniversário, desde que em comum acordo com o superior hierárquico.

LICENÇA PATERNIDADE

A Saneago se comprometeu a atender a solicitação nos termos que estabelece a Lei 13.257 sancionada em 08 de março de 2016, a partir da assinatura e encaminhamento do Acordo Coletivo de 2016 ao MTE.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO / AUXÍLIO CRECHE

A empresa vai aplicar o reajuste de 9,83%, conforme INPC/IBGE acumulado dos últimos 12 meses a partir do mês de setembro/2016. Outra mudança foi a  extensão do benefício do auxílio educação/creche até o mês de dezembro do ano em que o dependente do beneficiário completar 10 anos ( e não mais com 8 anos, como era antes).

Para ter acesso ao benefício os empregados que tiverem dependentes em idade escolar de ensino fundamental (a partir de 6 anos), conforme Lei 11.274/06 e resoluções nº 1 e 6 de 2010, que definem diretrizes operacionais para matrícula na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, deverão apresentar boletim escolar da criança confirmando aprovação na série cursada no ano letivo anterior.

INCENTIVO INTELECTUAL/ POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO

A empresa irá formar um Grupo de Trabalho, com participação do sindicato da categoria e entidades representativas, através de Resolução de Diretoria no prazo de 15 dias a serem contados a partir da assinatura e encaminhamento do Acordo Coletivo de 2016 ao MTE, para reescrever a política de incentivo intelectual. O grupo de trabalho terá prazo de 60 dias para apresentar propostas para a nova política de incentivo intelectual para a empresa.

PLANO DE CARREIRA GERENCIAL

A Saneago  implantará o Plano de Carreira Gerencial no prazo de 60 dias a serem contados a partir da assinatura e encaminhamento do Acordo Coletivo de 2016 ao MTE.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Em comum acordo com o sindicato da categoria, a SANEAGO concederá reajuste de 1,1% na tabela salarial a partir de 11/2016, aos empregados que estão sob o regime do RACCS, em razão do parágrafo segundo do art. 78.

A concessão do reajuste representará a quitação de quaisquer pendências relacionadas ao art. 78 do RACCS em anos anteriores.

Com relação à avaliação de desempenho a SUREH encontra-se na fase de Classificarão Competências Comportamentais por parte dos gestores. Em agosto de 2016 acontecerá a avaliação de competências e responsabilidades e em agosto de 2017 a avaliação de desempenho com foco em competências.

A Avaliação de Desempenho será aplicada aos empregados sob o regime do RACCS e PCCR.

Em caso de não cumprimento dos prazos de implantação da Avaliação de Desempenho a SANEAGO fará acordo com o sindicato da categoria para definição de compensação aos empregados.

TRANSPORTE

Reconhecendo o problema do transporte coletivo no entorno de Brasília a SANEAGO se compromete a realizar estudos para resolver a situação. Em caráter emergencial a SUREH está viabilizando alternativa para atender a demanda, apresentando respostas ainda no mês de junho de 2016, até que se encontre uma solução definitiva para o caso.

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

A SANEAGO irá alterar a Instrução normativa que trata do tema estabelecendo regras para aceitação do atestado de acompanhamento e determinando que Serviço Social da SUREH realize acompanhamento dos casos apresentados.

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE

A empresa especializada, contratada para realizar perícia nos benefícios atualmente concedidos e mapear os ambientes periculosos e insalubres,  contará com a participação do STIUEG no processo.

PCS / PCCR

A SANEAGO apresentará estudo para revisão do PCCR no intuito de constatar possível perda na possibilidade de progressão na carreira dos empregados que migraram do RACCS, atendendo a demanda apresentada pelo sindicato da categoria e apresentará parecer para a Diretoria Colegiada da SANEAGO no prazo de 60 dias.

ASSÉDIO MORAL

A SANEAGO implementará política de combate permanente ao Assédio Moral no ambiente de trabalho, nos casos onde se comprovar a prática, a empresa assegurará acompanhamento e tratamento das vitimas. Além de garantir que serão devidamente apuradas quaisquer denúncias sobre o tema.

DIÁRIAS

A SANEAGO irá apresentar no prazo de 60 dias proposta para que a utilização do cartão corporativo possa gerar bônus para o empregado.

TRATAMENTO DE SAÚDE

A empresa disponibilizará, através da assistência social, o acompanhamento aos seus empregados que por motivo de doença chegam á capital em tratamento e tem dificuldade de mobilidade física ou por desconhecimento.