Nota de pesar ao falecimento de Antonio Perez Vergara ‘Índio’

Imagem: Comunicação da Intersindical

A INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora lamenta profundamente o falecimento de Antonio Perez Vergara, conhecido como Índio.

Nascido em Dourados (MS), na Reserva Indígena Guarani-Kaiowá, era um grande lutador dos movimentos sociais, especialmente na luta pela terra. Era presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Costa Rica/MS e dirigente de várias associações de assentados rurais de municípios como Paraíso das Águas, Alcinópolis e Camapuã.

Também era membro da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e sua luta repercutia em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Enfrentava o poder econômico dos latifundiários na luta pela terra e nos processos políticos eleitorais, representado a classe trabalhadora. Neste contexto, disputou as eleições para a prefeitura de Costa Rica no pleito de 2012.

Participou do congresso de fundação da INTERSINDICAL, era membro do diretório municipal do PSOL de Costa Rica e do diretório Regional do PSOL-MS.

Após uma tensa audiência realizada no Fórum do município de Chapadão do Sul, em que fez a defesa das famílias do assentamento Mateira, Índio passou mal, foi internado e veio à falecer em Campo Grande, vítima de problemas cardíacos e renais agravados por um quadro de pancreatite. Ele foi casado quatro vezes, deixa três filhos e a esposa.

Seu legado de mais de quatro décadas de lutas é extenso e servirá como subsídio para as lutas que virão.

Na luta pela terra e pelos povos, Índio viverá eternamente.

Acha esse conteúdo importante? Entre em nosso grupo de WhatsApp ou inscreva-se para receber nossa Newsletter

Comente esta publicação

Acompanhar a discussão
INTERSINDICAL Central da Classe Trabalhadora | 2024 Sede Nacional: Rua Riachuelo, 122 - CEP: 01007-000 | Praça da Sé - São Paulo - SP | Fone: +55 11 3105-5510 | E-mail: [email protected] Sindicatos e movimentos sociais. Permitida a reprodução dos conteúdos do site, desde que citada a fonte. Esse site é protegido por reCAPTCHA. Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam