Mulheres debatem questões de gênero no Cefol

Imagem: Comunicação da Intersindical

95 mulheres participaram ontem (13) do primeiro de uma série de encontros que o Coletivo de Mulheres do Sindicato Químicos Unificados organizou para as trabalhadoras químicas nas regionais de Campinas, Osasco e Vinhedo, e demais convidadas, no Centro de Formação e Lazer (Cefol) da Regional Campinas. No próximo domingo (20), esta mesma atividade se realizará no Cefol da Regional Osasco, com início às 9 horas.

Curta aborda realidade, com humor

A exibição do curta-metragem “Acorda Raimundo… Acorda! ”, de 1990, dirigido por Alfredo Alves, serviu como ponto de partida para as discussões sobre o tema, propostas pela socióloga Marcela Moreira (foto acima). O filme mostra com humor como os papéis desempenhados por homens e mulheres são construídos socialmente.

As trabalhadoras no Encontro falaram sobre a opressão cotidiana sofrida pelas mulheres, que vai desde o não reconhecimento e valorização das atividades desempenhadas até a casos de violência e feminicídio.

As participantes aprovaram a proposta apresentada pelo Coletivo de Mulheres do Unificados de realizar esta mesma atividade com a presença de companheiros, irmãos, pais e amigos.

Os próximos  encontros regionais irão discutir outros temas como “O direito ao corpo” e “A mulher no trabalho”, preparando as trabalhadoras para um Encontro de Base de Mulheres. Essas ações do Coletivo de Mulheres são resultado dos encaminhamentos aprovados no 6º Congresso dos Químicos Unificados, realizado em junho deste ano.

Domingo (20/09) no Cefol Osasco

O Encontro de Mulheres da Base será realizado no Cefol da Regional Osasco, no domingo (20/09). Para participar, basta entrar em contato com dirigentes sindicais do Unificados. A coordenação dos trabalhos será da socióloga Marcela Moreira.

Químicos Unif 013_01

Químicos Unif 013_03

Químicos Unif 013_02_3

Químicos Unif 013_06