Intersindical participa de lançamento do Fórum de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social em Brasília

Intersindical participa de Fórum de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social

Em reunião realizada no último dia 24, convocada pelo procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, foi criado o Fórum Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social. A iniciativa visa promover uma ampla articulação social em torno das propostas legislativas que desmontam os direitos trabalhistas e previdenciários dos brasileiros sem a devida discussão com toda a sociedade.

Para o procurador-geral do Trabalho, o argumento de que a flexibilização das leis trabalhistas incentivaria a criação de empregos é falso. “Todas essas propostas já existiam antes da crise econômica. Nenhuma proposta é 100% inovadora.

Quando o Brasil surfava em uma situação altamente favorável, essas propostas já existiam e eram defendidas pelos mesmos grupos econômicos e políticos. Esse argumento cai por terra a partir do momento em que essas propostas idênticas foram apresentadas quando o Brasil tinha uma economia pujante”, argumentou Ronaldo Fleury.

Alexandre Caso, que representou a Intersindical no encontro, ressaltou a importância da unidade entre as centrais. “Temos que somar forças para enfrentarmos o desmonte já anunciado da Previdência e das relações de trabalho ao lado dos movimentos sociais e ampliar o debate para a sociedade em geral”.

Também presente na reunião, o diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poshe, disse que  da tendência de aumento do desemprego contida nas propostas do governo Temer “ algumas delas, inclusive, conflitam com as normas internacionais do trabalho, como a do negociado sobre o legislado, que não são compatíveis com convenções assinadas pelo Brasil.”

Na ocasião foi assinada a Carta em Defesa dos Direitos Sociais (leia aqui), integrada por entidades, entre elas, a Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

Segundo o texto, no momento de crise por que passa o Brasil, os direitos sociais, incluídos aí os direitos trabalhistas, são relevantes instrumentos para a criação e a distribuição de riquezas de forma mais equânime para toda a sociedade.

O texto assinado pelas entidades destaca ainda a necessidade de se fortalecer a atuação da Auditoria Fiscal do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Justiça do Trabalho no combate às irregularidades trabalhistas.

Clique aqui e leia a Carta em Defesa dos Direitos Sociais

Assinam o MPT e as seguintes entidades:

1.    Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho

22.    Anamatra

23.    Fórum Brasileiro Contra a Terceirização

24.    Sinait

25.    Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL/FENTEC)

26.    CSB

27.    Associação Latino-americana dos juízes do Trabalho

28.    FST

29.    Nest

Foto: Dimmy Falcão/MPT