Frente de Resistência Urbana realiza atos em 11 estados pelo lançamento do Minha Casa Minha Vida 3

INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora

Entidades denunciam política habitacional que não ataca a intensa especulação imobiliária e  exigem o cumprimento  do Estatuto das Cidades

A Frente de Resistência Urbana, composta pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Movimento de Luta Popular (MLP), Fórum das Ocupações de Uberlândia e Brigadas Populares, realiza hoje atos pela moradia em 11 estados brasileiros. Em São Paulo, a jornada terá início às 14h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.

As ações pelo país incluem o bloqueio de avenidas e rodovias e ocupações de órgãos públicos. Vão ocorrer atos no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Brasília, Roraima, Goiás, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Os movimentos de moradia cobram o lançamento Minha Casa, Minha Vida 3 e a efetivação dos instrumentos de regulação urbana existentes no Estatuto das Cidades, como IPTU progressivo e parcelamento de imóveis abandonados.

“Há uma grande contradição colocada no espaço urbano brasileiro: muita casa sem gente, muita gente sem casa. São 5,9 milhões de domicílios vagos, enquanto o déficit habitacional é estimado em 6,9 milhões de moradias”, defendem os movimentos em nota.

Ontem, a presidenta Dilma Rousseff, anunciou para o dia 10 de setembro o lançamento do Minha Casa Minha Vida 3, sem mais detalhes.  “Ela colocou no Twitter, mas a gente quer um compromisso sólido, mais público. Não se sabe quais praças contempladas, quais regras, nem como vai ser”, afirma Nathalia Szermeta, do MTST em São Paulo.